segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O que acontece no organismo humano quando falta oxigênio?

Explique o funcionamento do sistema respiratório e as sequelas decorrentes da falta de oxigenação durante o parto





Diagrama explicativo do sistema respiratório humano.

Objetivos
- Identificar as principais características da respiração humana
- Estudar as principais funções vitais, em especial do organismo humano

Conteúdo                                 Fisiologia Animal
Tempo estimado                     Duas aulas

Material necessário
- Computadores com acesso à internet
- Cópias da reportagem "A gravidez não precisa ser um parto" (Veja , 4 de setembro de 2013, 2338)
- Projetor de imagens
- Garrafas plásticas
- Bexigas
- Rolhas
- Elásticos
- Tubos em formato de "Y" (pode ser feito com três canudos colados)
- Fita adesiva

Anos                                        Ensino Médio
Tempo estimado                     Três aulas

Introdução
A reportagem "A gravidez não precisa ser um parto", publicada em Veja, traz a oportunidade de estudar as funções vitais do organismo humano. Você, professor, pode aproveitar esse plano de aula para trabalhar os riscos do parto domiciliar e aprofundar o estudo do sistema respiratório e suas principais características.

Plano de aula
O funcionamento do sistema respiratório
Explique os efeitos do ar sujo em nosso aparelho respiratório

Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula conversando com os alunos sobre as funções vitais do organismo humano. Pergunte à classe quais são as funções vitais que todos nós desenvolvemos ao longo dos nove meses de gestação. Após ouvir as respostas dos alunos, distribua cópias da reportagem de Veja e faça uma leitura dirigida do texto. Aproveite a reportagem, que fala sobre as dúvidas das pessoas em relação ao que pode e não pode ser feito durante o período da gravidez, e estude com a turma o desenvolvimento de cada uma das funções vitais do feto.
Deixe claro à turma que as principais funções vitais humanas são digestão, respiração, circulação, excreção, sistemas nervoso e hormonal e de reprodução. Pergunte se eles sabem quando cada uma dessas funções começa a se desenvolver no embrião. Diga a eles que o desenvolvimento embrionário humano começa logo após o momento da fecundação do óvulo pelo espermatozóide. A diferenciação celular que dará origem aos diferentes sistemas ocorre por meio dos três folhetos embrionários: a endoderme, a mesoderme e a ectoderme. Cada um deles é responsável pelo desenvolvimento das células que formarão os órgãos e os tecidos do corpo.
A partir da terceira semana de gestação, o embrião já passa a ser chamado de feto porque já adquire características humanas, com o início da formação dos principais órgãos dos sistemas digestório, nervoso e circulatório.

2ª etapa
Construa junto com a turma um quadro que sintetize a origem, no tecido embrionário, dos principias sistemas do corpo:

Tabela sobre as funções dos tecidos do embrião humano. Crédito: André Menezes
Destaque que o sistema respiratório é formado a partir da terceira semana, mas os pulmões ainda não estão completamente prontos. Somente no oitavo mês de gestação eles estarão maduros para enfrentar e sobreviver à vida extrauterina.
Retome a reportagem para abordar as características do sistema respiratório e o risco de ocorrer falta de oxigênação durante o parto. Pergunte também se eles conhecem alguém que já tenha tido bebê em casa. Esclareça que esse tipo de procedimento oferece riscos de morte, tanto para a mãe como para o próprio bebê. Alguns dos principais riscos do parto - e que aumentam quando ele é feito em casa - são sangramento excessivo e a falta de oxigenação. O primeiro pode causar a morte da mãe, e o segundo, a da criança.
A falta de oxigenação no cérebro pode deixar sequelas, que se estendem desde problemas de memória até dificuldades com locomoção, coordenação motora e equilíbrio. Complicações mais graves podem causar a permanência em estado vegetativo e ou até mesmo a morte.
A respiração é um processo que ocorre automaticamente, razão pela qual raramente paramos para pensar nela. Ela tem, basicamente, duas funções: a oxigenação das células e a eliminação do gás carbônico de nosso corpo.
Mas o que ocorre com o nosso corpo quando paramos de respirar? Esclareça que sem oxigênio não há metabolismo e as células morrem. Porém, não é a falta de oxigênio o maior problema e, sim, o excesso de gás carbônico no sangue. Isso porque o excesso de gás carbônico causa acidose. Quando se torna mais ácido, o sangue interfere em todas as células do corpo porque o equilíbrio entre as concentrações de oxigênio e gás carbônico (homeostase) foi alterado.
A falta de oxigenação durante o parto pode ser causada por vários fatores mecânicos, como a má posição fetal, desproporção pélvica da mãe  ou a passagem dos ombros ou nádegas do bebê antes da cabeça. Por isso, é recomendado que o parto seja acompanhado por um profissional da saúde (médico ou enfermeiro) que, em situações de emergência médica, possa tentar reverter o caso.
Para finalizar essa etapa, solicite que os alunos façam uma redação, em aula, sobre o seguinte tema: Sistema respiratório: o que acontece no organismo humano quando falta oxigênio? Explique para a turma que a sequencia da atividade envolverá a construção de um modelo didático sobre o sistema respiratório.

3ªetapa
Inicie a aula fazendo uma discussão sobre as redações dos alunos. Você pode investigar, por meio da leitura prévia do texto, o que eles sabem a respeito da falta de oxigenação e sua consequências e promover a socialização desses conhecimentos.
Após a discussão, divida a turma em grupos e peça que produzam modelos didáticos do sistema respiratório. Nesse modelo deverá estar indicada a trajetória do ar no corpo humano, desde sua passagem pelas fossas nasais até a chegada aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. Uma boa alternativa para enriquecer a atividade é sugerir que os alunos produzam vídeos que mostrem o processo de elaboração dos modelos.

Modelo de sistema respiratório. Crédito: Robles/Pingado
Avaliação
Utilize como critérios de avaliação a participação em sala de aula, a pesquisa e a produção textual dos alunos e a elaboração dos modelos didáticos. Avalie também a criatividade na produção dos vídeos e apresentação dos resultados para a turma.


Consultoria Micheli Bordoli Amestoy
Bióloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisadora do Observatório de Educação-UFSM


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-biologia-acontece-organismo-humano-quando-falta-oxigenio-752129.shtml

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