sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Fé em Deus e pé na estrada

Objetivo(s)
Analisar as peregrinações religiosas e as estratégias usadas pelas religiões para atrair fiéis

Conteúdo(s)
 Manifestações atuais de religião e religiosidade

Ano(s)                            1º                     2º                    3º
Tempo estimado     2 aulas

Material necessário
Computadores com acesso à internet ou projetor de imagens
Reportagem de VEJA sobre o Boeing da fé ( VEJA 2024, 5 de setembro de 2007), disponível em http://veja.abril.com.br/050907/p_104.shtml   
Cópias da reportagem "O Peregrino Chique", (VEJA 2235, 15 de outubro de 2014), disponível no Acervo Digital a partir de 17/10/2014 em http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2235&pg=108

Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
A reportagem "O Peregrino Chique” (VEJA 2235, 15 de outubro de 2014) mostra a que mais devotos da classe A e B agora fazem parte do perfil dos romeiros do Santuário de Aparecida. Além disso, Aparecida continua a atrair um público fiel das outras classes sociais. Em outros lugares santos do mundo, milhares de fiéis são atraídos todos os dias. Mostre aos estudantes que o poder de sedução dos santuários está presente em todas as religiões, sejam pagãs ou monoteístas.

Atividades
Destaque, na Antiguidade, o papel exercido pelos santuários-oráculos, locais de cura e de comunicação direta ou indireta com as divindades. Em alguns deles, os devotos dormiam no interior do templo e recebiam mensagens por meio de sonhos; em outros, as informações eram transmitidas por sacerdotes ou pessoas em transe. O mais conhecido na Grécia era o de Apolo, em Delfos -, porém Zeus, Atena e outros deuses também encaminhavam mensagens aos seguidores. Aprofunde as pesquisas sobre os santuários de Delfos e de Dódona, dedicado a Zeus, o segundo mais importante dos oráculos gregos.
Examine a seguir três locais enfocados no texto de VEJA: Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela. Ensine que, na Idade Média, as visitas a esses lugares valiam indulgências ao fiel, reduzindo sua permanência no purgatório. Lembre que Jerusalém era centro de peregrinações desde os tempos do rei Davi, um milênio antes da era cristã. Por sua vez, os devotos que se dirigiam a Roma, onde estariam situados os túmulos de São Pedro e São Paulo, recebiam a designação especial de "romeiros". E Santiago de Compostela tornou-se centro de peregrinações no século IX, reforçando a unidade dos cristãos ibéricos que lutavam contra os muçulmanos. Pergunte se a atração dos santuários, fenômeno religioso-cultural, também apresenta uma dimensão política. É possível relacionar o incentivo a essas visitas com os projetos de governantes e da própria Igreja Católica?

2ª etapa
A revista menciona a Virgem Negra de Czestochowa, na Polônia. Conte que essas representações também existem em outros países, sendo associadas por alguns estudiosos a antiqüíssimas deusas da fertilidade. Informe que a morena Virgem de Guadalupe, padroeira da América Latina, é identificada a Tonantsin, a deusa Terra dos astecas. E a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, pode ser considerada uma Virgem Negra.
Para terminar, organize a montagem de dois painéis. O primeiro deve conter representações de virgens negras encontradas em diversas culturas. O segundo, imagens de centros de peregrinação brasileiros como o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida do Norte (SP); Nossa Senhora de Nazaré, em Belém; e Juazeiro do Norte (CE), núcleo da devoção dos fiéis do padre Cícero.


http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/fe-em-deus-e-pe-na-estrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário