As diferenças e semelhanças entre o basquete e o streetball
Contextualize o surgimento
da modalidade dentro da cultura hip-hop e proporcione à turma uma ampla
vivência de suas práticas
Objetivo
Conhecer e vivenciar o streetball, identificando semelhanças e
diferenças com o basquetebol de quadra
Material necessário
- Cópias da reportagem "Esse tumorzinho pegou o cara
errado" (Veja , 4 de setembro de 2013, 2338)
- Computador
- Projetor de imagens
- Bolas de basquete e coletes
Anos Ensino Médio
Tempo estimado Três a quatro aulas
Reportagem
Basquete
O grafite das ruas agora também está na escola
O que é o fundamento bandeja?
Desenvolvimento
1ª etapa
Com base na entrevista com
o ídolo brasileiro do basquete Oscar Schmidt, faça um levantamento com a turma
sobre seus conhecimentos a respeito da modalidade. Em seguida, pergunte se os
alunos conhecem uma variação desse esporte chamada streetball. Proponha que
eles pesquisem na internet informações sobre a história do streetball,
enfatizando sua origem e evolução. Oriente a turma a realizar a pesquisa em
fontes confiáveis e estimule-os a compartilhar as informações acessadas e
selecionar aquelas que julgarem mais relevantes.
Explique à turma que o
surgimento do jogo está inserido no contexto das manifestações da cultura
hip-hop, movimento que valoriza as expressões artísticas vinculadas à cultura
de rua de bairros negros de Nova Iorque, surgido no final dos anos 1970, que
tem entre seus pilares o rap, o break e o grafite, mas engloba uma série de
outras manifestações.
Elementos da cultura hip hop e seus principais atores:
·
Rap (música):
manifestação artístico-cultural caracterizada por discurso rítmico que envolve
rima, poesia e, geralmente, protestos, reivindicações e críticas políticas e
sociais. Estes cantores/compositores são chamados de rappers;.
·
DJ (Disk Jóckey):
responsável pelos efeitos sonoros e mixagens que acompanham o rap;
·
MC (Mestre de
Cerimônia): elabora a programação e apresenta as atrações artísticas e
esportivas do evento;
·
Beat boxer:
responsável por produzir sons e ritmos com a boca, criando um pano de fundo
musical;
·
Break (dança): dança
de rua de estilo livre que requer muita agilidade, força e coordenação, além de
criatividade, ritmo e sincronia. Em inglês, o breakdance é um dos estilos mais
difundidos de streetdance. As apresentações são uma possibilidade em intervalos
de torneios de streetball e os dançarinos são chamados B-boys.
·
Grafite (Artes
pláticas): outra manifestação artístico-cultural, cujo expoente é chamado
grafiteiro. Caracteriza-se pela inscrição de palavras, frases e/ou ilustrações,
normalmente de conteúdo crítico ou reivindicatório, em paredes. É interessante
estimular que os alunos pesquisem as diferenças entre grafite e pichação e que
se promova um diálogo sobre a fronteira tênue entre o que é uma manifestação
artística e o que representa vandalismo e poluição visual.
·
Streetball
(Esporte): jogo de basquete adaptado ao espaço e à realidade das ruas.
Confronta a regra tradicional da modalidade praticada em quadra como mais uma
possibilidade de prática inovadora e com forte potencial de difusão e
massificação do jogo. Até mesmo a FIBA (Federação Internacional de Basketball)
reconheceu a força do streetball, regulamentando o jogo e promovendo eventos
pelo mundo todo. O jogador de streetball é conhecido, em inglês, como
streetballer. No Brasil, o termo mais comum entre as turmas que costumam se
reunir para jogar em praças e parques é basqueteiro.
Divida a turma em grupos
para pesquisar o tema, de acordo com as seguintes questões orientadoras:
1)
Quando, onde e como
surgiu o streetball?
2)
Qual era o contexto
social, político e econômico da época?
3)
Qual foi o impacto
sociocultural do surgimento do streetball?
4)
Qual a relação do
streetball com o movimento hip-hop?
5)
Quais são as
manifestações artísticas, culturais, esportivas e políticas presentes no
hip-hop?
6)
Quais são as
principais regras do streetball? Quais as principais diferenças entre o
streetball e o basquetebol de quadra?
Combine com esses grupos
como será a aula em que eles apresentarão os resultados da pesquisa,
estipulando tempo e recomendando que eles planejem a forma de compartilhar as
informações com os colegas.
É importante que você,
professor, se envolva fortemente nesta etapa de pesquisa, motivando-se ao mesmo
tempo em que estimula a turma.
2ª etapa
Depois de traçado este
panorama sobre a cultura hip-hop e o streetball, pergunte aos alunos se eles já
praticaram ou conhecem as regras do esporte. Peça para que eles citem as
semelhanças e diferenças com o basquetebol. Em seguida, apresente as regras do
jogo aos alunos. Você pode consultá-las no site da Federação Internacional de
Basquetebol (FIBA), em uma atividade conjunta de tradução com o professor de
inglês, ou consultar algumas versões em português (veja aqui).
Conte para a moçada que,
além das diferentes regras em relação ao basquete de quadra, o streetball ainda
possui jogadas específicas, marcadas por suas características acrobáticas. São
elas:
·
Crossover: principal
jogada do Street (como é chamado o streetball pelos mais íntimos), o crossover
é um corte normal para uma infiltração em direção à cesta, como no basquete de
quadra, só que com maior impulso. Seu principal objetivo é o desequilíbrio da
defesa.
·
Caneta: jogada
característica do futebol, em que o jogador joga a bola entre as pernas do
adversário.
·
Hurricane: driblar
ou bater bolar a bola de trás para frente entre as pernas, trocando-a de mão. O
balanço da jogada faz com que ela pareça uma dança.
·
Hypnotize: bater a
bola por trás das pernas, então, jogá-la por trás de suas costas e por cima de
seu adversário, e finja continuar a bater a bola.
·
Freestyles com as
mãos: chamadas handles ou moves, de forma menos competitiva e mais lenta, criam
movimentos diferentes, acrobacias e desafiam o oponente.
No site da FIBA e no
Youtube você pode encontrar vídeos sobre as regras e as jogadas apresentadas.
3ª etapa
Organize a turma em trios e dê uma bola de basquete para cada
grupo. Proponha que cada integrante reproduza movimentos pesquisados ou crie
novos movimentos para driblar, passar ou arremessar a bola. Quem faz o
movimento, passa a bola para que outro integrante do grupo tente fazê-lo.
Ainda em trios, coloque-os
para jogar 3x3 em meia quadra. Combinem as regras e incentive que os estudantes
utilizem os movimentos que aprenderam. É possível estipular um tempo ou placar
para encerrar as partidas para que haja um revezamento constante das equipes em
quadra, como cinco minutos ou 10 pontos. Caso seja mais interessante e adequado
à sua turma, faça jogos 4x4 ou 5x5, para manter mais alunos em atividade ao
mesmo tempo.
Outra possibilidade é criar
outras duas estações para desafios de música e dança, com a criação de músicas
e coreografias, de acordo com os princípios de paz, alegria e diversão
inerentes à cultura hip-hop.
Ao final da atividade,
conduza uma sessão de alongamento para o relaxamento da turma e a eliminação de
toxinas (como o ácido lático) que se acumulam nos músculos após atividade
física prolongada, causando cãibras.
Avaliação
Utilize como critérios de
avaliação a participação dos alunos em todas as atividades propostas,
observando, em cada uma delas, se os alunos foram capazes de acessar variadas
fontes para pesquisa, interpretar as informações pesquisadas e produzir uma
síntese com base no conteúdo pesquisado. Verifique ainda se houve apropriação
dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das atividades e se os alunos
conseguiram expressá-las por meio das apresentações e dos jogos.
Consultoria Fabiana
Pinheiro Pereira
Graduada em Esporte pela
Universidade de São Paulo (USP), educadora de Basquetebol da Associação Esporte
Solidário e árbitra da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA)
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/diferencas-semelhancas-basquete-streetball-752083.shtml
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