Como a expectativa de vida influencia na economia?
Discuta as consequências do
"envelhecimento" da população sobre o setor de Previdência Social
Objetivos
- Entender a evolução da
estrutura etária da população brasileira;
- Identificar as
transformações demográficas por meio da leitura de gráficos;
- Entender o que é
previdência social e o que significam as mudanças propostas pelo Estado em seu
funcionamento
Conteúdos
- Transição demográfica brasileira
- Expectativa de vida e estrutura etária
- Pirâmide etária da população
- Envelhecimento da população brasileira
- Reorganização ou reforma da previdência social
Tempo estimado Duas aulas
Material necessário
- Computador com acesso à internet
- Retroprojetor ou data show
- Cópias da entrevista "Uma retomada movida a gás" (VEJA 2342, 9 de outubro de 2013)
- Cópias do texto "As alternativas para a Previdência Social do Brasil"
- Cópias do artigo "Reforma e contra-reforma da Previdência Social no Brasil de hoje"
Introdução
Entre as principais
mudanças populacionais que estamos vivenciando nesse início de século, está o
aumento da expectativa de vida entre os chamados países emergentes, como é o
caso do Brasil. O aumento da expectativa de vida significa um crescente aumento
na proporção de idosos sobre o total da população. Esse fato impõe uma série de
desafios ao Estado brasileiro, sobretudo de ordem econômica, especificamente no
que tange o sistema de previdência social do país. Trabalhe esse tema com os
alunos, focando as questões relacionadas a essa nova realidade demográfica e a
como o Estado vem pensando a reorganização de seu sistema de previdência
social.
Desenvolvimento
1ª etapa
Comente com os alunos que,
nos próximos anos, a população brasileira terá uma proporção de idosos sem
precedentes em sua história e que esse tema será abordado nas próximas aulas.
Em seguida, mostre os gráficos abaixo e pergunte se eles conseguem imaginar a
relação entre eles e o tema que será abordado.
O primeiro trata da
expectativa de vida, um dos fatores responsáveis por esse envelhecimento da
população. Por conta de mudanças nas condições sociais e econômicas da maioria
da população, tem aumentado o número médio de anos que um cidadão brasileiro
vive nas últimas décadas.
Aumento da expectativa de
vida no Brasil
Quantidade média de
anos que um cidadão brasileiro vive
Fonte Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE)
Explique que essa evolução na expectativa de vida deve-se, sobretudo, à passagem de uma população, que até a década de 1960, era predominantemente rural, para uma população de maioria urbana. A vida nas cidades garantiu um acesso a melhores condições médico-sanitárias e de trabalho o que proporcionou uma maior longevidade aos brasileiros.
O segundo gráfico mostra um
fenômeno concomitante a esse processo: a diminuição da taxa de fecundidade. E o
que isso significa? Esse indicador se refere à média do número de filhos das
mulheres em idade reprodutiva. Quando alta, indica que a população do país em
questão é jovem e seu declínio, portanto, mostra que a população encontra-se em
transição para o envelhecimento.
Taxa de fecundidade da
mulher brasileira
Número médio de filhos concebidos por cada mulher brasileira
Número médio de filhos concebidos por cada mulher brasileira
Fonte Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE)
Essas mudanças no comportamento da população brasileira acarretaram transformações em sua estrutura etária, a distribuição dos habitantes de acordo com sua faixa etária e sexo. Em geral, divide-se a população em três grupos: jovens (entre 0 e 19 anos), adultos (entre 20 e 59 anos) e os idosos (a partir dos 60 anos). Após apresentar essa classificação adotada pelo IBGE, questione os alunos: vocês consideram alguém com 60 anos ou mais idoso? Peça para expliquem seus pontos de vista sobre o que entendem pelos seguintes termos: idoso, velhice, terceira idade, melhor idade e maturidade, como formas de se referir a este estágio de vida.
Mostre que uma forma gráfica eficiente de visualizarmos a estrutura etária de uma população é por meio da chamada pirâmide etária, um gráfico de barras composto que exibe os dados por idade para homens e mulheres. Exiba para turma em um projetor a sequencia de pirâmides etárias a seguir.
Explique para a turma que a
na pirâmide etária temos os grupos etários divididos por cores e no interior de
cada grupo, barras com sub-faixas etárias. Mostre que podemos dividir a
pirâmide em três partes: a base, composta pelo grupo de jovens (0 a 19 anos), o
corpo, composto pelo grupo de adultos (20 a 59 anos) e o ápice, composto pelo
grupo de idosos (60 anos ou mais). Com base na análise da evolução destas
partes das pirâmides etárias, explique para a turma que:
- A base da
pirâmide etária brasileira ainda pode ser considera larga, se comparada a de
outros países do mundo. Isso mostra que a proporção de jovens e crianças é
numerosa em nosso país. Crianças precisam ir a escola ou as creches e também
precisam de atendimento médico adequado. Isso quer dizer que o governo precisa
criar mais escolas e universidades, e melhorar o atendimento nos postos de
saúde. Além disso, existem os jovens, que muitas vezes começam a trabalhar bem
cedo para ajudar no sustento da família. Esses jovens precisam de incentivos,
para que não deixem que o trabalho prejudique os estudos. No Brasil, atualmente,
os setores de saúde e alimentação não recebem a quantidade suficiente de
recursos e muitos adolescentes e crianças não frequentam a escola e vivem em
condições precárias de saúde e alimentação.
- O corpo, ou seja, a parte intermediária da
pirâmide mostra que a população adulta diminui gradativamente, conforme vão
aumentando as faixas de idade. A população adulta é essencial para um país,
pois é a parte da população economicamente ativa, ou seja, a parte que trabalha
e produz riquezas para o país. Com o aumento da população adulta, podemos
concluir que será necessária a maior oferta de emprego.
- O ápice, a parte superior da pirâmide ainda
indica uma proporção menor de idosos sobre o total da população brasileira,
cerca de 10% da população absoluta (população total) do país. Porém, o aumento
na proporção desse grupo etário revela que o país deve melhorar a assistência
aos idosos, como programas de saúde, medicamentos, assistência hospitalar,
assim como repensar seu plano de aposentadorias.
Divida a turma em pequenos
grupos e peça para que os alunos analisem o processo de transformação etária da
população brasileira, apresentado por meio da sequencia de pirâmides etárias.
Oriente a turma a anotar no caderno o que conseguiram perceber em relação à
evolução da participação de cada grupo etário (jovens, adultos e idosos) no
total da população brasileira.
2ª etapa
Resgate a análise da
evolução da estrutura etária brasileira, realizada pelos grupos no final da
aula anterior. Peça aos alunos para expor as principais mudanças identificadas.
Busque destacar que, ainda que a população brasileira tenha como uma
característica marcante a grande quantidade de jovens e de adultos, é notório o
rápido crescimento da proporção de idosos.
Explique que, segundo
alguns especialistas, o aumento na proporção de idosos de um país tem impactos
importantes sobre a sua economia. Entre os impactos de maior alcance, está
aquele relacionado ao fundo de aposentadoria, ou, como é denominado no Brasil,
à Previdência Social. Peça para que leiam, silenciosamente, o texto da
entrevista "Uma retomada movida a gás", publicada em Veja.
Em seguida identifique se a
turma sabe o que é Previdência Social. Se necessário, reforce o conceito.
*Um pouco de teoria: O que é a Previdência Social?
A Previdência Social,
gerida pelo Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), uma autarquia
governamental, além de ser um fundo, também é um seguro social controlado cujo
objetivo é prover o cidadão trabalhador de condições de subsistência, caso ele
esteja impedido de trabalhar. A Previdência Social concede benefícios, ou seja,
rendas ao trabalhador ou à sua família em caso de doença, acidente, gravidez,
prisão, morte ou velhice.
O recurso necessário para que a Previdência Social possa conceder tais benefícios advém das contribuições feitas pelos trabalhadores autônomos e das empresas. Ou seja, aqueles trabalhadores que estão trabalhando contribuem para um fundo que beneficia aqueles que estão recebendo, isto é, que estão aposentados.
O recurso necessário para que a Previdência Social possa conceder tais benefícios advém das contribuições feitas pelos trabalhadores autônomos e das empresas. Ou seja, aqueles trabalhadores que estão trabalhando contribuem para um fundo que beneficia aqueles que estão recebendo, isto é, que estão aposentados.
Mostre que o dinheiro para
pagar os benefícios aos aposentados depende exclusivamente da relação entre
quem está trabalhando e recolhendo aos cofres do INSS sua contribuição, e os
que recebem porque já se aposentaram. No caso do aumento da expectativa de vida
e de uma ampliação da proporção de idosos e de uma maior longevidade da
população, teríamos um "desequilíbrio" entre o valor que entra e o
valor que sai das contas do INSS. Por isso, nos últimos anos o governo vem
buscando estabelecer novas regras para mudar a fórmula que regula o cálculo da
aposentadoria. Uma delas seria usar o fator previdenciário, que leva em conta o
valor e o tempo de contribuição, a idade do trabalhador e a expectativa de
sobrevida. É o que tem sido chamado de Reforma da Previdência. Peça que eles
leiam o texto "As
alternativas para a Previdência Social do Brasil."
Exponha para os alunos que,
da mesma forma que alguns especialistas apontam a necessidade de levar a cabo a
chamada reforma previdenciária, outros economistas e cientistas sociais tecem
críticas contundentes ao modelo que o Estado brasileiro deseja adotar. Sugira
aos alunos que leiam o artigo "Reforma e contrarreforma da Previdência Social no Brasil de
hoje."
Para finalizar a aula, peça para que produzam um texto, apontando, com base nos textos lidos, um rol de argumentos a favor e outro com argumentos contra a chamada Reforma da Previdência Social no Brasil. Peça para que reflitam sobre esse problema, e que proponham no texto, medidas possíveis para resolver essa questão.
Para finalizar a aula, peça para que produzam um texto, apontando, com base nos textos lidos, um rol de argumentos a favor e outro com argumentos contra a chamada Reforma da Previdência Social no Brasil. Peça para que reflitam sobre esse problema, e que proponham no texto, medidas possíveis para resolver essa questão.
Avaliação
Observe a participação dos
alunos, averiguando o nível de interesse dos mesmos nas discussões
desenvolvidas em cada aula e o espírito colaborativo de cada integrante no
desenvolvimento das tarefas em grupo.
Avalie o desempenho da turma,
de forma individual e em grupo, nas atividades de análise dos gráficos,
realizada na primeira aula. Busque aferir se os alunos conseguiram incorporar
as ideias e os conceitos trabalhados na sua exposição e nos artigos lidos
propostos na segunda aula, por meio da produção de texto individual final.
Consultoria Levon Boligian
Professor de metodologia do ensino de Geografia e autor de livros didáticos
Professor de metodologia do ensino de Geografia e autor de livros didáticos
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-como-expectativa-vida-influencia-economia-756425.shtml
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