segunda-feira, 9 de setembro de 2013

As diferenças e semelhanças entre o basquete e o streetball

Contextualize o surgimento da modalidade dentro da cultura hip-hop e proporcione à turma uma ampla vivência de suas práticas

Objetivo
Conhecer e vivenciar o streetball, identificando semelhanças e diferenças com o basquetebol de quadra

Material necessário
- Cópias da reportagem "Esse tumorzinho pegou o cara errado" (Veja , 4 de setembro de 2013, 2338)
- Computador
- Projetor de imagens
- Bolas de basquete e coletes

Anos                                                   Ensino Médio

Tempo estimado                                 Três a quatro aulas

Reportagem
Basquete
O grafite das ruas agora também está na escola
O que é o fundamento bandeja?

Desenvolvimento
1ª etapa
Com base na entrevista com o ídolo brasileiro do basquete Oscar Schmidt, faça um levantamento com a turma sobre seus conhecimentos a respeito da modalidade. Em seguida, pergunte se os alunos conhecem uma variação desse esporte chamada streetball. Proponha que eles pesquisem na internet informações sobre a história do streetball, enfatizando sua origem e evolução. Oriente a turma a realizar a pesquisa em fontes confiáveis e estimule-os a compartilhar as informações acessadas e selecionar aquelas que julgarem mais relevantes.
Explique à turma que o surgimento do jogo está inserido no contexto das manifestações da cultura hip-hop, movimento que valoriza as expressões artísticas vinculadas à cultura de rua de bairros negros de Nova Iorque, surgido no final dos anos 1970, que tem entre seus pilares o rap, o break e o grafite, mas engloba uma série de outras manifestações.

Elementos da cultura hip hop e seus principais atores:

·     Rap (música): manifestação artístico-cultural caracterizada por discurso rítmico que envolve rima, poesia e, geralmente, protestos, reivindicações e críticas políticas e sociais. Estes cantores/compositores são chamados de rappers;.
·     DJ (Disk Jóckey): responsável pelos efeitos sonoros e mixagens que acompanham o rap;
·     MC (Mestre de Cerimônia): elabora a programação e apresenta as atrações artísticas e esportivas do evento;
·     Beat boxer: responsável por produzir sons e ritmos com a boca, criando um pano de fundo musical;
·     Break (dança): dança de rua de estilo livre que requer muita agilidade, força e coordenação, além de criatividade, ritmo e sincronia. Em inglês, o breakdance é um dos estilos mais difundidos de streetdance. As apresentações são uma possibilidade em intervalos de torneios de streetball e os dançarinos são chamados B-boys.
·     Grafite (Artes pláticas): outra manifestação artístico-cultural, cujo expoente é chamado grafiteiro. Caracteriza-se pela inscrição de palavras, frases e/ou ilustrações, normalmente de conteúdo crítico ou reivindicatório, em paredes. É interessante estimular que os alunos pesquisem as diferenças entre grafite e pichação e que se promova um diálogo sobre a fronteira tênue entre o que é uma manifestação artística e o que representa vandalismo e poluição visual.
·     Streetball (Esporte): jogo de basquete adaptado ao espaço e à realidade das ruas. Confronta a regra tradicional da modalidade praticada em quadra como mais uma possibilidade de prática inovadora e com forte potencial de difusão e massificação do jogo. Até mesmo a FIBA (Federação Internacional de Basketball) reconheceu a força do streetball, regulamentando o jogo e promovendo eventos pelo mundo todo. O jogador de streetball é conhecido, em inglês, como streetballer. No Brasil, o termo mais comum entre as turmas que costumam se reunir para jogar em praças e parques é basqueteiro.

Divida a turma em grupos para pesquisar o tema, de acordo com as seguintes questões orientadoras:
1)   Quando, onde e como surgiu o streetball?
2)   Qual era o contexto social, político e econômico da época?
3)   Qual foi o impacto sociocultural do surgimento do streetball?
4)   Qual a relação do streetball com o movimento hip-hop?
5)   Quais são as manifestações artísticas, culturais, esportivas e políticas presentes no hip-hop?
6)   Quais são as principais regras do streetball? Quais as principais diferenças entre o streetball e o basquetebol de quadra?
Combine com esses grupos como será a aula em que eles apresentarão os resultados da pesquisa, estipulando tempo e recomendando que eles planejem a forma de compartilhar as informações com os colegas.
É importante que você, professor, se envolva fortemente nesta etapa de pesquisa, motivando-se ao mesmo tempo em que estimula a turma.

2ª etapa
Depois de traçado este panorama sobre a cultura hip-hop e o streetball, pergunte aos alunos se eles já praticaram ou conhecem as regras do esporte. Peça para que eles citem as semelhanças e diferenças com o basquetebol. Em seguida, apresente as regras do jogo aos alunos. Você pode consultá-las no site da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), em uma atividade conjunta de tradução com o professor de inglês, ou consultar algumas versões em português (veja aqui).
Conte para a moçada que, além das diferentes regras em relação ao basquete de quadra, o streetball ainda possui jogadas específicas, marcadas por suas características acrobáticas. São elas:
·     Crossover: principal jogada do Street (como é chamado o streetball pelos mais íntimos), o crossover é um corte normal para uma infiltração em direção à cesta, como no basquete de quadra, só que com maior impulso. Seu principal objetivo é o desequilíbrio da defesa.
·     Caneta: jogada característica do futebol, em que o jogador joga a bola entre as pernas do adversário.
·     Hurricane: driblar ou bater bolar a bola de trás para frente entre as pernas, trocando-a de mão. O balanço da jogada faz com que ela pareça uma dança.
·     Hypnotize: bater a bola por trás das pernas, então, jogá-la por trás de suas costas e por cima de seu adversário, e finja continuar a bater a bola.
·     Freestyles com as mãos: chamadas handles ou moves, de forma menos competitiva e mais lenta, criam movimentos diferentes, acrobacias e desafiam o oponente.
No site da FIBA e no Youtube você pode encontrar vídeos sobre as regras e as jogadas apresentadas.

3ª etapa
Organize a turma em trios e dê uma bola de basquete para cada grupo. Proponha que cada integrante reproduza movimentos pesquisados ou crie novos movimentos para driblar, passar ou arremessar a bola. Quem faz o movimento, passa a bola para que outro integrante do grupo tente fazê-lo.
Ainda em trios, coloque-os para jogar 3x3 em meia quadra. Combinem as regras e incentive que os estudantes utilizem os movimentos que aprenderam. É possível estipular um tempo ou placar para encerrar as partidas para que haja um revezamento constante das equipes em quadra, como cinco minutos ou 10 pontos. Caso seja mais interessante e adequado à sua turma, faça jogos 4x4 ou 5x5, para manter mais alunos em atividade ao mesmo tempo.
Outra possibilidade é criar outras duas estações para desafios de música e dança, com a criação de músicas e coreografias, de acordo com os princípios de paz, alegria e diversão inerentes à cultura hip-hop.
Ao final da atividade, conduza uma sessão de alongamento para o relaxamento da turma e a eliminação de toxinas (como o ácido lático) que se acumulam nos músculos após atividade física prolongada, causando cãibras.

Avaliação
Utilize como critérios de avaliação a participação dos alunos em todas as atividades propostas, observando, em cada uma delas, se os alunos foram capazes de acessar variadas fontes para pesquisa, interpretar as informações pesquisadas e produzir uma síntese com base no conteúdo pesquisado. Verifique ainda se houve apropriação dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das atividades e se os alunos conseguiram expressá-las por meio das apresentações e dos jogos.



Consultoria Fabiana Pinheiro Pereira
Graduada em Esporte pela Universidade de São Paulo (USP), educadora de Basquetebol da Associação Esporte Solidário e árbitra da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA)


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/diferencas-semelhancas-basquete-streetball-752083.shtml

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