Qual a relação entre gelo e atrito?
Aproveite as Olimpíadas
de Inverno para discutir com os alunos as transformações da matéria e a relação
entre gelo e atrito
Objetivos
Medir o coeficiente de atrito estático entre
dois materiais
Relacionar o derretimento do gelo com a redução
do atrito
Identificar a pressão como fator que influencia
o derretimento do gelo
Conteúdos
Força resultante
Plano inclinado
Força de atrito estático
Mudanças de estado físico
Anos 1º ou 2º anos do Ensino Médio
Tempo estimado 5 aulas
Materiais necessários
Cubos
de gelo
Caixa de isopor ou sacola térmica
Sal
Réguas e placas de diferentes materiais (plástico, madeira, aço)
Caixa de fósforo ou material de medidas semelhantes
Moedas ou arruelas finas
Cópias da reportagem "A ciência que vem do frio" (VEJA 2358, 05 de fevereiro de 2014)
Caixa de isopor ou sacola térmica
Sal
Réguas e placas de diferentes materiais (plástico, madeira, aço)
Caixa de fósforo ou material de medidas semelhantes
Moedas ou arruelas finas
Cópias da reportagem "A ciência que vem do frio" (VEJA 2358, 05 de fevereiro de 2014)
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Desenvolvimento
1º etapa
Faça cubos de gelo com formato e tamanho
semelhantes. Para conservá-los por mais tempo, coloque-os na caixa térmica
envolvidos em uma mistura de gelo e sal.
Pergunte o que os alunos entendem por atrito e
em quais situações do nosso cotidiano se poder perceber essa força. Observe se
eles indicam somente situações negativas, nas quais o atrito deve ser evitado.
Aproveite para ressaltar os aspectos positivos do atrito, como sua importância
nas curvas dos carros e em nossa forma de andar. Informe à classe o que é
caracterizado como atrito sob o ponto de vista da Física. Explique a diferença
entre o atrito estático e o dinâmico e também apresente aos alunos a atividade
a ser feita.
2º etapa
Desafie a classe a medir o coeficiente de
atrito estático entre o gelo e diferentes materiais, como aço, plástico e
madeira. Use as réguas e hastes disponíveis.
Divida os alunos em grupos e forneça uma régua a cada grupo. Instrua os alunos a colocar o cubo de gelo apoiado sobre uma das réguas. Peça que eles suspendam lentamente uma extremidade até que o cubo comece a deslizar para baixo. Oriente os alunos a colocarem uma caixa de fósforos debaixo de uma das extremidades da régua e mover a caixa lentamente até a outra ponta para facilitar a experiência.
Divida os alunos em grupos e forneça uma régua a cada grupo. Instrua os alunos a colocar o cubo de gelo apoiado sobre uma das réguas. Peça que eles suspendam lentamente uma extremidade até que o cubo comece a deslizar para baixo. Oriente os alunos a colocarem uma caixa de fósforos debaixo de uma das extremidades da régua e mover a caixa lentamente até a outra ponta para facilitar a experiência.
Lembre aos estudantes que a régua forma um
triângulo retângulo com a superfície onde está apoiada. Quando o bloco de gelo
começar a descer, os alunos devem medir o cateto oposto e cateto adjacente do
triângulo (veja a imagem abaixo):
3º etapa
Demonstre a relação que há entre as forças
peso, normal e de atrito, de modo que os alunos concluam que, em um plano
inclinado, o coeficiente de atrito estático corresponde à tangente do ângulo de
inclinação formado entre a régua e a direção horizontal. Peça para os alunos
calcularem o coeficiente de atrito quando o gelo desliza nos outros materiais.
4º etapa
Pergunte aos alunos se a força de atrito entre
o gelo e os diversos materiais testados é grande ou pequena. Leve-os a concluir
que, quando o gelo começa a derreter, forma-se uma fina camada de água,
responsável por reduzir bastante o atrito.
5º etapa
Leia com os alunos a matéria A
ciência que vem do frio publicada
na revista Veja. Ressalte que os esportes de inverno só são possíveis em razão
do derretimento do gelo constatado na experiência anterior. Pergunte aos
adolescentes por que o gelo derrete em regiões com temperatura abaixo de zero.
Eles devem perceber que não é somente a temperatura que pode causar o
derretimento do gelo. Questione os alunos sobre quais fatores, além do aumento
de temperatura, aceleram o derretimento do gelo. Proponha uma atividade de
investigação para descobrir.
6º etapa
Peça que cada grupo embrulhe três cubos de gelo
em três pedaços de pano absorvente, com aproximadamente 30 x 30 cm. Instrua-os
a reservar o primeiro cubo; segurar sem apertar o segundo cubo e apertar o
terceiro com moedas ou arruelas - sem encostar os dedos no pano, portanto.
Tenha o cuidado de resfriar as arruelas ou moedas na caixa de gelo antes do
teste, de modo que as peças fiquem na mesma temperatura que o cubo. Proponha
que os alunos se revezem nas atividades, para que ninguém se canse.
Discuta com os alunos por que o cubo de gelo
que recebeu pressão derreteu rapidamente. Os alunos devem concluir que a
pressão aplicada também favorece o derretimento do gelo.
Avaliação
Peça que os alunos relacionem algumas das
modalidades dos esportes de inverno aos estudos que realizaram sobre o atrito e
as transformações físicas do gelo. Um exemplo: eles podem explicar como o
aumento de pressão sobre o gelo, aplicada pelas lâminas dos patins, possibilita
reduzir o atrito e permite desenvolver grandes velocidades. Avalie se há
indícios, no registros escritos, de que os alunos compreenderam os conceitos
tratados.
Consultoria Cristian Annunciato
Professor de Física e pesquisador da Abramundo - Educação em Ciências, em São Paulo
Professor de Física e pesquisador da Abramundo - Educação em Ciências, em São Paulo
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/planode-aula-qual-a-relacao-entre-gelo-e-atrito-772297.shtml
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