sexta-feira, 5 de setembro de 2014

É possível exercitar o cérebro?

Objetivo(s)
Identificar as principais características do sistema nervoso bem como suas funções vitais
Associar estrutura e função dos componentes do sistema nervoso com o modo como adquirimos e armazenamos informações
Conteúdo(s) 
Funcionamento do sistema nervoso
Aspectos da biologia humana
Funções vitais do organismo humano

Ano(s)

Tempo estimado                Quatro aulas

Material necessário
·               Computadores com acesso à internet
·               Cópias da reportagem "A universidade do futuro", (VEJA 2360, 3 de abril de 2013)
·               Projetor de imagens.
·               Cópias da reportagem "E se a gente usasse 100% do cérebro?", publicada no site da revista Superinteressante.

Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
A reportagem "A universidade do futuro", publicada em VEJA, convida-nos a partir da entrevista do neurocientista Stephen Kosslyn a estudar um pouco mais sobre o sistema nervoso e a reportagem "Enxergar o futuro" traz novas pesquisas sobre a capacidade de nosso cérebro de prever movimentos através da leitura da linguagem corporal. Aproveite esses planos de aula para trabalhar a fisiologia humana, bem como traçar as relações entre as estruturas e suas funções, além de destacar as características mais importantes desse sistema.
Inicie a aula investigando o que os alunos sabem sobre sistema nervoso e as aplicações da Neurociência. Converse com a turma e, durante essa conversa, lance perguntas do tipo: é possível exercitar o cérebro? O que garante um aprendizado maior: refletir ou repetir? Qual a importância da imaginação? Diga à classe que o sistema nervoso é o sistema responsável por controlar a maioria das funções do nosso corpo. Assim, esse sistema é a chave integradora entre o organismo e o ambiente. Os neurônios, unidade funcional desse sistema, comunicam-se por meio de sinapses e por eles são propagados impulsos nervosos.

Pergunte a turma se a direção da transmissão do impulso nervoso influencia o processo. Caso eles não saibam, explique para eles que sim. Esse é o momento de explicar em detalhes o que é o neurônio. Ele é constituído por 3 partes: dendrito, corpo celular e axônio. Porém, a transmissão do impulso só se realiza no sentido dendrito - axônio. Através dos circuitos neurais, o nosso corpo consegue produzir respostas que podem caracterizar comportamentos fixos e invariantes como, por exemplo, os nossos reflexos ou a produção de comportamentos variáveis.
É comprovado que os organismos que possuem sistema nervoso são capazes de alterar comportamentos em resposta a experiências já vivenciadas. Comece a dirigir alguns questionamentos mais específicos, e vá anotando essas perguntas na lousa. Pergunte como aprendemos o que é certo ou errado e como se dá o aprendizado em nosso cérebro. Além disso, peça para os alunos identificarem na reportagem "Enxergar o futuro" exemplos de reações dos atletas a movimentos de seus oponentes. Essas questões devem ser o pontapé inicial para discutir o tema, portanto, elas não precisam ser necessariamente respondidas nessa etapa da aula - esse momento servirá muito mais para constatar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto.

2ª etapa
Inicie a aula distribuindo as cópias da reportagem "A universidade do futuro" para os alunos, orientando-os a realizar uma leitura individual.  Peça que eles destaquem trechos significativos da entrevista, além dos termos que eles não conhecem.
Uma vez feita a leitura, organize a turma em um círculo e peça que eles façam suas considerações, expondo o que acharam do texto, quais são suas principais dúvidas e quais foram as informações mais relevantes. Explicite, nesse momento, a necessidade de compreender o funcionamento do cerébro para entender completamente o conteúdo da entrevista.
Em seguida, retome as perguntas da primeira etapa. Diga aos alunos que por meio de uma propriedade chamada de plasticidade cerebral o sistema nervoso consegue fazer alterações comportamentais em função de conhecimentos passados. Isso é chamado de aprendizado. Assim, os neurônios não só são capazes de interpretar, armazenar e emitir respostas a estímulos como também são capazes de, a partir de novas informações, provocar rearranjos em suas conexões sinápticas, resultando em novas aprendizagens. Ou seja, quanto mais exercitamos o nosso cérebro, mais circuitos neurais são formados, ocorrendo assim uma reconfiguração dendrítica e a alteração da atividade sináptica de um circuito neural. É essa alteração constante que permite que possamos ter novas habilidades (sejam elas emocionais, cognitivas ou motoras) e aperfeiçoar as habilidades existentes. Com certeza, refletir é melhor do que apenas repetir. Isso porque quando refletimos sobre determinado assunto mais chances teremos de lembrar sobre isso, porque a reflexão vai desencadear associações mentais entre o novo assunto e os que já existem. Ao contrário de apenas repetir várias vezes determinada fórmula ou assunto, assim o cérebro não cria conexões e dificilmente esse assunto será lembrado no futuro. A imaginação pode ser muito importante ao elucidar questões do cérebro, como déficits mentais e ajudar no ensino escolar.
Distribua cópias da reportagem "E se a gente usasse 100% do cérebro?" para a turma, orientando a leitura em casa como atividade complementar.

3ª etapa
Inicie a aula conversando com a turma sobre as divisões do Sistema Nervoso. Diga aos alunos que o Sistema Nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) - estruturas localizadas dentro da caixa craniana e da coluna vertebral e Sistema Nervoso Periférico (SNP) - demais estruturas do sistema nervoso. Divida a classe em dois grandes grupos, sendo que cada um ficará responsável por uma parte do sistema nervoso, ou seja, um grupo responsável pelo SNC e outro pelo SNP.  Leve os alunos até a sala de informática e peça que eles, com o auxílio da internet, pesquisem quais são essas estruturas e suas respectivas funções. Caso não haja essa possibilidade, a pesquisa deve ser orientada para casa. Após a pesquisa, os grupos deverão organizar um pequeno seminário para apresentar seus resultados para a outra metade da turma. Reforce que a forma da apresentação é livre, mas ela precisa dar conta de alguns itens: os componentes dos sistemas, suas funções no processo de transmissão das informações e o que eles precisam para funcionar.

4ª etapa
Retome a reportagem e utilizando o modelo da entrevista como exemplo, peça aos grupos que criem perguntas para entrevistar o outro grupo. As perguntas que não forem respondidas podem ser pesquisadas na sala de informática com o auxílio da internet e do professor.
Verifique com o professor de Português se a turma já trabalhou o gênero dos artigos de opinião. Em caso afirmativo, proponha o desenvolvimento de uma atividade conjunta, que pode ser realizada tanto na aula de Biologia quanto de Português. Oriente os alunos a organizar as respostas obtidas durante a entrevista com a outra parte da turma. Elas, juntamente da pesquisa feita pelo próprio aluno e da entrevista com Stephen Kosslyn, serão as fontes para a elaboração de um artigo onde eles explicitem sua opinião sobre a seguinte questão: é possível exercitar o cérebro?

Avaliação
Utilize como itens avaliativos a participação dos alunos nas aulas e discussões, a pesquisa realizada, a participação na construção das perguntas para entrevista e nas apresentações e as redações produzidas. O que deve ser avaliado essencialmente é a capacidade argumentativa dos alunos e se os argumentos utilizados são resultados da compreensão genuína dos dados estudados e debatidos durante a aula.


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