É
possível exercitar o cérebro?
Objetivo(s)
Identificar as principais características do sistema
nervoso bem como suas funções vitais
Associar estrutura e função dos componentes do sistema
nervoso com o modo como adquirimos e armazenamos informações
Conteúdo(s)
Funcionamento do sistema nervoso
Aspectos da biologia humana
Funções vitais do organismo humano
Ano(s)
1º
2º
3º
Tempo
estimado Quatro aulas
Material
necessário
·
Computadores
com acesso à internet
·
Cópias
da reportagem "A universidade
do futuro", (VEJA 2360, 3 de abril de 2013)
·
Projetor
de imagens.
·
Cópias
da reportagem "E
se a gente usasse 100% do cérebro?", publicada no site da
revista Superinteressante.
Desenvolvimento
1ª
etapa
Introdução
A reportagem "A universidade do futuro",
publicada em VEJA, convida-nos a partir da entrevista do neurocientista Stephen
Kosslyn a estudar um pouco mais sobre o sistema nervoso e a reportagem
"Enxergar o futuro" traz novas pesquisas sobre a capacidade de nosso
cérebro de prever movimentos através da leitura da linguagem corporal.
Aproveite esses planos de aula para trabalhar a fisiologia humana, bem como traçar
as relações entre as estruturas e suas funções, além de destacar as
características mais importantes desse sistema.
Inicie a aula investigando o que os alunos sabem sobre
sistema nervoso e as aplicações da Neurociência. Converse com a turma e,
durante essa conversa, lance perguntas do tipo: é possível exercitar o cérebro?
O que garante um aprendizado maior: refletir ou repetir? Qual a importância da
imaginação? Diga à classe que o sistema nervoso é o sistema responsável por
controlar a maioria das funções do nosso corpo. Assim, esse sistema é a chave
integradora entre o organismo e o ambiente. Os neurônios, unidade funcional
desse sistema, comunicam-se por meio de sinapses e por eles são propagados
impulsos nervosos.
Pergunte a turma se a direção da transmissão do impulso nervoso influencia o processo. Caso eles não saibam, explique para eles que sim. Esse é o momento de explicar em detalhes o que é o neurônio. Ele é constituído por 3 partes: dendrito, corpo celular e axônio. Porém, a transmissão do impulso só se realiza no sentido dendrito - axônio. Através dos circuitos neurais, o nosso corpo consegue produzir respostas que podem caracterizar comportamentos fixos e invariantes como, por exemplo, os nossos reflexos ou a produção de comportamentos variáveis.
É comprovado que os organismos que possuem sistema
nervoso são capazes de alterar comportamentos em resposta a experiências já
vivenciadas. Comece a dirigir alguns questionamentos mais específicos, e vá
anotando essas perguntas na lousa. Pergunte como aprendemos o que é certo ou
errado e como se dá o aprendizado em nosso cérebro. Além disso, peça para os
alunos identificarem na reportagem "Enxergar o futuro" exemplos de
reações dos atletas a movimentos de seus oponentes. Essas questões devem ser o
pontapé inicial para discutir o tema, portanto, elas não precisam ser
necessariamente respondidas nessa etapa da aula - esse momento servirá muito
mais para constatar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto.
2ª
etapa
Inicie a aula distribuindo as cópias da reportagem
"A universidade do futuro" para os alunos, orientando-os a realizar
uma leitura individual. Peça que eles destaquem trechos significativos da
entrevista, além dos termos que eles não conhecem.
Uma vez feita a leitura, organize a turma em um círculo
e peça que eles façam suas considerações, expondo o que acharam do texto, quais
são suas principais dúvidas e quais foram as informações mais relevantes.
Explicite, nesse momento, a necessidade de compreender o funcionamento do
cerébro para entender completamente o conteúdo da entrevista.
Em seguida, retome as perguntas da primeira etapa.
Diga aos alunos que por meio de uma propriedade chamada de plasticidade
cerebral o sistema nervoso consegue fazer alterações comportamentais em função
de conhecimentos passados. Isso é chamado de aprendizado. Assim, os neurônios
não só são capazes de interpretar, armazenar e emitir respostas a estímulos
como também são capazes de, a partir de novas informações, provocar rearranjos
em suas conexões sinápticas, resultando em novas aprendizagens. Ou seja, quanto
mais exercitamos o nosso cérebro, mais circuitos neurais são formados,
ocorrendo assim uma reconfiguração dendrítica e a alteração da atividade
sináptica de um circuito neural. É essa alteração constante que permite que
possamos ter novas habilidades (sejam elas emocionais, cognitivas ou motoras) e
aperfeiçoar as habilidades existentes. Com certeza, refletir é melhor do que
apenas repetir. Isso porque quando refletimos sobre determinado assunto mais
chances teremos de lembrar sobre isso, porque a reflexão vai desencadear
associações mentais entre o novo assunto e os que já existem. Ao contrário de
apenas repetir várias vezes determinada fórmula ou assunto, assim o cérebro não
cria conexões e dificilmente esse assunto será lembrado no futuro. A imaginação
pode ser muito importante ao elucidar questões do cérebro, como déficits
mentais e ajudar no ensino escolar.
Distribua cópias da reportagem "E se a gente usasse 100% do
cérebro?" para a turma, orientando a leitura em casa como
atividade complementar.
3ª
etapa
Inicie a aula conversando com a turma sobre as
divisões do Sistema Nervoso. Diga aos alunos que o Sistema Nervoso é dividido
em Sistema Nervoso Central (SNC) - estruturas localizadas dentro da caixa
craniana e da coluna vertebral e Sistema Nervoso Periférico (SNP) - demais
estruturas do sistema nervoso. Divida a classe em dois grandes grupos, sendo
que cada um ficará responsável por uma parte do sistema nervoso, ou seja, um
grupo responsável pelo SNC e outro pelo SNP. Leve os alunos até a sala de
informática e peça que eles, com o auxílio da internet, pesquisem quais são
essas estruturas e suas respectivas funções. Caso não haja essa possibilidade,
a pesquisa deve ser orientada para casa. Após a pesquisa, os grupos deverão
organizar um pequeno seminário para apresentar seus resultados para a outra
metade da turma. Reforce que a forma da apresentação é livre, mas ela precisa
dar conta de alguns itens: os componentes dos sistemas, suas funções no
processo de transmissão das informações e o que eles precisam para funcionar.
4ª
etapa
Retome a reportagem e utilizando o modelo da
entrevista como exemplo, peça aos grupos que criem perguntas para entrevistar o
outro grupo. As perguntas que não forem respondidas podem ser pesquisadas na
sala de informática com o auxílio da internet e do professor.
Verifique com o professor de Português se a turma já
trabalhou o gênero dos artigos de opinião. Em caso afirmativo, proponha o
desenvolvimento de uma atividade conjunta, que pode ser realizada tanto na aula
de Biologia quanto de Português. Oriente os alunos a organizar as respostas
obtidas durante a entrevista com a outra parte da turma. Elas, juntamente da
pesquisa feita pelo próprio aluno e da entrevista com Stephen Kosslyn,
serão as fontes para a elaboração de um artigo onde eles explicitem sua opinião
sobre a seguinte questão: é possível exercitar o cérebro?
Avaliação
Utilize como itens avaliativos a participação dos
alunos nas aulas e discussões, a pesquisa realizada, a participação na
construção das perguntas para entrevista e nas apresentações e as redações
produzidas. O que deve ser avaliado essencialmente é a capacidade argumentativa
dos alunos e se os argumentos utilizados são resultados da compreensão genuína
dos dados estudados e debatidos durante a aula.
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