domingo, 1 de setembro de 2013

As fronteiras da medicina no Brasil
Aproveite a polêmica causada pela contratação de médicos estrangeiros no país para trabalhar a produção de textos argumentativos

Objetivos
- Apresentar as principais transformações ocorridas na prática da medicina
- Debater os prós e contras da medicina atual, marcada por grandes avanços técnicos mas também pela crescente desumanização da prática médica
- Produzir textos argumentativos, reflexivos e analíticos a respeito da desumanização da medicina e também sobre as ações necessárias para melhorar o atendimento de saúde no Brasil

Conteúdos
- Produção de textos argumentativos/dissertativos

Tempo estimado                                           - Duas aulas

Anos                                                              - Ensino Médio

Material necessário
Cópias da reportagem "Lições de uma vida na UTI" (Veja, 28 de agosto de 2013)

Introdução
O debate sobre o sistema de saúde e o método de tratamento de pacientes está no centro das discussões sociais no Brasil atualmente. De um lado, existe a crise na medicina pública, que chegou ao seu ponto mais crítico, com a má gestão dos recursos públicos, falta de atendimento especializado, descaso, filas de espera intermináveis, ausência de especialistas e equipamentos, demora na realização de exames, falta de médicos em cidades do interior e periferias. De outro, os planos de saúde privada, que oferecem tratamento especializado e modernizado, mas são acessíveis apenas a quem pode pagar as altas taxas de adesão e mensalidades.

O programa "Mais Médicos Para o Brasil", do governo federal, vem gerando controvérsias e polêmicas - a vinda de médicos estrangeiros para suprir a deficiência de profissionais de saúde em algumas regiões sofre a resistência de associações de médicos brasileiros, que criticam a suposta formação deficiente de muitos profissionais vindos do exterior e a ausência de critérios claros de avaliação de sua formação, além de destacar a deficiência de infraestrutura, equipamentos e laboratórios para exames mais acurados no interior do país.

São notórios os avanços da medicina nas últimas décadas, com o surgimento de equipamentos modernos e exames muito detalhados, capazes de identificar doenças e fazer diagnósticos com alto grau de precisão. Entretanto, a desumanização e também a mercantilização das práticas médicas surgem como consequência do abandono do contato mais humano, em que o médico se aproxima e reconhece o seu paciente não como um "cliente", mas como uma pessoa, um indivíduo, dotado de sensibilidade, que necessita de sua ajuda para curar uma doença ou vivenciar um tratamento mais confortável, eficiente e preventivo.

Nesta semana, Veja publica entrevista com o médico cardiologista Elias Knobel, fundador da UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Um dos grandes especialistas em saúde no país, Knobel expõe uma visão humanista da medicina, em que o paciente volta a ser o centro e o fundamento da prática médica. Utilize a entrevista como ponto de partida para propor aos seus alunos o debate e a produção de textos dissertativos a respeito de como aliar uma prática mais humanizada sem prescindir dos avanços da medicina em nosso tempo. Também discuta sobre o programa do Ministério da Saúde "Mais Médicos Para o Brasil", que propõe políticas para melhorar o atendimento e levar médicos em áreas deficientes.

Leia mais
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade
Ani Siro fala sobre reescrita de textos literários
Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa


Desenvolvimento
1ª Etapa
Professor, além da entrevista publicada em Veja, selecione e distribua aos alunos textos jornalísticos a respeito do programa "Mais Médicos", do Ministério da Saúde. Procure selecionar artigos/textos a favor e contrários ao programa. Fomente a discussão a respeito da pertinência - ou até mesmo, a necessidade - da vinda de médicos estrangeiros para atender áreas carentes do país e, após isso, oriente a produção de textos dissertativos.

Distribua à turma cópias da reportagem "Lições de vida na UTI" (Veja, 28 de agosto de 2013). Oriente a leitura, pedindo aos alunos que observem atentamente os pontos principais da entrevista do cardiologista Knobel. Peça aos alunos que destaquem os principais argumentos do médico: é possível concordar que a medicina está refém dos quatro "D’s", apontados pelo dr. Knobel? Peça que os alunos exponham seus pontos de vista oralmente e, em seguida, por escrito.

Ofereça aos alunos possibilidades de reflexão a partir dos seguintes argumentos: quais seriam as vantagens e desvantagens de termos médicos cada vez mais especializados? Como melhorar o acesso a exames - e também, como definir a necessidade desses exames para diagnósticos mais simples? De que maneira seria possível uma melhoria na relação médico-paciente? Como permitir o acesso da população (em especial, a fatia mais carente da sociedade) a exames meticulosos e médicos especializados? A solução para os problemas da saúde no Brasil podem ser resolvidas apenas com o aumento do número de médicos? Quais seriam as soluções possíveis para a melhoria generalizada da saúde no país?

Oriente os alunos para que produzam textos procurando oferecer respostas para essas questões. O trabalho pode ser esboçado na sala de aula e concluído em casa.

2ª Etapa
Inicie a aula pedindo a leitura voluntária de alguns dos textos. Procure observar os pontos de vista convergentes e divergentes entre as produções dos alunos. Destaque o fato de que textos argumentativos, especialmente quando se desenvolvem a partir de temas polêmicos, podem apresentar pontos de vista distintos. O objetivo não é necessariamente chegar a uma conclusão ou resposta comum e unificada, mas perceber que, dependendo do tipo de argumento, das referências, do contexto e da opinião de quem escreve, é possível abordar temas polêmicos sob pontos de vista distintos.

Distribua aos alunos textos selecionados sobre o programa "Mais Médicos Para o Brasil", do governo federal. Selecione ao menos um texto favorável e um texto contrário ao programa. Oriente a leitura aos alunos para retirarem dos textos lidos argumentos do governo que possam justificar a necessidade do programa e a crítica, vinda principalmente das entidades médicas.

Observe que o argumento principal do Ministério da Saúde para justificar a vinda de médicos estrangeiros para atuar no país é o grande déficit de profissionais de saúde básica em muitos locais carentes de recursos e infraestrutura. Há também a suposta resistência de profissionais da medicina para atuar longe dos grandes centros urbanos. Por outro lado, os médicos contrários ao programa argumentam que não basta a presença de mais profissionais: são necessários investimentos em equipamentos e laboratórios, que tragam condições mínimas para a prática eficiente da medicina.

Um dos tópicos polêmicos é o que pretende obrigar os médicos recém-formados a cumprir residência de dois anos em locais com déficit de profissionais. Os problemas mais sérios da saúde pública no Brasil são a má gestão (a corrupção, os interesses políticos colocados em primeiro lugar, as práticas abusivas) e a falta de dinheiro para investimentos. Como resolver esses problemas? É possível imaginar que apenas a chegada de mais profissionais para regiões carentes resolverá as graves deficiências da saúde no país? Como resolver o problema da corrupção e da má gestão dos recursos na saúde?

Oriente os alunos a produzirem novos textos em que exponham seu ponto de vista a respeito da necessidade de mais profissionais para áreas carentes, e também argumentem sobre outros aspectos da saúde pública, para que ela se torne mais eficiente e atenda melhor seus pacientes.

Avaliação
Ao final da sequência, avalie se os alunos foram capazes de argumentar a respeito de melhorias na prática médica, e também se conseguiram produzir textos capazes de defender com clareza seus pontos de vista a respeito das ações necessárias para a melhoria dos atendimentos de saúde no Brasil.



André Rosa
Professor de Literatura e mestre em Educação, faz parte da equipe do Programa Futuro Integral, do SESC/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário