sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A divisão da Coreia pela Guerra Fria

Objetivo(s)
Refletir sobre as causas e consequências do conflito entre as Coreias
Relacionar a Guerra da Coreia com a Guerra Fria
Entender a tensão que ainda existe entre os dois países

Conteúdo(s)
Guerra Fria
Guerra da Coreia

Ano(s)                                     

Tempo estimado                      2 aulas

Material necessário
Projetor de imagens para exibição de slides
Cópias da reportagem "O focinho do tigre" (VEJA 2395, 15 de outubro de 2014). Disponível no Acervo Digital de Veja a partir de 17/10/2014
Cópias da reportagem "Nem tudo é bobagem" (VEJA 2289, 03 de outubro de 2012)
Cópia da reportagem "A divisão da Alemanha"
Cópia do vídeo "Morte do ditador da Coreia"

Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula propondo uma conversa para a turma, com o objetivo de entender qual é o conhecimento deles sobre o assunto. Questione se eles sabem que existem duas Coreias no mundo. Por que isso acontece? Há diferenças entre elas? Quais? Deixe que os alunos se manifestem com liberdade e intervenha quando necessário. Se mencionarem a Guerra Fria como um dos fatores, escreva e sublinhe o termo na lousa. Então, informe à turma que o assunto da aula será a divisão da Coreia em dois territórios, bem como as implicações desse fato no cotidiano de seus habitantes e os motivos que levaram isso a acontecer.
Antes de prosseguir com a questão específica das Coreias, oriente os alunos a fazer uma breve revisão das principais características da Guerra Fria. Sistematize no quadro negro os elementos citados, certificando-se de que a polarização do mundo entre capitalismo e socialismo foi bem compreendida. Feito isso, pergunte aos alunos como esse conflito ideológico pode ser notado na segunda metade do século XX. Questione as influências da polarização na cultura, na política e nas relações dos países protagonistas do conflito com o resto do mundo. Permita o desenvolvimento de um debate que esclareça a amplitude dessa questão, ou seja, que apresente exemplos em todo o mundo, inclusive o da Coreia. Anote esses exemplos na lousa, porque mais tarde eles serão retomados em uma próxima etapa.

2ª etapa
Após a enumeração de alguns casos de conflitos pertinentes ao contexto da Guerra Fria, é importante que os alunos compreendam o caso específico da Coreia nesta etapa da aula. Então oriente a turma a ler individualmente a reportagem "Por que a Coreia se dividiu? Há chances de reunificação?", publicada na revista Nova Escola. Com base na leitura do texto, peça aos alunos que identifiquem a posição de cada uma das Coreias dentro do contexto da Guerra Fria e sistematize no quadro negro essas informações. Certifique-se de que os alunos entenderam quando e porque começou a Guerra das Coreias e de qual foi o desfecho do conflito armado. Nesse último ponto, é importante ressaltar que um tratado de paz nunca foi assinado entre os dois países, apenas um cessar-fogo, o que, de certa forma, indica que ainda estão em estado de guerra. Para complementar esta etapa, utilize a comparação entre Coreia do Norte e Coreia do Sul presente na matéria "Nem tudo é bobagem", disponível no site da Veja. Destaque que o comunismo norte-coreano não é idêntico ao modelo soviético. Ao contrário do primeiro, a passagem de poder é hereditária. Informe, ainda, outras características que marcam o atual comunismo norte-coreano. A sugestão aqui é que sejam destacados os seguintes pontos:

1) O rígido controle central da informação
2) O isolacionismo político-econômico
3) As suspeitas de desenvolvimento de armas nucleares, tidas como a principal ameaça da ditadura em relação às potências ocidentais.

3ª etapa
Nesta etapa da aula, estimule os alunos a refletir sobre a atualidade do conflito permanente entre as duas Coreias. Peça à turma para comentar quais notícias recentes sobre a Coreia do Norte são conhecidas. Permita que os alunos apresentem suas visões sobre a noção de mundo. Para que os estudantes entendam a permanente tensão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, proponha a leitura da reportagem "Tensão marca 59º aniversário do fim da Guerra da Coreia", da revista Veja. Essa leitura pode ser feita individualmente, mas antes disso, oriente aos alunos a evidenciar o modo diverso como cada uma das Coreias se posiciona sobre a guerra.
Em seguida, para oferecer um panorama maior sobre o ambiente político e sociocultural na Coreia do Norte, exiba o vídeo "Morte do ditador da Coreia do Norte", reportagem produzida pela Globo News. Destaque a permanente tensão na região por causa do posicionamento norte-coreano e a limitação da liberdade de seus habitantes.

4ª etapa
Para estabelecer um paralelo sobre a divisão dos países entre as potências vigentes durante a Guerra Fria, retome as anotações feitas no quadro no início dessa atividade. Pergunte aos alunos que outro exemplo de divisão territorial ocorrida durante o período se assemelha com a história da Coreia. O esperado é que eles citem o caso da Alemanha, mas caso isso não seja feito, introduza o assunto na classe.
Em seguida, distribuía cópias da reportagem "A divisão da Alemanha", e peça que eles façam a leitura individual, tentando reconhecer aspectos semelhantes entre esse país e a Coréia. Depois da leitura, proponha uma conversa para que eles exponham o que pensaram. Permita-os que façam suas análises sobre a fronteira das Coreias e o Muro de Berlim. Estimule uma reflexão sobre os riscos do fanatismo político e ideológico e sobre autoritarismo, repressão e censura.
Como complemento, leia com a turma a reportagem "Famílias divididas pela Guerra da Coreia têm reencontro emocionado", publicada pelo portal G1. Tomando-a como base, peça para que os alunos façam uma analogia com a divisão da Alemanha e a construção do Muro de Berlim. Para ajudá-los a visualizar os conflitos surgidos da divisão de um país, indique como sugestão para casa que eles assistam o filme "Adeus, Lênin", do diretor Wolfgang Becker. Mas atenção, essa atividade é opcional!
Em contrapartida, também é importante contar um pouco da realidade social da Coreia do Sul. Destaque que, apesar da liberdade e do grande desenvolvimento econômico, que pode ser observado pelo crescimento de grandes montadoras de automóveis, como a Kia, na reportagem "O focinho do tigre", o país também apresenta diversos outros problemas, como os sucessivos golpes de Estado e a desigualdade social típica de qualquer país capitalista. Além disso, a globalização e a rapidez do fluxo de informações atinge os países de formas diferentes, sendo muito mais intensos na Coréia do Sul. Para ilustrar a situação, exiba o videoclipe do hit "Gangnam Style", do rapper Psy. Explique que a música ridiculariza o estilo de vida das elites sul-coreanas, particularmente dos habitantes do bairro de Gangnam, em Seul. É interessante observar também a influência da cultura ocidental sobre a juventude do país, ressaltada em elementos que aproximam o personagem do videoclipe de figuras recorrentes em músicas de rappers norte-americanos.

Avaliação
Divida a turma em três grupos. O primeiro grupo deverá fazer uma pesquisa sobre as características da Coreia do Norte e da Alemanha Oriental. O segundo grupo deverá fazer uma pesquisa sobre as características da Coreia do Sul e da Alemanha Ocidental. O terceiro grupo deverá apresentar as consequências da unificação da Alemanha após a queda do Muro de Berlim e analisar quais seriam os benefícios ou malefícios da unificação da Coreia. Na aula seguinte, cada grupo deve apresentar oralmente seus resultados. Avalie se a influência do contexto da Guerra Fria na Guerra das Coreias, apresentada na primeira e na segunda etapas da aula, e se as consequências da divisão na atualidade, enfatizadas na terceira etapa, foram bem compreendidas.


http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/divisao-da-coreia-pela-guerra-fria

Nenhum comentário:

Postar um comentário