O que acontece no
organismo humano quando falta oxigênio?
Explique o funcionamento do sistema respiratório e as sequelas
decorrentes da falta de oxigenação durante o parto
Diagrama explicativo do sistema respiratório humano.
Objetivos
- Identificar as principais características da respiração humana
- Estudar as principais funções vitais, em especial do organismo
humano
Conteúdo Fisiologia Animal
Tempo estimado Duas aulas
Material necessário
- Computadores com acesso à internet
- Cópias da reportagem "A gravidez não precisa ser um
parto" (Veja , 4 de setembro de 2013, 2338)
- Projetor de imagens
- Garrafas plásticas
- Bexigas
- Rolhas
- Elásticos
- Tubos em formato de "Y" (pode ser feito com três
canudos colados)
- Fita adesiva
Anos Ensino Médio
Tempo estimado Três aulas
Introdução
A reportagem "A gravidez não precisa ser um parto",
publicada em Veja, traz a oportunidade de estudar as funções vitais do
organismo humano. Você, professor, pode aproveitar esse plano de aula para
trabalhar os riscos do parto domiciliar e aprofundar o estudo do sistema
respiratório e suas principais características.
Plano de aula
O funcionamento do sistema respiratório
Explique os efeitos do ar sujo em nosso aparelho respiratório
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula conversando com os alunos sobre as funções vitais do
organismo humano. Pergunte à classe quais são as funções vitais que todos nós
desenvolvemos ao longo dos nove meses de gestação. Após ouvir as respostas dos
alunos, distribua cópias da reportagem de Veja e faça uma leitura dirigida do
texto. Aproveite a reportagem, que fala sobre as dúvidas das pessoas em relação
ao que pode e não pode ser feito durante o período da gravidez, e estude com a
turma o desenvolvimento de cada uma das funções vitais do feto.
Deixe claro à turma que as principais funções vitais humanas são
digestão, respiração, circulação, excreção, sistemas nervoso e hormonal e de
reprodução. Pergunte se eles sabem quando cada uma dessas funções começa a se
desenvolver no embrião. Diga a eles que o desenvolvimento embrionário humano
começa logo após o momento da fecundação do óvulo pelo espermatozóide. A
diferenciação celular que dará origem aos diferentes sistemas ocorre por meio
dos três folhetos embrionários: a endoderme, a mesoderme e a ectoderme. Cada um
deles é responsável pelo desenvolvimento das células que formarão os órgãos e
os tecidos do corpo.
A partir da terceira semana de gestação, o embrião já passa a ser
chamado de feto porque já adquire características humanas, com o início da
formação dos principais órgãos dos sistemas digestório, nervoso e circulatório.
2ª etapa
Construa junto com a turma um quadro que sintetize a origem, no
tecido embrionário, dos principias sistemas do corpo:
Tabela sobre as funções dos tecidos do embrião humano. Crédito:
André Menezes
Destaque que o sistema respiratório é formado a partir da terceira
semana, mas os pulmões ainda não estão completamente prontos. Somente no oitavo
mês de gestação eles estarão maduros para enfrentar e sobreviver à vida
extrauterina.
Retome a reportagem para abordar as características do sistema
respiratório e o risco de ocorrer falta de oxigênação durante o parto. Pergunte
também se eles conhecem alguém que já tenha tido bebê em casa. Esclareça que
esse tipo de procedimento oferece riscos de morte, tanto para a mãe como para o
próprio bebê. Alguns dos principais riscos do parto - e que aumentam quando ele
é feito em casa - são sangramento excessivo e a falta de oxigenação. O primeiro
pode causar a morte da mãe, e o segundo, a da criança.
A falta de oxigenação no cérebro pode deixar sequelas, que se
estendem desde problemas de memória até dificuldades com locomoção, coordenação
motora e equilíbrio. Complicações mais graves podem causar a permanência em
estado vegetativo e ou até mesmo a morte.
A respiração é um processo que ocorre automaticamente, razão pela
qual raramente paramos para pensar nela. Ela tem, basicamente, duas funções: a
oxigenação das células e a eliminação do gás carbônico de nosso corpo.
Mas o que ocorre com o nosso corpo quando paramos de respirar?
Esclareça que sem oxigênio não há metabolismo e as células morrem. Porém, não é
a falta de oxigênio o maior problema e, sim, o excesso de gás carbônico no
sangue. Isso porque o excesso de gás carbônico causa acidose. Quando se torna
mais ácido, o sangue interfere em todas as células do corpo porque o equilíbrio
entre as concentrações de oxigênio e gás carbônico (homeostase) foi alterado.
A falta de oxigenação durante o parto pode ser causada por vários
fatores mecânicos, como a má posição fetal, desproporção pélvica da mãe ou a passagem dos ombros ou nádegas do bebê
antes da cabeça. Por isso, é recomendado que o parto seja acompanhado por um
profissional da saúde (médico ou enfermeiro) que, em situações de emergência
médica, possa tentar reverter o caso.
Para finalizar essa etapa, solicite que os alunos façam uma
redação, em aula, sobre o seguinte tema: Sistema respiratório: o que acontece
no organismo humano quando falta oxigênio? Explique para a turma que a
sequencia da atividade envolverá a construção de um modelo didático sobre o
sistema respiratório.
3ªetapa
Inicie a aula fazendo uma discussão sobre as redações dos alunos.
Você pode investigar, por meio da leitura prévia do texto, o que eles sabem a
respeito da falta de oxigenação e sua consequências e promover a socialização
desses conhecimentos.
Após a discussão, divida a turma em grupos e peça que produzam
modelos didáticos do sistema respiratório. Nesse modelo deverá estar indicada a
trajetória do ar no corpo humano, desde sua passagem pelas fossas nasais até a
chegada aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. Uma boa alternativa para
enriquecer a atividade é sugerir que os alunos produzam vídeos que mostrem o
processo de elaboração dos modelos.
Modelo de sistema respiratório. Crédito: Robles/Pingado
Avaliação
Utilize como critérios de avaliação a participação em sala de aula,
a pesquisa e a produção textual dos alunos e a elaboração dos modelos
didáticos. Avalie também a criatividade na produção dos vídeos e apresentação
dos resultados para a turma.
Consultoria Micheli Bordoli Amestoy
Bióloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências:
Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisadora
do Observatório de Educação-UFSM
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-biologia-acontece-organismo-humano-quando-falta-oxigenio-752129.shtml
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