domingo, 14 de abril de 2013


Dúvidas
Respontas às perguntas mais comuns dos alunos sobre o Enem

1. Como posso confirmar a minha inscrição? .
Para os participantes não isentos do pagamento da taxa, a inscrição apenas será considerada válida após a confirmação do pagamento- no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. Para os participantes que declararem carência socioeconômica, a inscrição só será considerada válida depois de confirmada a carência alegada. Em caso de dúvida se a inscrição foi ou não efetuada, o participante pode recorrer ao portal do Enem (www.enem.inep.gov.br). Após a abertura das inscrições, é possível localizar nesse endereço eletrônico o comprovante do participante. É importante lembrar que é de responsabilidade exclusiva do estudante acompanhar passo a passo toda a situação de sua inscrição. Caso você não encontre a confirmação no site do Enem, entre em contato com a equipe do MEC através dos canais de atendimento .indicados no próprio portal.

2. Vou receber um cartão de confirmação da inscrição?
Sim, pelos Correios, no endereço informado 110 ato da inscrição. O cartão de confirmação poderá também ser impresso a partir da página de acompanhamento da inscrição do exame. Esse documento contém o número de inscrição, data, hora e local de realização da prova, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de lingua estrangeira escolhida e a solicitação de certificação (se for esse o caso do candidato).

3. Há atendimento diferenciado para participantes com necessidades especiais?
Sim, desde que o participante informe suas necessidades especiais no ato da inscrição. Eles deverão possuir documentos que comprovem a sua condição, pois o Inep pode solícítá-los.

4. Estudantes hospitalisado podem fazer o Enem de 2013?
Sim, mas para isso é fundamental passar essa informação já na inscrição. O participante nessa situação precisa de documentos que comprovem sua condição. Mas quem for hospitalizado perto do dia da prova não terá como fazer o Enem.

5. Quem guarda O sábado por motivos religiosos tem como fazer a prova?
O sabatista terá sua condição religiosa respeitada. Para tanto, também é indispensável que solicite, no ato da inscrição, esse atendimento específico. Ele deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes - entre 12h e 13h, pelo horário de Brasília - e vai aguardar em uma sala o início de sua prova, que acontecerá apenas no fim do dia: Durante todas essas horas, ele ficará totalmente incomunicável.

6. Vale a pena "chutar" uma questão que você não saiba?
O aluno que "chuta" não é penalizado. O que ocorre é que esse acerto ao acaso, no entanto, não dará uma pontuação tão alta quanto daria a uma pessoa que, pelas outras questões acertadas, mostra um padrão consistente de respostas corretas. Ou seja, o padrão de resposta do participante é considerado no cálculo da nota. Por exemplo, entre dois candidatos que acertaram dez questões fáceis, ganhará uma nota maior o que acertar "no chute" mais duas questões difíceis, totalizando 12 certas, do que o que preferiu não chutar e ficou só com as dez certas.

7. Em que casos poderá haver nota zero na redação?
Os casos em que a redação pode ser zerada são os seguintes: se o texto não atender à proposta solicitada ou se possuir uma estrutura que não seja a da dissertação argumentativa, o que é considerado "fuga ao tema" e "não atendimento ao tipo textual"; se a folha de redação estiver em branco; se o texto apresentar menos de sete linhas, qualquer que seja o conteúdo (caso haja alguma cópia dos textos usados nos enunciados, pão será contada no mínimo de linhas); e se o texto contiver desenhos ou outras formas passíveis de anulação.

8. Qual é a nota mínima e a nota máxima nas provas objetivas?
Não há mínimo nem máximo preestabelecidos no Enem, A cada edição da prova, os valores dos índices mínimo e máximo de desempenho por disciplina podem se alterar. As réguas de notas de cada área do Enem têm apenas como referência o número "500" (desempenho médio de 2009, o primeiro ano do novo modelo de prova) e um número variável de questões correspondendo a intervalos de 100 pontos. Nas atuais réguas, não se pode atingir zero (mesmo que se erre tudo) nem chegar a 1.OOO.  

(WWW.PREENEMABRILCOM.BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário