quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Como funcionam as pílulas anticoncepcionais?

A partir da explicação sobre o funcionamento do sistema reprodutivo feminino, peça que os alunos investiguem como as pílulas anticoncepcionais atuam no organismo

Objetivos
- Conhecer o funcionamento do ciclo reprodutivo feminino
- Analisar o efeito das pílulas anticoncepcionais no corpo humano

Conteúdos
- Fisiologia humana
- Hormônios do corpo humano e orientação sexual

Tempo estimado                                Uma aula

Materiais necessários
- Cópias da reportagem "Após confirmar mortes ligadas à pílula, França suspende vendas da Diane 35", disponível no site de Veja 
- Cópias do esquema explicativo sobre o ciclo reprodutivo feminino (disponível abaixo, na 1º etapa), ou projetor de imagens para mostrá-lo aos alunos. 

Introdução
Nesta aula seus alunos vão conhecer como é a ação da pílula anticoncepcional no corpo da mulher e de que maneira atua no organismo para evitar a gravidez. Conforme o currículo previsto na sua escola, este encontro pode anteceder ou preceder outros sobre fisiologia de todos os hormônios humanos ou sobre orientação sexual. 
A pílula hormonal é um dos mais eficientes métodos de contracepção existentes, utilizado por cerca de 100 milhões de mulheres em todo o mundo. Esse número atesta sua eficiência, mas não atenua a preocupação com seus efeitos colaterais. Ao longo das aulas, esclareça aos adolescentes que somente a conversa com o médico pode indicar como utilizar a pílula hormonal ou ainda se ela é mesmo a melhor alternativa para a paciente.

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Desenvolvimento 
1º etapa
Cite e indique à turma a leitura coletiva da reportagem "Após confirmar mortes ligadas à pílula, França suspende vendas da Diane 35" publicada no site de Veja. O texto relata o caso de uma marca questionada pelos efeitos colaterais negativos nas mulheres que usaram o anticoncepcional. 
Em seguida, observe que o nome "pílula hormonal" tem uma origem biológica. Ela é chamada assim porque seu funcionamento é baseado na fisiologia dos hormônios ligados ao ciclo reprodutivo feminino, particularmente à ovulação e à menstruação. Este é um bom momento para conceituar o que são os hormônios. Explique que são substancias de caráter lipídico ou peptídico que atuam como mensageiros químicos no corpo. O mensageiro químico é produzido em ponto do corpo e vai exercer sua função longe dali. Seu efeito é, basicamente, atingir um grupo de células ou tecido estimulando-o ou inibindo o metabolismo desse órgão. 

2º etapa
Explique aos alunos que para entender o efeito da pílula hormonal é importante conhecer o ciclo reprodutivo feminino. Use o esquema abaixo durante a explicação. Você pode imprimir e distribuir à turma ou usar um projetor de imagens, caso sua escola tenha um à disposição.


 Ciclo menstrual. O papel dos hormônios e tecidos envolvidos. Disponível no site www.drcarlos.med.br

Conte que o ciclo reprodutivo das mulheres envolve a hipófise, uma glândula (também conhecida como glândula pituitária) que se localiza na base do cérebro e produz hormônios que fazem efeito sobre o ovário. Este, por sua vez, produz outros hormônios que vão agir no útero e na própria hipófise. 
O ciclo é relativamente variável, mas se considerarmos um período de 28 dias, o primeiro marca o início da menstruação. Ao decorrer da menstruação a mulher sofre uma intensa descamação do útero, eliminando um tecido chamado endométrio. Nesse período os hormônios ligados à reprodução estão em taxas muito baixas no sangue da mulher. Um novo ciclo reprodutor começa quando hipófise começa a liberar o Hormônio Folículo Estimulante (FSH). Este hormônio atua sobre o ovário induzindo a produção de folículos ovarianos. Ao se desenvolverem os folículos começam a produzir outro hormônio, o estrógeno. Isso começa a preparar o útero para uma possível gestação. 
O nível de estrógeno vai aumentando a um ponto que estimula a formação de um pico, um pulso de produção de hormônios da hipófise, o FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) . Mostre que é o pico de produção destes hormônios, particularmente o LH, que dispara a ovulação. Então, o óvulo é liberado e as paredes do folículo que o produziu agora passam a produzir um pouco de estrógeno e muita progesterona. A atividade destes hormônios vai aumentando e produzindo um ambiente que mantém a gravidez se a fecundação ocorrer. Entretanto se ela não ocorrer os níveis de progesterona muito altos inibem a produção lá na hipófise de FSH e LH. A queda no LH inibe o corpo amarelo que deixa de produzir o estrógeno e a progesterona. A queda hormonal brusca inicia a menstruação. Observe que se o óvulo for fecundado o próprio tecido embrionário secreta um hormônio que mantém a atividade do corpo amarelo mantendo a gestação. 
3º etapa
Agora que a turma já sabe como ocorre o ciclo menstrual, é hora de descobrir o papel das pílulas anticoncepcionais. Conte que as mais comuns são compostas por dois hormônios sintéticos, um que imita o estrógeno (normalmente etinil-estradiol) e outro que imita a progesterona (geralmente a ciproterona ou a drospirenona). 
Como todos já conversaram sobre a ação do estrógeno e da progesterona no organismo, peça para que os estudantes, em grupos, discutam como a administração da pílula vai afetar o ciclo e evitar a gravidez. Peça que respondam perguntas como: 

- Em que momento do ciclo a pílula anticoncepcional vai agir?
- Qual será o efeito da pílula?

Eles poderão utilizar a imagem sobre o ciclo menstrual - esquema já utilizado na 2º etapa - para a discussão. Ao final da discussão, pergunte quais foram as conclusões dos alunos. Peça que troquem observações sobre os resultados das discussões. Lembre que os níveis aumentados de estrógeno e progesterona liberados pela pílula inibem a hipófise a liberar o FSH e o LH. Assim não é produzido um folículo. Sem folículo não há um aumento posterior na produção de estrógeno. Se os níveis de estrógeno não aumentarem não haverá a o pico de LH na metade do ciclo. A consequência é que a ovulação não ocorre. 
Conte que as pílulas de primeira geração apresentavam quantidades muito grandes de hormônios, por isso causavam diversos efeitos colaterais. Atualmente estamos na quarta geração de pílulas e a quantidade de hormônios em média é muito menor nas diversas marcas, por isso os efeitos colaterais são menores. 
Destaque que a cartela tem um número determinado de pílulas, que devem ser tomadas ao longo do ciclo com um descanso final de sete dias. Pergunte aos estudantes se a quantidade de hormônios nas pílulas de uma mesma cartela é a mesma. Ou seja, começar a tomar as pílulas em qualquer momento vai funcionar?
De fato, a quantidade de hormônio deve variar entre as pílulas da cartela, pois o objetivo é produzir um ciclo artificial. Nos ciclos artificiais, o intervalo de sete dias visa imitar a costumeira queda hormonal que se dá ao final de cada ciclo natural e permite a vinda da menstruação. Mostre que a finalidade da pílula é "enganar" o organismo. Sua eficiência é altíssima se for tomada de maneira correta. O que significa não falhar e ingerir as pílulas conforme a prescrição na bula ou na embalagem. 
Finalize  com uma solicitação para ampliar os conhecimentos adquiridos nesta aula: os alunos deverão fazer uma pesquisa e descobrir porque algumas pílulas anticoncepcionais também são utilizadas para combater a acne.  Separe um tempo do próximo encontro para que todos compartilhem o que descobriram e esteja preparado para as dúvidas que surgirem. 

Avaliação
Observe a partir da pesquisa, das conversas em sala e da atividade em grupo se os estudantes compreenderam que o ciclo reprodutivo feminino é regido pela inter-relação de vários hormônios. E que o que a pílula faz para agir no organismo é aumentar a quantidade de dois deles - estrógeno e progesterona - e, desta maneira, impedir a ovulação.

Ricardo Paiva
Professor de Biologia do Colégio Santa Cruz em São Paulo (SP)

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