sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Quem controla os EUA?

Analise o impacto do uso da espionagem pelo governo norte-americano na geopolítica do mundo contemporâneo e discuta o conceito de hegemonia

Objetivos
- Aplicar o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações
- Identificar, definir e classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem mundial
- Analisar as raízes histórico-geográficas do conceito de geopolítica
- Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente

Conteúdos
- O papel dos Estados Unidos da América e a nova "desordem" mundial
- Conflitos regionais e os deserdados da nova ordem mundial

Anos                                                Ensino Médio
Tempo  estimado                                  Três ou quatro aulas

Material necessário
- Cópias da reportagem "O Brasil não é o nosso alvo" (Veja, 11 de setembro 2013,2338)
- Cópias da reportagem "Brasil é um grande alvo, diz jornalista sobre vigilância dos EUA," disponível aqui
- Cópias da parte II do texto de Helio Jaguaribe "Mercosul e a nova ordem mundial", disponível aqui
- Computadores com acesso à internet para atividades de pesquisa e elaboração de apresentação em Power Point.
Como alternativa à apresentação de slides, os alunos podem produzir cartazes. Para isso será necessário:
- Papel cartão, cartolina ou color 7
- Lápis e borracha
- Canetas e canetões coloridos
- Lápis de cor

Introdução
A reportagem de Veja sobre o escândalo de espionagem norte-americana é uma boa oportunidade para debater as atuais relações internacionais com a turma: a posição dos EUA e sua hegemonia na configuração da atual ordem mundial e a resistência de alguns países para manter o respeito a sua soberania nacional.
Esse é um bom ponto de partida para discutir com seus alunos o que entendemos por ordem mundial.

Leia mais
Plano de aula |Nova ordem mundial?
Plano de aula | A disseminação do antiamericanismo e a Guerra ao Terror
Reportagem | Antonio Gramsci, um apóstolo da emancipação das massas


Desenvolvimento
1ª etapa
Comece perguntando aos alunos se eles acompanharam as notícias sobre o escândalo de espionagem dos EUA no Brasil.
Apresente para a turma algumas reportagens veiculadas na TV, como por exemplo:
        "PF e Anatel investigam casos de espionagem", Rede Bandeirantes, disponível aqui;
        "EUA não responderão publicamente a Brasil", Rede Bandeirantes, disponível aqui;
        "Espionagem viola soberania e direitos humanos", TV NBR, disponível aqui;
        "EUA espionam por vantagens comerciais", TV UOL, disponível aqui;

Durante a exibição das reportagens, peça aos alunos que identifiquem e anotem no caderno palavras-chave sobre o desrespeito à soberania nacional brasileira e a tentativa de hegemonia dos Estados Unidos no cenário mundial.

Compartilhe as principais ideias sugeridas por eles anotando-as no quadro. Separe os alunos em grupos (em trios ou quartetos) e peça uma pesquisa para a aula seguinte sobre o conceito de ordem mundial e geopolítica. Reforce a necessidade de incluir a fonte de pesquisa e oriente os alunos sobre os locais onde ela deverá ser feita (enciclopédias virtuais, livros, jornais e revistas ou páginas na internet).

2ª etapa
Recolha as pesquisas dos grupos, solicitadas na aula anterior, e organize na lousa um esquema com as diferentes formas atuais da ordem mundial: UNIPOLAR, MULTIPOLAR e acrescente um novo modelo, defendido por Samuel Huntington, chamado de "UNIMULTIPOLARIDADE", citado no texto, de Helio Jaguaribe, "Mercosul e a nova ordem mundial".
Aproveite para comentar que não é possível entender todos esses acontecimentos sem fazer uma retomada histórica sobre a ordem mundial e, por isso, há necessidade da leitura de um texto complementar.
Explique que a presença hegemônica dos EUA na nova ordem mundial não é aceita com tranquilidade pelas outras nações mundiais como, por exemplo, o Brasil.
Destaque que o aumento progressivo da presença dos EUA tem sido alvo de inúmeras críticas e movimentos de resistência no próprio país (como o movimento Ocupe Wall Street) e no exterior, como a repercussão, em diversos países, do esquema de espionagem mundial e a questão da Síria.
Reúna os alunos em grupos (pode repetir o mesmo grupo ou separar em novos grupos para fomentar a socialização entre eles) e distribua cópias da segunda parte do texto de Helio Jaguaribe para aprofundar a análise.
Prepare algumas perguntas norteadores sobre determinados pontos do texto, destacando os objetivos do estudo:
- o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações;
- identificar, definir e classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem mundial;
- exemplificar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente e os movimentos de resistência.
Dependendo do ritmo da turma durante a aula, a entrega das questões poderá ser para a aula seguinte.

3ª etapa
Devolva as pesquisas corrigidas e comentadas e retome as questões propostas na aula anterior. Peça que os alunos leiam as respostas e comente rapidamente cada uma, socializando os conhecimentos com toda a turma e esclarecendo dúvidas e equívocos. Peça que os alunos comentem os temas desenvolvidos na pesquisa e recolha as questões escritas para correção.
Proponha uma grande brincadeira para fazer a leitura de duas reportagens: uma leitura dialogada e dramatizada.
Divida a sala em duplas e entregue a cada uma cópia da reportagem "Brasil é um grande alvo, diz jornalista sobre vigilância dos EUA", do portal G1, e da entrevista do diplomata norte-americano, intitulada "O Brasil não é o nosso alvo" (Veja, 11 de setembro 2013, 2338). Destaque para os alunos os título antagônicos das duas reportagens.
Peça a ajuda de diferentes voluntários para que leiam com entonação (como se eles estivessem perguntando e respondendo) as perguntas e outros as respostas. Para cada questão, destaque os elementos principais das perguntas e das respostas.
Conclua a aula com um debate sobre as duas entrevistas e seus diferentes pontos de vista. Para encerrar, reforce como esse acontecimento desperta em outros povos e países um forte sentimento de repúdio e desconfiança.
Peça para os alunos elaborarem, individualmente, um pequeno texto argumentativo. O texto deve apresentar os diferentes pontos de vista defendidos nas entrevistas e ser concluído com opinião do aluno. Informe-os que, como conclusão, eles deverão fazer um trabalho em grupo preparando uma apresentação em Power Point ou em cartazes.

4ª etapa
Devolva as questões respondidas na 2ª etapa corrigidas e comentadas. Elas servirão como material de apoio para a elaboração da apresentação ou do cartaz. Peça que os alunos formem novos grupos para a realização desta última atividade.

Avaliação
Solicite que os grupos preparem uma apresentação em Power Point (se for possível) ou cartazes com esquemas sobre os temas desenvolvidos em aula.
Escreva na lousa os temas e faça um sorteio entre os grupos. Destaque na lousa os critérios exigidos na apresentação virtual ou nos cartazes que serão avaliados.
Os slides ou cartazes deverão conter o título com a ideia principal em destaque com letras maiúsculas. As ideias secundárias devem aparecer com pouco texto e mais palavras chave. Lembre-os que o esquema deve ser bastante objetivo: a ordem das ideias e a sequência dos fatos são importantes. Incentive-os a usar a criatividade no uso ícones pictóricos, cores, caixas de texto e imagens.
Depois de corrigido, disponibilize as apresentações no site da escola ou monte um painel com os cartazes para ser exposto em um espaço especial da escola.
Também é possível combinar com o professor de Língua Portuguesa e avaliar o texto dissertativo escrito na 3ª aula. Cada professor fará seus próprios destaques e comentários. Desta forma o aluno perceberá como as diferentes disciplinas interagem para um mesmo objetivo.



Consultoria Adriana Gallão
Especialista em ensino de Geografia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora de Ensino Fundamental e Médio


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