Barroco: exageros, oposições e esplendor na literatura
e nas artes
Discuta as
origens do Barroco no Brasil, suas manifestações nas diferentes artes e as
diferenças de contexto histórico nas regiões nas quais ele se desenvolveu
Conteúdos
- As origens
do Barroco e suas múltiplas manifestações artísticas e
Literárias
- A Literatura
e as Artes nos dois momentos do Barroco no Brasil
Objetivos
- Apresentar
as principais características da arte barroca, em suas múltiplas representações
(na literatura, artes, música e arquitetura)
- Demonstrar
as características do Barroco no Brasil Colonial
- Diferenciar
as manifestações literárias do século 17, relacionadas a um contexto histórico,
geográfico e artístico distinto dos seus correlatos artísticos, arquitetônicos
e musicais do século 18
- Observar e
reconhecer obras artísticas e literárias dos principais nomes do Barroco, dando
destaque à produção luso-brasileira e suas características originais
- Ler trechos
selecionados da obra de Antonio Vieira e Gregório de Matos Guerra
- Ouvir
trechos selecionados da obra de compositores barrocos, europeus e brasileiros
- Produzir
trabalhos em equipes, fazendo uso de recursos multimídia disponíveis, sobre
temática relacionada ao Barroco
Tempo estimado Quatro aulas
Materiais necessários
- Cópias da
reportagem "Até parece milagre" (Veja, 2326, 19 de junho de 2013)
- Trechos da
obra de Gregório de Matos Guerra (1636-1695), disponíveis aqui
- Trechos do
"Sermão da sexagésima", Padre Antonio Vieira (1608-1697), disponíveis aqui
- Imagens e
ilustrações selecionadas de obras de pintores e escultores barrocos, bem como
da arquitetura barroca brasileira
- Trechos
selecionados de obras musicais de compositores barrocos
- Computador,
projetor de imagens e aparelho para reprodução de som
Introdução
Por sua
profícua e multifacetada produção estética, em vários campos das artes e da
literatura, durante um período de pouco mais de duzentos anos, é possível
oferecer uma abordagem transdisciplinar do Barroco, que pode tornar o estudo
deste conteúdo bastante atrativo. Os princípios estéticos do período, em
especial a ideia de uma arte ultrarrealista e funcional, tornaram-se padrão
como parte da reação à expansão do Protestantismo na Europa, iniciada com o
Concílio de Trento.
Pode-se dizer
que o Barroco foi um período em que as influências neoclássicas e o esplendor
técnico do Renascimento extrapolaram seus limites. Um dos objetivos da arte
sacra barroca era oferecer dinamismo ornamental e dramático através da
representação de cenas vivas da liturgia, com seus elementos simbólicos sempre
marcados pelos contrastes, por vezes violentos, sempre revoltos, quase sempre
exagerados. Isso leva às características intensas e impactantes que marcam a
arte figurativa e a arquitetura barroca.
Na arte sacra
brasileira, tais opções estéticas resultaram na grande dramaticidade, em que as
cenas retratadas surgem através de suas esculturas, pinturas, objetos
funcionais e litúrgicos, da arquitetura dos templos, prédios administrativos e
do estilo urbano de organização, passando pelas obras artísticas e musicais
sacras, criadas para acompanhar missas, exéquias e demais ofícios religiosos. O
artista projetava o produto artístico, não importando que se tratasse da
fachada de uma igreja, dos detalhes entalhados nas suas colunas internas, de
uma sala com jogo de luz envolvente, de esculturas representando a hagiografia
católica, que recheavam seus altares e vitrais, projetados a partir de um clima
de radical oposição entre o obscuro e o iluminado, o religioso e o profano, a
dor e a exaltação, o despojamento e a ostentação. O exagero barroco conseguia
abrigar toda a alegoria formal, musical e litúrgica que as técnicas artísticas
podiam oferecer.
No Brasil, o
Barroco teve importância fundamental na organização social da colônia. As
características e o momento do Barroco colonial são diferentes do seu
correspondente europeu. Mesmo assim, a literatura barroca é claramente
influenciada, na forma, nos temas, no rebuscamento, nos jogos de palavras,
pelos moldes do Barroco ibérico. É considerada a primeira manifestação de prosa
e poesia autênticas a se produzir na colônia porque, tendo como inspiração os
aspectos naturais, sociais e espaciais da terra, os autores coloniais criaram
uma obra luso-brasileira - a que podemos nos referir como um período de
"literatura colonial de influência barroca", já que as condições
precárias da organização social da colônia não permitem falar em "escola
literária". É de fato uma manifestação luso-brasileira nativista, que acabaria
sendo uma das gêneses da literatura romântica e nacionalista do século 19.
As diferenças
entre a literatura e as demais artes barrocas no Brasil são marcadas pelos
diferentes tempos e locais em que ocorreram: Vieira pregava seus sermões no
Maranhão e na Corte portuguesa, enquanto Gregório de Matos criticava a
corrupção da sociedade baiana, ao mesmo tempo em que galanteava suas donzelas,
um século e meio antes do surgimento dos marcos arquitetônicos, artísticos e
musicais em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. É importante esclarecer
essas particularidades, e explicar que no século 18, corresponde ao Barroco
artístico e arquitetônico o movimento literário do Arcadismo.
A reportagem
de VEJA destaca o roteiro turístico criado especialmente para a Jornada Mundial
da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro no mês de julho, e oferece um
passeio guiado pelas principais igrejas barrocas da cidade. A reportagem pode
oferecer um bom estímulo para se trabalhar os conceitos da literatura e das
artes deste período que marcou a formação do Brasil Colonial.
Leia mais
1ª etapa: As origens e o desenvolvimento do Barroco, na Europa e no Brasil Colonial
Selecione e
reproduza trabalhos significativos da arte e arquitetura barrocas, bem como
trechos de peças musicais de autores barrocos. Procure intercalares os estudos
literários a trechos de obras que possam corresponder às suas características.
Forme equipes
de alunos, e os oriente a sistematizar o aprendizado com apresentações. Peça
para os grupos serem criativos em relação ao uso dos recursos disponíveis na
escola. A ideia é que cada equipe fique responsável pela apresentação de um
produto. Seja uma apresentação em PowerPoint, um fanzine, um blog, um vídeo,
uma redação, um trabalho de artesanato ou ainda uma esquete artística ou
roteiro musical, o que importa é que os alunos sistematizem o conteúdo em uma
produção que reflita e dê sentido ao que aprenderam.
Faça uma
apresentação geral do Barroco. Conte brevemente sobre suas origens na Itália e
sua difusão pelos países católicos da Europa e da América, entre o fim do
século 16 e a primeira parte do século 18. Projete para a turma uma seleção de
algumas imagens do Barroco europeu. Sugestões: obras de Bernini, Rubens,
Phillipe de Champaigne, Pietro da Cortona, entre outros.
Aponte nas
ilustrações algumas das características do estilo barroco: o exagero formal, a
exuberância dos detalhes, as tensões e contrastes quase paradoxais entre o
claro/escuro, o materialismo grandioso e os temas sagrados, a explosão de luz e
cor, o ardor piedoso em oposição ao êxtase das epifanias. Diga aos alunos que
tais características encontram correlações no estilo literário e arquitetônico
do Barroco no Brasil Colonial.
Divida a turma
em quatro ou cinco grupos, que deverão ser responsável pela apresentação de um
produto, ao final desta sequência.
Distribua à
turma cópias da reportagem "Até parece milagre", de Veja, e oriente uma
leitura reflexiva. Depois, abra para comentários sobre o texto. Questione o que
representa, individualmente, a palavra "barroco". Anote na lousa
algumas das respostas. Pegue o gancho das melhores respostas e discorra sobre a
cronologia do Barroco, seu contexto histórico, artístico e social. Explique o
significado da palavra "barroco" (vem da antiga palavra portuguesa
"barrueco", que significava pérolas disformes) e como ela é
representativa do estilo. Demonstre que as manifestações literárias barrocas no
Brasil ocorreram no século 17, (principalmente com Antonio Vieira e Gregório de
Matos), enquanto a explosão artística e arquitetônica ocorre no século 18,
devido à descoberta do ouro em Minas Gerais. Esclareça que, quando se fala em
Barroco no Brasil Colonial, refere-se a dois momentos distintos: o Barroco
Literário e Arquitetônico do século 17, que acontece na Bahia, em Pernambuco e
no Maranhão, e está relacionado com o ciclo da cana de açúcar, cujos
representantes literários principais são Gregório de Matos (poesia lírica,
satírica e religiosa) e o padre Antonio Vieira (sermões), e o Barroco do século
18, também chamado de "Barroco Tardio", ou ainda "Barroco
mineiro", cujo esplendor artístico e arquitetônico corresponde ao
Arcadismo na literatura, e está relacionado com o ciclo do ouro em Minas
Gerais. Seus representantes principais nas artes são o Aleijadinho, Lobo de
Mesquita, Caetano da Costa Coelho, Mestre Ataíde, entre outros.
Finalize a
aula distribuindo à turma o texto de um dos autores barrocos pré-selecionados.
Pode ser um poema lírico, satírico ou religioso de Gregório de Matos, ou um
pequeno trecho ou parágrafo de um sermão de Vieira. Faça uma leitura dirigida
do texto escolhido destacando as características encontradas, sempre retomando
a proximidade com as outras artes.
Como atividade
para casa, peça às equipes que pesquisem sobre a vida de Antonio Vieira e
Gregório de Matos, e também sobre os conceitos de cultismo e o conceptismo.
2ª etapa: A obra literária de Vieira e Gregório de
Matos
Retome a
abordagem apresentando as características do Barroco como um movimento
literário marcado pela intensidade dos conflitos, a impulsividade, as formas e
temáticas contraditórias. Destaque que o barroco é uma arte multifacetada,
representada pelos contrastes entre o claro e o escuro, o corpo e a alma, a
vida e a morte, o paraíso ou a danação, o divino e o humano.
Peça aos
grupos que apresentem o resultado do trabalho, com um breve relato sobre a vida
dos dois autores e também, em linhas gerais, expliquem o que descobriram sobre
o cultismo e o conceptismo. O conceptismo, como indica seu nome, trata da
concepção ideológica, buscando deixá-las claras e evidentes para o
ouvinte/leitor. O cultismo, por sua vez, é o culto à forma: o texto barroco
marcado pelo rigor formal de sintaxe e forma poética, fazendo uso exagerado das
figuras de linguagem, dos jogos de palavras e dos paradoxos.
Para
exemplificar o conceptismo e o cultismo, selecione trechos do "Sermão da
Sexagésima" de Antonio Vieira, e da poesia "Ao braço do Menino Jesus
de Nossa Senhora das maravilhas", de Gregório de Matos. As características
marcantes destes conceitos se expressavam nos textos principalmente por meio da
linguagem composta por jogo de palavras, que visava surpreender e chamar atenção
do leitor por conta não só do seu rebuscamento formal, mas principalmente pela
atitude reflexiva e filosófica, em relação à lógica das construções.
Caso considere
pertinente, apresente um esquema do sermão, destacando suas principais linhas
retóricas. O "Sermão da Sexagésmia" foi inspirado na "Parábola
do semeador", do Evangelho de Lucas. Vieira afirma metaforicamente que
pregar é semear. Compara as partes da parábola ao estilo de oradores de sua
época, a quem acusa de serem os culpados pela falta de conversão dos fieis. Na
época, o Estado português não estava separado da Igreja, por isso, a conversão
dos fieis era também uma ação civilizatória da Coroa.
Para a
construção lógica e conceptista de seus Sermões, Vieira seguia um roteiro, que
consistia em a) delimitar a temática, b) subdividi-la, c) usar o Evangelho para
confirmar as teses apresentadas, d) utilizar o raciocínio lógico na compreensão
do Evangelho, e) confrontar o sermão com seus argumentos contrários; f)
concluir de maneira persuasiva, que exortasse o ouvinte a agir de acordo com os
preceitos apresentados. Este esquema retórico é o maior exemplo de como
funcionava a composição conceptista no texto de Vieira.
Destaque no
poema de Gregório de Matos a presença do jogo de palavras, da oposição entre
parte versus todo. O texto cultista acaba envolvendo o leitor através de um
cromatismo, que está embasado na utilização exagerada de figuras de linguagem,
metáforas, paradoxos, comparações, antíteses, sinestesias, além da presença de
elementos que trazem duplo sentido, fazem uso de trocadilhos, exageros formais,
hipérbatos. O cultismo valorizava o preciosismo nas construções, a forma
rebuscada (dando preferência ao soneto), a facilidade com que o autor se
relacionava com as palavras.
Destaque as
três vertentes da obra de Gregório de Matos (lírica, religiosa e satírica, esta
última responsável pelo apelido "Boca do Inferno" pelo qual o autor
ficaria conhecido). Selecione uma poesia de cada vertente (por exemplo: "A
D. Angela" (lírica-amorosa); "Buscando a Cristo" (religiosa) e
"Descrevo o que era naquele tempo a cidade da Bahia" ou
"Epílogos" (crítica-satírica).
Finalize a
aula orientando as equipes a criar um jogral ou uma leitura dramática, para a
aula seguinte, a partir de uma poesia de Gregório de Matos ou um trecho de um
dos sermões de Vieira.
3ª etapa: A arquitetura e as artes barrocas do século 18
Inicie o
encontro organizando a apresentação dos jograis e das leituras dramáticas.
Retome a
apresentação do conteúdo falando sobre a produção artística barroca no século
18. Faça uma breve contextualização histórica: relate o alvoroço causado pela
descoberta de ouro nas Minas Gerais no início do século 18 e o rápido
desenvolvimento social, urbano, artístico e cultural que ocorreu nas regiões da
colônia relacionadas com Minas Gerais.
Explique que o
florescimento da arte e arquitetura barrocas só foi possível nesta época porque
houve a construção, sob o patrocínio de ordens religiosas ou leigas, de
inúmeras igrejas, capelas e santuários, além da organização de escolas de
escultores, pintores e decoradores, que seriam responsáveis pelo esplendor do
Barroco no Brasil, quando este período já se encontrava em decadência na
Europa. Associe o conteúdo desta sequência ao ciclo do ouro, conteúdo estudado
em História.
Faça uma breve
apresentação sobre a vida e a obra dos artistas Antonio Francisco Lisboa, o
Aleijadinho (1730-1814), Mestre Ataíde (1762-1830), Francisco Xavier de Brito
(? - 1751), Mestre Valentim (1745?-1813).
Procure
destacar, entre as características da arte barroca, sua proximidade com temas
religiosos, e os efeitos gerados pelos contrates, jogos de luzes, utilização de
determinados materiais que produzem efeitos inusitados, a teatralidade das
cenas, o dinamismo realista das figuras, a monumentalidade das construções, a
excessiva ornamentação e detalhismo e a sobreposição de planos nas fachadas e
nos interiores.
Ilustre a aula
com imagens de obras destes artistas. Sugestões: os Profetas de Congonhas do
Campo (Aleijadinho); os afrescos da Igreja de São Francisco, em Ouro Preto
(Mestre Ataíde); detalhes da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da
Penitência (Francisco Xavier de Brito); ou ainda fachadas e altares de igrejas
barrocas no Rio de Janeiro e Minas Gerais, como a Igreja de São Francisco de
Assis e a Matriz Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), a Igreja do Ó e a
Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com seus detalhes que remetem à
arquitetura chinesa, em Sabará (MG); a Igreja da Lapa dos Mercadores (RJ); ou a
Igreja de São Francisco de Assis, em São João del Rei (MG).
Encerre o
encontro orientando as equipes para que procurem encontrar semelhanças entre o
modo de criação poética dos autores barrocos do século 16 e a arquitetura
detalhista, suntuosa e grandiloquente da arquitetura barroca de Minas Gerais.
Peça que os
alunos apresentem os resultados em um trabalho (que poderá ter diferentes
formatos), que deverá deixar claros as características e contextos históricos,
sociais, artísticos e culturais do Barroco no Brasil Colonial.
4ª etapa: A música barroca
Após a
apresentação dos trabalhos, encerre esta sequência apresentando algumas obras
musicais do Barroco. Sugestões: trechos da "Missa em mi bemol número
1", ou da "Missa em Fá Mayor", do compositor brasileiro Lobo de
Mesquita, ou trechos da obra de Bach, Vivaldi, Monteverdi, Scarlatti, Antonio
José da Silva, Händel. Demonstre que também na música o Barroco possui
concepções e temáticas relacionadas às características observadas na
literatura, nas artes e na arquitetura.
Avaliação
Ao final da
sequência, avalie se os alunos foram capazes de a) entender as origens e a
multiplicidade das manifestações artísticas, musicais e literárias do Barroco;
b) a cronologia e os locais onde o Barroco se desenvolveu; c) os dois momentos
da Literatura e das Artes barrocas no Brasil Colonial; d) a importância do
Barroco para as artes nacionais; e) as características da obra literária de
Antonio Vieira e Gregório de Matos Guerra. Caso sua escola esteja em uma cidade
que possua exemplos do legado da arte barroca, considere a possibilidade de
fazer uma visita guiada a um desses locais. Esta é uma excelente forma de fixar
e sintetizar os conteúdos estudados.
André Rosa
Professor de Literatura e mestre em Educação, faz parte da equipe do Programa Futuro Integral do SESC/PR
Professor de Literatura e mestre em Educação, faz parte da equipe do Programa Futuro Integral do SESC/PR
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