sábado, 22 de junho de 2013

Conferência de Bretton Woods e paridade ouro-dólar

Apresente à turma o processo que elegeu o dólar como moeda de referência internacional. Relembre como as duas Guerras Mundiais aumentaram a influência dos Estados Unidos



Objetivo
- Compreender como o dólar americano foi escolhido como padrão de comparação para outras moedas.


Conteúdos
- História Contemporânea
- Economia

Anos                                      - Ensino Médio

Tempo estimado                 - Uma aula

Materiais necessários
- Cópias da entrevista "A armadilha do crescimento baixo" (Veja, 2326, 19 de junho de 2013)

Leia mais
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula comentando com os alunos que as moedas utilizadas em cada país também são mercadorias e, por isso, possuem valores diferentes. Pergunte, então, qual eles acreditam ser mais importante. É esperado que muitos citem o dólar como resposta. Questione se eles conhecem os motivos dessa moeda ser tão conhecida e importante.
Explique para a turma que a economia dos Estados Unidos cresceu muito no decorrer do século 19 e assumiu posição de liderança no início do século 20, especialmente em função da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Como os conflitos foram travados na Europa, a produção desse continente se viu fragilizada, favorecendo os negócios americanos. Comandando as relações comerciais, o país estendeu sua influência pela América e, sem seguida, pelo mundo.
No início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos já eram uma superpotência mundial. Nos anos finais do conflito e no início do pós-guerra, foram criadas regras de referência mundial para as décadas seguintes. Uma delas foi a adoção do dólar como parâmetro de comparação com outras moedas.

2ª etapa
Pergunte aos estudantes se eles já ouviram falar da Conferência de Bretton Woods e como eles acham que este evento influencia nossa vida atual. Anote as respostas no quadro. Em seguida, conte que se tratou de um evento realizado em julho de 1944 na cidade americana que dá nome à conferência. Cite as respostas dadas pelos alunos sempre que possível.
Conte a eles que a reunião teve representantes de 45 nações, que se encontraram para acertar uma série de disposições sobre a economia mundial. O acordo firmado na data previa a criação de instituições financeiras encarregadas do suporte do modelo econômico que estava sendo criado, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), que funcionam até hoje. Além disso, foi nessa ocasião que o dólar foi definido como a moeda que serviria de comparação para as diferentes economias. Essas medidas deram mais poder aos Estados Unidos, tornando-o uma referência econômica ainda maior. Assim, o país aumentou sua influência sobre o mundo, rivalizando seu sistema capitalista com o modelo socialista proposto pela União Soviética.

3ª etapa
Ainda tratando da Conferência de Bretton Woods, foque no destacado valor do dólar na economia internacional. Na ocasião, adotou-se uma correspondência entre a moeda e o ouro: 35 dólares eram equivalentes a 31,1 gramas de ouro (uma onça, na medida norte-americana). A determinação garantia que qualquer indivíduo, instituição financeira, empresa ou banco poderia trocar as notas de dólares que possuísse pelo correspondente em ouro. Assim, o dólar consolidou-se como moeda mundial.
Pergunte à turma quais as implicações dessa decisão no mundo e a estimule a pensar sobre a influência dessa decisão em seu cotidiano. Diga aos alunos que as medidas tomadas na conferência tinham o objetivo de reconstruir o capitalismo após a Segunda Guerra, deixando muito clara a predominância dos Estados Unidos, de maneira que a sobrevivência de modelos alternativos, como o socialismo soviético, tornou-se praticamente impossível.
No final dos anos 60, com a recuperação econômica da Alemanha e do Japão e os crescentes gastos americanos com outras guerras e a corrida espacial, a economia norte-americana deu sinais de crise. O então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon reagiu a isso revogando a paridade ouro-dólar em agosto de 1971. Assim, a moeda deixou de ser a garantia de valor. A medida revelou-se um sucesso, dando ainda mais credibilidade ao dólar, que permanece até hoje como referência no mercado financeiro internacional.

4ª etapa
Nesta etapa, mostre aos alunos como a importância do dólar estabelecida na Conferência de Bretton Woods é presente na nossa vida diária. Explique que a atual moeda brasileira, o real, foi criada em 1994 com o objetivo de reestruturar nossa economia, que passava por muita desvalorização e altas taxas de inflação, um aumento generalizado do preço dos produtos. Desde sua criação, conseguimos maior estabilidade econômica. Em alguns momentos, real e dólares tiveram o mesmo valor.
Leia então com a turma a entrevista de Veja com Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central. Nesta matéria, o economista afirma que o aumento do preço do dólar é um dos riscos que nossa economia enfrenta, pois quanto maior a diferença entre a moeda nacional e a estrangeira, maior o prejuízo para nossa economia interna. Recentemente, o Brasil tem vivenciado um aumento da inflação e a valorização da moeda norte-americana pode ampliar mais ainda esta situação. Apesar de não estarmos nem próximos dos altíssimos índices registrados antes do Plano Real, é necessário prestar atenção a esse fenômeno.

Avaliação
Peça aos alunos que façam um resumo descrevendo a criação do padrão ouro-dólar e suas implicações. Verifique se eles compreenderam a relevância da moeda dos Estados Unidos para a história a partir da segunda metade do século 20. Para a aula seguinte, solicite um texto relacionando conceitos como o valor do dólar e a inflação com o conteúdo da aula. Para tanto, eles precisarão pesquisar na internet e outros meios informações sobre eles.

Antonio Gasparetto Júnior
Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora


Um comentário:

  1. Muito bom, mas poderia mudar a cor. Este verde não deixa ler direito... Como falo para enviar materias?

    ResponderExcluir