Quem controla os EUA?
Analise o impacto do uso da
espionagem pelo governo norte-americano na geopolítica do mundo contemporâneo e
discuta o conceito de hegemonia
Objetivos
- Aplicar o conceito de
ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações
- Identificar, definir e
classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem
mundial
- Analisar as raízes
histórico-geográficas do conceito de geopolítica
- Analisar situações
representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas
potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente
Conteúdos
- O papel dos Estados
Unidos da América e a nova "desordem" mundial
- Conflitos regionais e os
deserdados da nova ordem mundial
Anos Ensino Médio
Tempo estimado Três ou quatro aulas
Material necessário
- Cópias da reportagem
"O Brasil não é o nosso alvo" (Veja, 11 de setembro 2013,2338)
- Cópias da reportagem
"Brasil é um grande alvo, diz jornalista sobre vigilância dos EUA,"
disponível aqui
- Cópias da parte II do
texto de Helio Jaguaribe "Mercosul e a nova ordem mundial",
disponível aqui
- Computadores com acesso à
internet para atividades de pesquisa e elaboração de apresentação em Power
Point.
Como alternativa à
apresentação de slides, os alunos podem produzir cartazes. Para isso será
necessário:
- Papel cartão, cartolina
ou color 7
- Lápis e borracha
- Canetas e canetões
coloridos
- Lápis de cor
Introdução
A reportagem de Veja sobre
o escândalo de espionagem norte-americana é uma boa oportunidade para debater
as atuais relações internacionais com a turma: a posição dos EUA e sua
hegemonia na configuração da atual ordem mundial e a resistência de alguns
países para manter o respeito a sua soberania nacional.
Esse é um bom ponto de
partida para discutir com seus alunos o que entendemos por ordem mundial.
Leia mais
Plano de aula |Nova ordem
mundial?
Plano de aula | A
disseminação do antiamericanismo e a Guerra ao Terror
Reportagem | Antonio
Gramsci, um apóstolo da emancipação das massas
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece perguntando aos
alunos se eles acompanharam as notícias sobre o escândalo de espionagem dos EUA
no Brasil.
Apresente para a turma
algumas reportagens veiculadas na TV, como por exemplo:
"PF e Anatel investigam casos de
espionagem", Rede Bandeirantes, disponível aqui;
"EUA não responderão publicamente a
Brasil", Rede Bandeirantes, disponível aqui;
"Espionagem viola soberania e
direitos humanos", TV NBR, disponível aqui;
"EUA espionam por vantagens
comerciais", TV UOL, disponível aqui;
Durante a exibição das reportagens,
peça aos alunos que identifiquem e anotem no caderno palavras-chave sobre o
desrespeito à soberania nacional brasileira e a tentativa de hegemonia dos
Estados Unidos no cenário mundial.
Compartilhe as principais
ideias sugeridas por eles anotando-as no quadro. Separe os alunos em grupos (em
trios ou quartetos) e peça uma pesquisa para a aula seguinte sobre o conceito
de ordem mundial e geopolítica. Reforce a necessidade de incluir a fonte de
pesquisa e oriente os alunos sobre os locais onde ela deverá ser feita
(enciclopédias virtuais, livros, jornais e revistas ou páginas na internet).
2ª etapa
Recolha as pesquisas dos
grupos, solicitadas na aula anterior, e organize na lousa um esquema com as
diferentes formas atuais da ordem mundial: UNIPOLAR, MULTIPOLAR e acrescente um
novo modelo, defendido por Samuel Huntington, chamado de
"UNIMULTIPOLARIDADE", citado no texto, de Helio Jaguaribe,
"Mercosul e a nova ordem mundial".
Aproveite para comentar que
não é possível entender todos esses acontecimentos sem fazer uma retomada
histórica sobre a ordem mundial e, por isso, há necessidade da leitura de um
texto complementar.
Explique que a presença
hegemônica dos EUA na nova ordem mundial não é aceita com tranquilidade pelas
outras nações mundiais como, por exemplo, o Brasil.
Destaque que o aumento
progressivo da presença dos EUA tem sido alvo de inúmeras críticas e movimentos
de resistência no próprio país (como o movimento Ocupe Wall Street) e no
exterior, como a repercussão, em diversos países, do esquema de espionagem
mundial e a questão da Síria.
Reúna os alunos em grupos
(pode repetir o mesmo grupo ou separar em novos grupos para fomentar a
socialização entre eles) e distribua cópias da segunda parte do texto de Helio
Jaguaribe para aprofundar a análise.
Prepare algumas perguntas
norteadores sobre determinados pontos do texto, destacando os objetivos do
estudo:
- o conceito de ordem
mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações;
- identificar, definir e
classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem
mundial;
- exemplificar situações
representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas
potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente e os movimentos
de resistência.
Dependendo do ritmo da
turma durante a aula, a entrega das questões poderá ser para a aula seguinte.
3ª etapa
Devolva as pesquisas
corrigidas e comentadas e retome as questões propostas na aula anterior. Peça
que os alunos leiam as respostas e comente rapidamente cada uma, socializando
os conhecimentos com toda a turma e esclarecendo dúvidas e equívocos. Peça que os
alunos comentem os temas desenvolvidos na pesquisa e recolha as questões
escritas para correção.
Proponha uma grande
brincadeira para fazer a leitura de duas reportagens: uma leitura dialogada e
dramatizada.
Divida a sala em duplas e
entregue a cada uma cópia da reportagem "Brasil é um grande alvo, diz
jornalista sobre vigilância dos EUA", do portal G1, e da entrevista do
diplomata norte-americano, intitulada "O Brasil não é o nosso alvo"
(Veja, 11 de setembro 2013, 2338). Destaque para os alunos os título
antagônicos das duas reportagens.
Peça a ajuda de diferentes
voluntários para que leiam com entonação (como se eles estivessem perguntando e
respondendo) as perguntas e outros as respostas. Para cada questão, destaque os
elementos principais das perguntas e das respostas.
Conclua a aula com um
debate sobre as duas entrevistas e seus diferentes pontos de vista. Para
encerrar, reforce como esse acontecimento desperta em outros povos e países um
forte sentimento de repúdio e desconfiança.
Peça para os alunos
elaborarem, individualmente, um pequeno texto argumentativo. O texto deve
apresentar os diferentes pontos de vista defendidos nas entrevistas e ser
concluído com opinião do aluno. Informe-os que, como conclusão, eles deverão
fazer um trabalho em grupo preparando uma apresentação em Power Point ou em
cartazes.
4ª etapa
Devolva as questões
respondidas na 2ª etapa corrigidas e comentadas. Elas servirão como material de
apoio para a elaboração da apresentação ou do cartaz. Peça que os alunos formem
novos grupos para a realização desta última atividade.
Avaliação
Solicite que os grupos
preparem uma apresentação em Power Point (se for possível) ou cartazes com
esquemas sobre os temas desenvolvidos em aula.
Escreva na lousa os temas e
faça um sorteio entre os grupos. Destaque na lousa os critérios exigidos na
apresentação virtual ou nos cartazes que serão avaliados.
Os slides ou cartazes
deverão conter o título com a ideia principal em destaque com letras
maiúsculas. As ideias secundárias devem aparecer com pouco texto e mais
palavras chave. Lembre-os que o esquema deve ser bastante objetivo: a ordem das
ideias e a sequência dos fatos são importantes. Incentive-os a usar a
criatividade no uso ícones pictóricos, cores, caixas de texto e imagens.
Depois de corrigido,
disponibilize as apresentações no site da escola ou monte um painel com os
cartazes para ser exposto em um espaço especial da escola.
Também é possível combinar
com o professor de Língua Portuguesa e avaliar o texto dissertativo escrito na
3ª aula. Cada professor fará seus próprios destaques e comentários. Desta forma
o aluno perceberá como as diferentes disciplinas interagem para um mesmo
objetivo.
Consultoria Adriana Gallão
Especialista em ensino de
Geografia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e
professora de Ensino Fundamental e Médio
Nenhum comentário:
Postar um comentário