sábado, 22 de junho de 2013

O papel dos hormônios no corpo humano

Apresente o sistema endócrino - que produz os hormônios - à turma. E indique sua importância para o funcionamento do organismo


Objetivos
- Entender o sistema endócrino
- Diferenciar glândulas endócrinas de exócrinas
- Associar os principais hormônios às glândulas que os produzem e identificar suas funções nos órgãos sobre os quais atuam
- Identificar as principais doenças associadas ao excesso ou à falta dos principais hormônios que atuam no corpo humano.

Conteúdos
- Fisiologia Humana
- Sistema Endócrino ( ou Hormonal)

Tempo estimado            Três aulas

Materiais necessários      
- Computadores com acesso à internet
- Cópias da reportagem "Esperança para o Diabetes" (Veja, 2325, 12 de junho de 2013) 
- Projetor de imagens


Introdução
A reportagem "Esperança para o Diabetes" (Veja, 2325, 12 de junho de 2013) instiga a curiosidade sobre o sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios. Vale destacar que seu bom funcionamento é fundamental para a saúde do corpo humano. Para tratar do tema com seus alunos, associe as principais glândulas endócrinas com os hormônios produzidos e mostre como a quantidade (excesso ou falta) pode estar associada a doenças metabólicas famosas como, por exemplo, o Diabetes.

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Desenvolvimento 
1 ª etapa 
Pergunte para a classe o que eles sabem sobre sistema endócrino. Indague: o que determina que tenhamos um ciclo diário de sono? O que define o momento certo de um bebê vir ao mundo? Como é estabelecida a produção de leite materno? O que determina a passagem pelas etapas: infância, adolescência, fase adulta e velhice? Ouça as respostas da classe e anote no quadro.

2 ª etapa 
Logo depois, explique à turma que o sistema endócrino não age sozinho. Todas as funções e atividades do corpo humano são controladas e reguladas de maneira integrada, inclusive com o sistema nervoso. 
Conte que o sistema endócrino é o sistema do corpo humano responsável pela produção dos hormônios e é formado por glândulas que recebem o nome de endócrinas. Mas por que são assim chamadas? Você, professor, pode aproveitar o momento para fazer a diferenciação entre as glândulas endócrinas e exócrinas. Utilize o quadro para construir essa diferenciação junto com a classe. 
As glândulas endócrinas secretam substâncias denominadas de hormônios, que são lançados diretamente na corrente sanguínea. Ao contrário das glândulas exócrinas, que possuem canais que lançam as secreções para fora do corpo como, por exemplo, as glândulas sebáceas, sudoríparas, mamárias e lacrimais. Ou, ainda, para a parte interna de cavidades corporais como fazem as glândulas salivares. Explique que além desses dois tipos de glândulas, existem também as chamadas glândulas anfícrinas ou mistas, que têm ambas as funções (endócrinas e exócrinas). Esse é o caso do pâncreas. O pâncreas tem como função endócrina a produção de hormônios - insulina e glucagon. E como função exócrina, secretar enzimas digestivas no duodeno.

3 ª etapa
Agora, assista com os alunos o vídeo "Atlas do corpo humano - glândulas e hormônios":

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ntDcJ7FiBqk

Depois, ressalte que os hormônios são substâncias químicas e agem como mensageiros, levando informações entre as células. São produzidos por glândulas endócrinas ou por neurônios especializados e funcionam como reguladores da reprodução, do crescimento, do desenvolvimento, do metabolismo e das funções de muitos tecidos. Para a etapa seguinte, peça aos estudantes que pesquisem quais são as principais glândulas endócrinas do corpo humano. Eles deverão compartilhar o que encontraram com o resto do grupo. 

4 ª etapa
Projete a imagem que ilustra este plano de aula (acima, logo abaixo do título desta sequência didática). Na falta de um projetor de imagens, você pode imprimir uma figura para cada aluno ou até reproduzir o desenho no quadro. 
Peça que os estudantes compartilhem o que pesquisaram. Conforme o que os adolescentes trouxerem, vá identificando na imagem as principais glândulas endócrinas e os hormônios que elas produzem. 
Vale lembrar que são as seguintes glândulas: glândula pineal, hipófise ou glândula pituitária, glândula tireóide, glândula paratireóide, timo, glândulas supra-renais, pâncreas e gônadas (ovários e testículos).
A glândula pineal está situada perto do centro do cérebro e tem como principal hormônio a melatonina, responsável pela regulagem do sono. Um pouco abaixo da glândula pineal está o hipotálamo, que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino e é indispensável para o controle da secreção de hormônios da hipófise. Por sua vez, a hipófise fica abaixo do hipotálamo. Ela apresenta duas partes, uma anterior, chamada de adenohipófise e uma posterior, chamada de neurohipófise. 
A hipófise é considerada a glândula-mestre do corpo humano porque produz muitos hormônios que influenciam e estimulam outras glândulas. Como alguns dos hormônios produzidos por esta glândula destaque o hormônio do crescimento (GH) - que estimula o crescimento e a reprodução celular - e o hormônio antidiurético (ADH), que possibilita ao corpo economizar água durante a excreção. 
Descendo para o pescoço, em frente à traquéia, está a tireóide. Essa glândula é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 (tiroxina e triiodotironina, respectivamente), os quais regulam a taxa metabólica. Somado a esses, tem-se ainda, o hormônio calcitonina, que aumenta a fixação do cálcio pelos ossos. 
Fale também sobre as glândulas paratireoides, que estão próximas da tireóide, mas exercem funções totalmente independentes. O hormônio produzido é o paratormônio (PTH), que atua nos rins, ossos e intestino, regulando a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. 
Inferiormente a glândula tireóide, temos o timo, responsável pela produção do hormônio timosina, o qual não só promove, mas também mantém a maturação dos linfócitos t. Um pouco mais abaixo, acima dos rins, temos as glândulas suprarrenais, duas glândulas que produzem o hormônio adrenalina, muito utilizado em situações de stress. A próxima glândula é o pâncreas, responsável pela produção de dois hormônios importantíssimos - a insulina e o glucagon, ambos regulam as taxas de glicose no sangue.
Por fim, temos as glândulas sexuais - os ovários, que produzem os hormônios estrogênio e progesterona e os testículos, que produzem a testosterona. Ambos são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise. 
Depois dessa viagem pelas glândulas no corpo humano e os principais hormônios, ressalte para a turma a importância dos hormônios no funcionamento do nosso corpo. Deixe claro que quando o equilíbrio hormonal é rompido, seja pela ausência ou pelo excesso de hormônios, uma série de doenças podem surgir.

5 ª etapa
Nesta etapa, distribua cópias da reportagem "Esperança para o Diabetes" publicada em Veja. Se preferir projete a reportagem aos alunos. Aproveite o texto para introduzir algumas das doenças metabólicas associadas ao excesso ou a falta de hormônios no organismo. 

6 ª etapa
Em seguida, converse com a classe sobre o diabetes. Pergunte se eles conhecem alguém que tenha a doença. Ela se caracteriza pela ausência ou deficiência na produção da insulina. A reportagem de Veja traz uma promissora notícia para as pessoas que sofrem dessa mal: a descoberta do hormônio betatrofina, que sinaliza com a hipótese de cura da doença. 
Construa no quadro, junto com a classe, uma lista das principais doenças metabólicas associadas aos hormônios estudados:



Avaliação
Retome as perguntas formuladas na primeira etapa. Agora o desafio dos estudantes deve ser responder as mesmas questões explicando quais hormônios interferem em cada uma das situações. Ao avaliar, considere a realização da pesquisa solicitada sobre as principais glândulas endócrinas, a participação e o envolvimento dos alunos em sala de aula.

Micheli Bordoli Amestoy
Bióloga, pesquisadora do Observatório de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)


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