Discuta a importância da liberdade de
expressão para a democracia
Convide
a turma a discutir a relação entre o conceito de democracia através dos tempos
e a importância das liberdades individuais para sua existência
Objetivos
-
Discutir com os alunos algumas questões relativas à democracia
-
Compreender a relação entre democracia e liberdade de expressão
-
Relacionar a liberdade de expressão com a liberdade de imprensa
Conteúdos
-
Conceito de democracia
-
Democracia e conflito
-
Liberdade de expressão
Material necessário
Cópias
da entrevista com "Contra dois inimigos" (Veja, 2327, 26 de
junho de 2013)
Tempo estimado Duas aulas
Introdução
Os
recentes acontecimentos no Brasil trazem ainda mais à tona questões relativas à
democracia. É um aspecto fundamental dela que diversos grupos saiam às ruas
reclamando direitos. O objetivo desta proposta é tornar mais claro para os
alunos alguns aspectos fundamentais sobre a esse conceito, considerando a
maneira como ele se relaciona à noção de conflito. Somente com a diversidade, com
o embate de pontos de vistas, opiniões e ideias distintas, a democracia pode de
fato se constituir. Para tanto, é fundamental o direito de livre expressão das
ideias, bem como o livre acesso à informação. Utilize a entrevista "Contra
dois inimigos sombrios" com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo,
publicada em Veja, para discutir com os alunos esses assuntos.
Leia mais
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Pergunte
à turma o que eles entendem por democracia. Veja se eles concordam com a ideia
de que ela se trata de uma grande harmonia na sociedade. Essa colocação é vaga,
para que os alunos tenham chance de colocar suas impressões sobre o assunto. A
partir das respostas da turma, explique que o ideal da democracia tem origem na
Grécia Antiga, mas que desde seu surgimento até nossos dias, sofreu grandes
mudanças em sua significação e na maneira como é posto em prática . A visão que
se tem hoje sobre esse conceito, de um valor estendido a todos os cidadãos, só
consolidou-se no Iluminismo. Se antes, todos eram considerados iguais porque
foram criados por Deus do mesmo modo, a partir desse período passaram a ser
considerados iguais por serem igualmente racionais. É isso que está por trás da Declaração
Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, redigida na França em 1789. No
seu artigo 11, ela afirma que "A livre comunicação das ideias e das
opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode,
portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos
desta liberdade nos termos previstos na lei". Esse texto serviu de base
para a Declaração Universal dos Direitos do Homem, adotada pela
Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1948.
A
democracia como valor só pode existir quando há a garantia da liberdade de
expressão e das opiniões dos indivíduos. Chame a atenção da turma para o fato
de que, havendo espaço para opiniões divergentes, ela não pode ser considerada
um acontecimento harmonioso. Pelo contrário: para o seu exercício pleno, é
preciso que haja embate entre diferentes pontos de vista.
Revela-se,
então, um aspecto já presente desde os gregos: é preciso saber ouvir as demais
opiniões, ponderá-las, expor as suas próprias, e com isso buscar-se um
consenso, que seja fruto desse embate fundamental entre diversas opiniões.
Assim, para o ideal de nossas sociedades, não há democracia onde não se tem
assegurada a liberdade de expressão.
Distribua
aos alunos uma cópia da entrevista com o Ministro das Comunicações Paulo
Bernardo, e peça que eles leiam o texto em casa, refletindo sobre ele a partir
do que foi exposto em sala de aula.
2ª etapa
2ª etapa
Esclareça
as dúvidas tenham surgido com a leitura do texto. Peça que eles reflitam sobre
a relação entre lei e liberdade de expressão. Dê algum tempo e peça que
compartilhem suas opiniões com a turma.
Explique
que, apesar de definirmos liberdade como a ausência de coação, isso não
significa falta de relação com as normas. As leis têm como obrigação assegurar
as liberdades individuais. Para ilustrar isso, mostre os seguintes incisos do
quinto artigo da Constituição Federal:
Artigo 5° da Constituição Federal
4 - é
livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato
9 - é
livre a expressão de atividade intelectual, artística, científica e de
comunicação, independente de censura ou licença
10 -
são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas,
assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de
sua violação
41 - a
lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades
fundamentais
Esses
trechos asseguram a livre expressão a todo cidadão, a ilegalidade de qualquer
forma de censura, e determinam que violações a esses princípios serão punidas
pela lei. Explique que, apesar disso, eles colocam contrapartidas a essa
liberdade: é preciso que os indivíduos sejam responsáveis por aquilo que
expressam.
Ressalte
que a Liberdade de Imprensa se encaixa nesses princípios. A diversidade de
opiniões dentro de uma democracia exige tanto um livre acesso a informações
(para que esses pontos de vista diferentes se formem), como também a
possibilidade dessas diversas opiniões serem comunicadas às demais pessoas sem
que haja nenhum tipo de censura.
Embora
o termo liberdade de imprensa tivesse antes o sentido restrito de liberdade aos
meios de informação impressa, hoje ele se estende a todos os meios de
comunicação e informação. Assim, enquanto a liberdade de expressão se refere a
todas as formas como os indivíduos se expressam - incluindo, por exemplo, as
artes -, a liberdade de imprensa é um caso específico dos veículos
jornalísticas. Ambas precisam ser garantidas em um regime democrático e o
controle das informações por parte do governo é indício de um Estado
ditatorial, no qual os direitos individuais são limitados.
É
importante expor que a possível regulação dos meios de comunicação implica não
na censura, mas na exigência de responsabilidade pelas informações que são
veiculadas.
Peça
aos alunos que elaborem em casa um texto opinativo com o tema "Liberdade
de opinião, liberdade de informação e democracia", incluindo nisso seus
pontos de vista e estabelecendo relações com o conteúdo lido e estudado.
Avaliação
A
avaliação deve ser feita pela consideração da participação dos alunos nos
debates em sala de aula e pela análise do texto elaborado. Procure observar,
durante a leitura, se eles entenderam a noção de democracia como valor e o
conflito que ela carrega por conta da oposição entre pontos de vista. Também
cheque se eles compreenderam a necessidade de livre acesso à informação para
que se formem diferentes opiniões e a eficiência na elaboração de seus
argumentos.
Igor Silva
Alves Mestre em filosofia pela USP
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