Luta não é briga
Discuta e pratique com os alunos os diferentes
princípios que embasam as lutas e mostre por que a violência não é parte desse
universo
Objetivos
- Identificar, demonstrar e explicar as modalidades de
luta presentes na comunidade (academias, centros esportivos, clubes etc.)
- Vivenciar as lutas com o maior número de colegas,
adaptando-as, se necessário, às condições disponíveis na escola
- Identificar as diferenças de desempenho pessoal nas lutas, compreendendo-as como fruto das características pessoais e/ou da experiência
- Identificar as diferenças de desempenho pessoal nas lutas, compreendendo-as como fruto das características pessoais e/ou da experiência
- Conhecer as especificidades que distinguem as lutas
vivenciadas (vestuário, ambiente de prática, organização, equipamentos,
graduação etc.), bem como a nomenclatura das técnicas e procedimentos
empregados
- Posicionar-se com relação às estratégias pessoais ou
coletivas adotadas durante a prática
- Mediante as vivências, observar as características
técnicas das lutas (equilíbrio, imobilização, contusão, golpes no chão ou em
pé, com o uso de membros superiores/inferiores, formas de finalização etc.)
- Compreender os processos históricos e princípios
filosóficos relacionados às modalidades estudadas, diferenciando-as de questões
alusivas a brigas e manifestações de violência.
Conteúdos
- Características das lutas e dos praticantes
- Princípios de confronto e oposição, classificação e
organização
- História e filosofia da modalidade
- História e filosofia da modalidade
Leia mais
Anos - Ensino Médio
Tempo
estimado - Cinco
aulas
Materiais necessários
- Folhas de papel pardo ou cartolina
- Livros, revistas e computadores com acesso à internet
- Cenas de filmes que mostrem diferentes tipos de luta
- Livros, revistas e computadores com acesso à internet
- Cenas de filmes que mostrem diferentes tipos de luta
Desenvolvimento
1ª etapa
Convide a turma a compartilhar seu conhecimento sobre
diferentes lutas. Registre as informações em uma folha de papel pardo de
maneira que possa ser vista por todos. Em seguida, verifique quem já possui
experiência ou conhece algum local de prática no entorno da escola. Proponha
uma visita em pequenos grupos aos locais mencionados com o objetivo de coletar
informações acerca da luta e de seus praticantes. Em conjunto com os alunos,
elabore um roteiro para essa visita de observação e estimule-os a filmarem as
lutas praticadas nos diferentes ambientes.
2ª etapa
Proponha aos alunos que compartilhem as informações coletadas em dois momentos. Primeiro, façam uma apresentação sobre características do vestuário utilizado em cada lista, ambientes de prática, organização, equipamentos utilizados, tipos de graduação, entre outros. Em uma segunda apresentação, podem ser abordados aspectos técnicos e táticos como equilíbrio, imobilização, contusão, golpes no chão ou em pé - com o uso de membros superiores e inferiores - e formas de finalização da luta. Tome nota desses dados para que também possam ser utilizados em outros momentos da atividade. Analise com os alunos os conteúdos apresentados e selecione, em conjunto com eles, duas ou três modalidades para serem praticadas e estudadas de forma mais aprofundada.
3ª etapa
Proponha diversas vivências das lutas selecionadas,
garantindo a alternância das duplas. Questione os alunos sobre a necessidade de
adaptar as lutas às condições de prática. Valorize a participação dos alunos
que já praticam alguma luta, fazendo perguntas sobre sua experiência e
solicitando que apoiem os colegas durante as vivências. Estimule o grupo a
comentar as estratégias utilizadas por eles durante a prática bem como as que
observaram nos outros colegas.
4ª etapa
Organize com os alunos uma pesquisa - utilizando
internet, livros ou revistas - para reunir outras informações a respeito das
lutas selecionadas pela turma: história, rituais e princípios filosóficos, além
da parte técnica. Conversem sobre a forma como os lutadores são apresentados na
mídia. Compare as impressões compartilhadas pelos alunos com as informações
obtidas durante a pesquisa. Recorrendo a filmes, textos ou pesquisas preparadas
com antecedência, apresente outros elementos que possam descontruir eventuais
representações estereotipadas ou distorcidas das lutas e de seus praticantes.
5ª etapa
Retome as vivências e estimule a incorporação das
técnicas pesquisadas, propondo a análise da gestualidade empregada pelos
colegas, além das dificuldades e facilidades encontradas na aplicação.
6ª etapa
Elabore coletivamente uma carta-convite para que um
lutador apresente em sua escola a modalidade que pratica e, depois, seja
entrevistado pela turma. De forma coletiva, construa um roteiro de perguntas,
atentando para aspectos da prática, dos praticantes e de possíveis
representações estereotipadas que envolvem a luta e os lutadores. Ao final da
entrevista, prepare com o convidado a apresentação de algumas vivências da
luta.
Avaliação
Divididos em grupos, peça aos alunos que relacionem as
principais "descobertas" realizadas durante o estudo das lutas,
justificando as escolhas feitas. Solicite que façam apresentações orais e
debatam as posições que surgirem.
Para saber
mais
NEIRA, Marcos
Garcia. A reflexão e a prática do ensino – Educação Física. São Paulo:
Blucher, 2011.
Marcos Garcia Neira
Professor de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP)
Professor de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP)
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