sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Os EUA devem ou não fazer uma intervenção militar na Síria?

Proponha à turma uma atividade de pesquisa sobre os prós e contras de uma invasão norte-americana ao país

Objetivos
- Conhecer o contexto da Guerra Civil Síria a partir da recente suspeita de uso de armas químicas
- Compreender os prós e contras de um possível ataque norte-americano à Síria

Conteúdo
Conflitos armados contemporâneos

Anos                                         Ensino Médio
Tempo estimado                        Três aulas

Materiais necessários
- Cópias da reportagem "Ataques com armas químicas matam mais de mil na Síria, diz oposição", publicada no site de Veja
- Fontes de pesquisa para os alunos utilizarem: Atlas, livros didáticos de História e Geografia e computadores com acesso à internet

Leia mais
Plano de aula | Denúncias de espionagem e relações internacionais
Plano de aula | Primavera Árabe: o movimento que derrubou a ditadura no Egito
Plano de aula | Quem controla os EUA?

Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua cópias da reportagem de Veja e faça a leitura com os alunos. Em seguida, questione:
- Qual é o principal assunto tratado pela reportagem? Qual país vivencia esta situação e por quais motivos?
- Quais são as consequências desse conflito e, em especial, do uso de armas químicas para a população síria?
Permita que os estudantes expressem seus conhecimentos prévios sobre esses assuntos. Em seguida, apresente o tema que será estudado: diga que, nas próximas aulas, trabalharão com a Guerra Civil Síria, assunto bastante abordado pela mídia recentemente.

2ª etapa
Divida a classe em grupos de quatro ou cinco estudantes e solicite, como tarefa de casa, uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Peça que eles investiguem aspectos históricos, geográficos, políticos e econômicos, bem como as razões que fundamentam os conflitos entre opositores e o governo na Síria. Oriente-os também a localizar os territórios onde ocorre o atrito em representações cartográficas como mapa, croquis ou outras.
Indique fontes consideradas confiáveis como Atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, sites como o Britannica Escola Online e outras que você conheça. Evidencie a importância de imagens, mapas e documentários como fontes de representação visual para propiciar a compreensão e apresentação das informações.
Solicite a cada grupo que recolha as pesquisas realizadas pelos seus integrantes, registre os resultados em seus cadernos e construa um quadro-síntese para organizá-las.

3ª etapa
Oriente os grupos a apresentar os resultados de sua pesquisa por meio do quadro-síntese elaborado e exibir materiais encontrados como filmes, áudios, imagens. Para isso, discuta previamente com os alunos para saber quais recursos serão usados e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.
Acompanhe atentamente as apresentações, intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos com os quais eles tenham se deparado e permita que cada estudante exponha seu ponto de vista a partir das fontes de informações que encontrou.
Peça que avancem na pesquisa, coletando informações sobre a iminente intervenção militar dos Estados Unidos no conflito. Levante os seguintes pontos para pesquisa:
- Quais são os principais argumentos dos Estados Unidos para promover um ataque à Síria?
- O governo Sírio de fato usou armas químicas contra civis?
- Será que as "armas químicas" são piores do que armas comuns, que têm provocado a morte de milhares de pessoas em diversos conflitos bélicos mundiais, inclusive vários desses com participação direta dos EUA?
- Os Estados Unidos possuem outros interesses na invasão do país além do final do conflito?
Mais uma vez, indique fontes consideradas confiáveis, como os sites dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo. A pesquisa deverá ser realizada na biblioteca da escola ou em casa e os resultados apresentados na aula seguinte.

4ª etapa
A partir da exposição dos resultados da pesquisa realizada anteriormente, promova uma roda de conversa sobre o assunto pesquisado. Levante as seguintes questões a partir dos seguintes apontamentos:
- Por que os Estados Unidos somente decidiram agir depois de mais de dois anos de conflito?
- Quais os prós e contras de um possível ataque dos EUA àquele país?
- Se você fosse um governante, apoiaria o ataque dos EUA à Síria?
Faça a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes trazidas pelos debatedores. Apresente perguntas como:
- Violações aos Direitos Humanos podem servir como justificativa para que um país invada outro?
- Há garantias de que os Estados Unidos serão capazes de estabelecer a paz no país ou há chances do conflito ser intensificado?

Avaliação
Peça que os alunos escrevam uma carta a um governante explicando os motivos pelos quais são contra ou a favor da invasão norte-americana. Antes da elaboração do texto, explore o gênero relembrando-os de algumas características básicas (presença de data, vocativo e assinatura e o uso adequado da linguagem para que se refiram ao seu interlocutor). Estimule-os a deixar claro no texto todos os conhecimentos que adquiriram sobre o assunto nas últimas aulas e, se necessário, dê tempo para que façam novas pesquisas.
Na leitura, observe se os alunos compreenderam as razões históricas que levaram aos conflitos e se enumeraram os prós e contras da possível invasão dos EUA com o objetivo de sustentar a opinião que tinham. Devolva as cartas e peça que eles as reescrevam, fazendo as melhorias que acharem possíveis a partir das observações feitas pelo professor.

Consultoria Suely Gomes
Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba-UFU)


Nenhum comentário:

Postar um comentário