Anarquismo, socialismo e "black blocs"
Use as manifestações de junho de 2013 apresentar esses movimentos e
sua relação com os "black blocs"
Objetivos
- Compreender o conceito de Anarquismo
- Entender semelhanças e diferenças entre Anarquismo e Socialismo
- Compreender a apropriação das ideias anarquistas na
contemporaneidade
Conteúdo
Anarquismo
Anos Ensino Médio
Tempo estimado 4 aulas
Material necessário
- Cópias da reportagem "Os organizadores do caos",
publicada no site de Veja
- Cópias da crônica "O anarquista inofensivo", de Carlos
Heitor Cony, publicada na Folha de S. Paulo
- Cópias da reportagem "Máscara de V de Vingança vira alvo de
pirataria", publicada no site de Veja
- Cópias da reportagem "Conheça a estratégia ‘Black Bloc’, que
influencia protestos no Brasil", publicada pelo portal G1
- Projetor de imagens ou televisão para exibir o filme V de
Vingança (James McTeigue, 132 min., Warner, 11/4004-2050)
- Computadores com acesso a internet para pesquisas nos dicionários
Só História e Priberam
- Dicionários
Leia mais
Karl Marx, o filósofo da revolução
Revolução cubana, 50
O professor pode manifestar sua opinião político-partidária na
sala?
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece a aula discutindo com a turma sobre o que eles conhecem por
anarquia. Peça que eles pesquisem em dicionários o significado da palavra. O
dicionário online Priberam a define como:
anarquia s.f.
1. Falta de chefe.
2. [Figurado] Desordem, confusão (motivada por falta de direção).
3. [Política] Sociedade constituída sem governo.
Fonte: Dicionário Priberam
Explique a turma que as próximas aulas trataram do terceiro
significado. Em seguida, distribua
cópias da reportagem "Os organizadores do caos", publicada no site de
Veja. Leia o texto com a turma e, em seguida, questione-os sobre os usos que
fazem no cotidiano sobre a palavra anarquia: quais dos significados mostrados
anteriormente eles costumam usar? Conheciam os outros? Quais se aplicam ao
contexto da reportagem?
2ª etapa
Retome o significado político de anarquismo ("Sociedade
constituída sem governo", de acordo com o dicionário Priberam). Pergunte
se os alunos já ouviram falar de algum movimento conhecido como anarquista e se
conhecem seu funcionamento. Lembre-os de que a matéria do site de Veja faz
referência a manifestantes anarquistas. O que seria, então, esse movimento? O
que seus integrantes defendem?
Mostre à turma a definição de anarquista dada pelo dicionário Só
História:
Um pouco de teoria: definição de Anarquista
"Nome dado aos adeptos do anarquismo, ou seja, a uma das
muitas correntes baseadas no princípio do comunismo. O anarquismo prega uma
sociedade igualitária, com a eliminação de todas as formas de poder, como o
Estado. De maneira geral, os anarquistas colocam-se contra qualquer hierarquia,
defendendo uma sociedade libertária, constituída por iguais. Muitos dicionários
associam o termo à desordem, bagunça. Em parte, trata-se de uma classificação
ideológica, que acaba refletindo significados pejorativos atribuídos tanto ao
comunismo como ao anarquismo, ambos em confronto direto com o Estado liberal.
No Brasil, o anarquismo ganhou força em fins do século 19 e início do século
20, com a chegada dos imigrantes europeus - em especial dos italianos.
Anarquistas e anarco-sindicalistas foram tendências que marcaram o início do
movimento operário. Com grande influencia, as organizações anarquistas
estiveram presentes em vários acontecimentos, dentre eles as greves gerais de
1917 e 1918, que paralisaram cidades como São Paulo e Rio de Janeiro."
Fonte: Dicionário Só História
Explique, então, que o movimento surgiu no século 19, num contexto
de lutas políticas de contestação ao capitalismo. Conte que o anarquismo não
foi o único movimento político com esse objetivo e que, na verdade, os
anarquistas se colocaram em constante embate com outro desses movimentos, o
socialista, pela conquista dos "corações e mentes" da classe operária
europeia. Apresente então a definição de "socialismo" do dicionário
online Só História:
Um pouco de teoria: definição de Socialismo
"Conjunto de doutrinas econômicas, políticas e sociais
surgidas no século XIX em oposição às desigualdades sociais vigentes na
sociedade capitalista. Para os adeptos do socialismo, a causa fundamental das
desigualdades entre os indivíduos está na existência da propriedade privada,
sobretudo na propriedade privada dos meios de produção e de circulação das
riquezas (fábricas, terras, máquinas, bancos, empresas de comércio, etc.) Para
corrigir essa situação, os socialistas propunham inicialmente a transformação
da propriedade privada dos meios de produção e de circulação das riquezas em
propriedade coletiva de toda a sociedade. Entretanto, como conquistar a
igualdade social? Para alguns socialistas (chamados de reformistas), essa
conquista se daria por meio de reformas que modificassem pouco a pouco o
sistema capitalista. Esses socialistas davam particular importância à luta
eleitoral, pois achavam que, se conquistassem maioria nos parlamentos, poderiam
implementar suas reformas de modo pacífico e ordeiro. Para outra corrente de
socialistas, porém, a destruição da sociedade capitalista e a formação de uma
sociedade baseada na igualdade entre as pessoas só poderiam ser realizadas por
meio de uma revolução armada. Um dos grandes pensadores dessa corrente
revolucionária do socialismo foi o alemão Karl Marx (1818 - 1883), que fez a
crítica do capitalismo em livros como O capital."
Fonte: Dicionário Só História
Peça que os alunos listem as principais diferenças entre esses dois
movimentos. Enfatize a relação com o Estado presente em ambos: enquanto os
socialistas buscam conquistar o espaço do Estado para modificar a sociedade,
inclusive participando das disputas eleitorais, os anarquistas são totalmente
descrentes desse espaço, pregando sua plena destruição.
3ª etapa
Distribua cópias da reportagem "Máscara de 'V de Vingança'
vira alvo de pirataria", publicada no site de Veja. Pergunte aos alunos
sobre as manifestações ocorridas em junho de 2013: o que acharam? O que ouviram
falar? Chegaram a participar de alguma?
Em seguida, apresente dois trechos do filme V de Vingança. No
primeiro (entre 1h52min até 1h57min), o protagonista fala sobre como as ideias
sobrevivem à repressão violenta. No segundo (no intervalo entre 1h59min e 2h04min),
vê-se uma multidão de mascarados, inspirados pelas ideias do protagonista,
compactuarem com seus planos de destruição do Parlamento inglês.
A partir dessas cenas, discuta sobre a possibilidade de apropriação
das ideias anarquistas atualmente. Para isso, relembre algumas características
das recentes manifestações, como a falta de lideranças claramente identificadas
e o discurso de rejeição a governos e políticos. Será que alguns dos ideais
anarquistas estariam presentes nessas manifestações? Será que essa falta de
líderes confirmaria a fala do personagem do filme, de que as ideias são mais
importantes que as pessoas? Medie o debate. Lembre também que, por outro lado,
muitos cobravam uma participação mais efetiva do Estado em assuntos como
Educação e Saúde, o que entraria em choque com a defesa anarquista de
destruição do aparato estatal.
4ª etapa
Divida a turma em dois grupos, que deverão refletir sobre a relação
entre os grupos "Black Blocs" e o anarquismo. Oriente o primeiro
grupo a defender essa estratégia e, para isso, indique a reportagem
"Conheça a estratégia ‘Black Bloc’, que influencia protestos no
Brasil", publicada pelo portal G1.
O segundo grupo deverá contestar a atuação violenta dos "Black
Blocs", mostrando que podem existir outras formas de apropriação das
ideias anarquistas na contemporaneidade. Para que iniciem a discussão,
distribua cópias da crônica "O anarquista inofensivo" de Carlos
Heitor Cony, publicada na Folha de S. Paulo.
Estimule o debate entre os dois lados, buscando uma concepção
crítica, mas não preconceituosa sobre o tema.
Avaliação
Peça que, ao final do debate, cada aluno elabore uma lista com os
principais pontos levantados por cada grupo e, em seguida, escrevam um
texto-síntese sobre o debate, explicitando os conceitos utilizados em aula e se
posicionando a favor ou contra os "black blocs". Na leitura do texto,
observe a apropriação dos conceitos de Anarquismo e Socialismo e a capacidade
dos estudantes de relacioná-las a movimentos contemporâneos.
Wallace Andrioli
Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense
(UFF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário