sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Discuta a importância do planejamento urbano

Utilize os conceitos de geografia urbana para debater a expansão das cidades e a promoção de melhores condições de vida aos habitantes

Objetivos
- Reconhecer as diferenças e as transformações que determinaram as várias formas de uso e apropriação dos espaços urbanos;
- Identificar problemas socioespaciais e ambientais urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras.

Conteúdo
- Formação e evolução da rede urbana brasileira.

Ano                                                                Ensino Médio
Tempo estimado                                            3 aulas

Material necessário
- Cópias do artigo "Tu também, Calatrava? Sim, nem um semideus se salva" (VEJA 2346, 6 de novembro de 2013);
- Computadores com acesso à internet para atividades de pesquisa;
- Vídeos: 
- Artigos:

Introdução
A reportagem de Veja é um bom gancho para estudar geografia urbana e discutir planejamento urbano e ações do poder público que podem ajudar a promover melhores condições de vida aos habitantes das cidades.

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Desenvolvimento
1ª etapa
Para aquecer a atividade, sugira aos alunos que expressem as sensações e os sentimentos que têm em relação ao lugar onde vivem. Desenhe no quadro uma tabela dividida em duas colunas, para as palavras com conotações positivas e negativas, e preencha-as de acordo com as contribuições dos alunos.
Em seguida, questione o que eles sabem sobre os conceitos de cidade, urbanização, planejamento urbano e equipamentos urbanos e também deixe essas palavras registradas no quadro. 
Com base nas contribuições da turma, aprofunde os conceitos, utilizando os textos de referência indicados acima, e questione a relação entre essas ideias e os aspectos negativos que a turma atribuiu à cidade ao preencher a tabela. 
Algumas questões para reflexão:
- Quais foram as etapas de fundação e de expansão do município?
- As obras para habitação, transporte e lazer foram planejadas? 
- É possível conduzir a expansão de uma cidade depois de ela ter sofrido um crescimento desordenado?
- É possível conciliar crescimento urbano e qualidade de vida para todos os moradores? 
Exiba os vídeos "A cidade de São Paulo" e "Entre rios" e prepare um roteiro com os aspectos que os alunos devem levar em conta para fazer um registro. Esse roteiro servirá para direcionar o olhar do aluno para os pontos principais da aula: observar o crescimento da cidade e compreender que o planejamento urbano responde aos interesses socioeconômicos de uma determinada época.
Os documentários indicados neste plano de aula destacam a cidade de São Paulo. É possível encontrar no site de vídeos Youtube material semelhante a respeito de outras cidades. Outra sugestão é pesquisar material histórico sobre a fundação do município e seus planos diretores nos arquivos da prefeitura. 
Os roteiros devem destacar os seguintes aspectos:
- Roteiro para o vídeo "A cidade de São Paulo": imagens, música, construções e destaques que marcam características da cidade; 
- Roteiro para o vídeo "Entre rios": importância dos rios na fundação de uma cidade; projetos de arquitetura e urbanismo marcantes; construções e parques em destaque.
Ao final da aula, recolha os roteiros produzidos pelos alunos para verificar que aspectos foram destacados. 

2ª etapa 
Devolva à turma o roteiro com comentários sobre as observações registradas. 
Proponha que a turma forme um círculo e distribua a reportagem de Veja "Tu também, Calatrava? Sim, nem um semideus se salva". Convide voluntários para ler o texto em voz alta. Ao longo da leitura,comente as informações e relacione-as ao que foi discutido na aula anterior. Pergunte se os alunos conhecem obras na cidade que tenham uma situação parecida com as realizadas pelo arquiteto Santiago Calatrava e que foram alvos de críticas e de polêmicas. Registre no quadro os nomes citados.
Leve a turma para a sala de informática e oriente-os a fazer uma busca sobre as obras citadas por eles ou outras obras polêmicas indicadas por você. Os pontos principais da coleta de dados referem-se aos impactos positivos e negativos e a relação de custo-benefício, quer dizer, o montante de recursos gastos e o objetivo de terem construído essa obra na cidade. Note que podem ser alvo de pesquisa: monumentos, pontes, parques, praças, obras viárias, arranha-céus, museus, aeroportos, estádios, entre outros. 
Lembre-os de utilizar páginas idôneas, como revistas e jornais de grande circulação, sites de universidades, trabalhos acadêmicos, evitando textos opinativos que não forneçam dados ou fontes de referência. Caso não seja possível utilizar a sala de informática, solicite que a pesquisa seja entregue na aula seguinte. 

3ª etapa
Organize novamente as carteiras em semicírculo e convide os alunos a apresentarem os resultados de sua pesquisa. 
Organize um roteiro para esta apresentação e escreva-o na lousa. É importante que os alunos destaquem as fontes consultadas e exponham um resumo sobre os aspectos positivos e negativos da obra pesquisada, além de seu custo-benefício. 
Peça para os alunos elaborarem, individualmente, um pequeno texto argumentativo, respondendo as seguintes questões: O planejamento urbano é necessário? Por quê? Que tipo de construção deveria ser priorizado no local onde mora?
No texto, o aluno deve apresentar os conceitos sobre cidade e planejamento urbano estudados na primeira etapa. O texto também deve apresentar, no mínimo, dois exemplos de construções e uma síntese dos diferentes pontos positivos e negativos. É interessante que na conclusão o aluno expresse sua opinião sobre as obras pesquisadas, à luz da discussão sobre desenvolvimento urbano e qualidade de vida.
Ao final da aula recolha o material de pesquisa para avaliar se foram seguidos os critérios de preparação e de produção do texto.

Avaliação
Produzimos quatro instrumentos de avaliação: Roteiro dos vídeos, anotações no caderno, coleta de dados (pesquisa) e a produção de texto individual.
A avaliação deve ser clara e objetiva. Especifique quais serão as atividades avaliadas (produção de texto, roteiros completos, apresentação da pesquisa, etc) o peso de cada uma e os elementos observados para avaliação.
Consultoria Adriana Gallão
Especialista em ensino de Geografia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora de Ensino Fundamental e Médio


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