Quem sou eu

Uma Unidade Escolar que visa o bem estar de todos os cidadãos da sua comunidade.

COLÉGIO ESTADUAL MARIA EMÍLIA AMARAL FONTOURA

UM POUCO DA HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA


quase seis décadas, surgia o Maria Emília, uma escola sem nome, conhecida apenas por um número e a Comunidade a chamava de Escola dos Eucaliptos, por ser esta rodeada de eucaliptos.
Em 21 de novembro de 1953 através do Decreto n° 4581, passou a ser chamada de Escola Típica Rural Maria Emília Amaral Fontoura, em homenagem a Professora Maria Emília Amaral Fontoura, que foi uma das mais destacadas pioneiras da Educação Rural no Brasil, tendo seu nome justamente celebrado em todo o país, não só por suas altas qualidades intelectuais e morais. Suas realizações, se conta a organização  das Escolas Típicas Rurais, do Distrito Federal, instituições destinadas a cooperar na obra da melhoria das condições de vida da família e da Comunidade, na Zona Rural. O Estado do Rio também se beneficiou das atividades da ilustre educadora, através do apoio desinteressado e constante que lhe mereceram as Escolas Típicas Rurais instaladas no território fluminense. Ao cultuar a memória de tão distinta professora, o Estado homenageia o próprio magistério.
A Escola foi denominada Típica Rural por estar situada numa Zona Rural, os professores residiam na escola e algumas das salas de aula serviam de dormitórios. Nesta época funcionava o Ensino Primário, e a Escola funcionava em três turnos. Alunos e professores cultivavam a terra e plantavam batata e aipim que eram levados para uma feira em Miguel Couto onde eram vendidos. A Escola possuía um aspecto de casa, com cinco salas de aula, uma pequena secretaria, cozinha, dois banheiros para alunos e uma varanda que servia de refeitório. Depois vieram as seguintes denominações Grupo Escolar Maria Emília Amaral Fontoura e E. E. Maria Emília Amaral Fontoura.
O Maria Emília teve as seguintes diretoras: Nice Quina da Silva Bernardes foi diretora até 1966; de 1967 a 1986 foi Nair de Castro Pavan, sendo substituída por Tania Ribeiro Spiessberg no período de licença especial e a atual diretora é Maria da Glória Simões da Silva que está no cargo desde 1986 .
Em 12 de novembro de 1982 foi inaugurada a escola nova, com uma estrutura bem moderna e confortável. A Escola nova surgiu através do pedido de um pai de aluno, o Sr. Raimundo Sabino Gomes, em um programa de TV. (Aqui e Agora). Em 1984 foi implantado o Ensino de 5ª a 8ª séries oriundos da E. E. Jardim Marlice.
Funcionamos um bom período com o 1º Grau completo procurando dar um ensino de qualidade aos nossos alunos. Em 1998 passamos a funcionar em dois turnos, e em 1999 conseguimos realizar um grande sonho de toda a Comunidade com a implantação do nosso Ensino dio. Começamos com duas turmas e em 2013 já estamos com dez turmas. Em quase sessenta anos, crescemos em todos os aspectos; porém, procuramos manter a mesma qualidade e disciplina que tínhamos no início e que é a característica de nossa escola como foi colocado pelos responsáveis de nossos alunos, muitos dos quais, foram nossos alunos e por isso matricularam seus filhos em nossa Escola para que tivessem a mesma educação.



2 comentários:

  1. Gostei do Blog. Ainda não tinha acessado.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu estudei nessa escola entre 1974 a 1978,eu fui muito feliz nessa escola sou da época da diretora Nair.
    Me sentia em casa.
    Gostaria de rever os colegas da época.

    ResponderExcluir