Quais as causas das
doenças relacionadas à visão?
Utilize o exemplo do aplicativo que ajuda no diagnóstico das
principais doenças relacionadas à visão para explicar como elas ocorrem e quais
os tratamentos possíveis
Objetivos
Identificar e explicar os principais defeitos da visão, bem como os
efeitos das lentes na correção desses defeitos
Conteúdo Fisiologia Humana
Anos Ensino médio
Tempo estimado Duas aulas
Material necessário
- Computadores com acesso à internet;
- Cópias da reportagem "O diagnóstico dos aplicativos" (Veja, 9 de outubro de 2013, 2342). Se preferir você pode usar o projetor de imagens para apresentar a reportagem aos estudantes;
- Projetor de imagens.
Introdução
Conteúdo Fisiologia Humana
Anos Ensino médio
Tempo estimado Duas aulas
Material necessário
- Computadores com acesso à internet;
- Cópias da reportagem "O diagnóstico dos aplicativos" (Veja, 9 de outubro de 2013, 2342). Se preferir você pode usar o projetor de imagens para apresentar a reportagem aos estudantes;
- Projetor de imagens.
Introdução
A reportagem "O diagnóstico dos aplicativos" traz entre
seus tópicos o exemplo de um aplicativo chamado "Teste de visão de
perto". Esse aplicativo, que pode ser baixado para utilização em
smartphones, funciona como um "kit portátil" de exame ocular,
tornando possível a oftalmologistas de regiões mais remotas poder identificar
rapidamente problemas de visão, prescindindo da utilização de equipamento
médico específico para esse fim. Aproveite a reportagem e o plano de aula para
trabalhar com os alunos os principais tipos de imperfeições visuais: miopia,
hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo, bem como os tipos de
lentes que proporcionam as suas correções.
Leia mais
Inicie a aula tendo uma conversa informal com os alunos. Faça uma
investigação sobre o que a turma conhece sobre as doenças visuais: Quais tipos
existem?, Quais são as causas desencadeadoras? Existe cura ou tratamento? Para
estimular a conversa, pergunte a turma se eles conhecem algum aplicativo para
Smartphone que consiga detectar problemas visuais. Em seguida, distribua cópias
da reportagem de Veja e realize uma leitura dirigida do texto.
Explique que olho humano não é o único responsável pela nossa visão. Ele trabalha junto com o cérebro. A função dos olhos é transformar ondas de luz em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro. Essa função, no entanto, vai além de converter imagem visual em mensagem, uma vez que essa mensagem necessita ser também interpretada. Os olhos têm o poder de transmitir alegrias, tristezas, emoções, sendo chamados por muitos como "janelas da alma".
Projete para a turma a sugestão de imagem abaixo:
Explique que olho humano não é o único responsável pela nossa visão. Ele trabalha junto com o cérebro. A função dos olhos é transformar ondas de luz em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro. Essa função, no entanto, vai além de converter imagem visual em mensagem, uma vez que essa mensagem necessita ser também interpretada. Os olhos têm o poder de transmitir alegrias, tristezas, emoções, sendo chamados por muitos como "janelas da alma".
Projete para a turma a sugestão de imagem abaixo:
Utilize a imagem para explicar as principais divisões da anatomia
do olho humano. A camada externa é formada pela córnea e a esclera (parte
branca do olho) e tem função protetora. O cristalino é uma lente que,
juntamente com a córnea, ajusta o foco de imagens. A pupila é responsável pelo
controle da quantidade de luz que entra no olho. A retina tem a função de
formar as imagens e a íris é a parte responsável pela coloração do olho.
Chame a atenção da turma para as imperfeições que o olho humano pode apresentar, ocasionando dificuldades em enxergar. São elas: a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, a presbiopia e o estrabismo.
Chame a atenção da turma para as imperfeições que o olho humano pode apresentar, ocasionando dificuldades em enxergar. São elas: a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, a presbiopia e o estrabismo.
2ª etapa
Divida a turma em 5 grupos, sendo cada um deles responsável por
pesquisar e apresentar para turma um dos problemas visuais. Devem estar
presentes nessa pesquisa a causa de cada uma dessas disfunções e quais as
formas de correção/ tratamento. Na hora da apresentação, você professor, pode
ir construindo no quadro na sala, conforme o que os alunos forem apresentando,
uma tabela com o resumo de todas as informações presentes na fala dos grupos.
Sugestão de tabela a ser construída:
Após as apresentações, peça para que, individualmente, construam
mapas conceituais sobre os assuntos trabalhados.
3ª etapa
Inicie a aula pedindo para que cada aluno apresente o seu mapa
conceitual. Depois retome a reportagem com os alunos. Explique que a tecnologia
proporciona avanços científicos como mostrados na reportagem, mas também acende
um sinal alerta para utilização de aplicativos que são verdadeiras bobagens
digitais. Porém, existem aplicativos que são muito utilizados pelos médicos e
são ferramentas que aproximam os médicos sempre de informações imprescindíveis.
O aplicativo do teste de visão a distância é uma conquista para populações carentes
que vivem em locais de difícil acesso. Peça para os alunos escreverem uma
redação sobre: O uso de aplicativos em smartphones na Medicina.
Avaliação
Utilize como itens avaliativos a participação dos alunos nas aulas,
a pesquisa solicitada, as construções dos mapas conceituais e a escrita da
redação.
Consultoria Micheli Bordoli Amestoy
Bióloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria e Pesquisadora do Observatório de Educação-UFSM
Bióloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria e Pesquisadora do Observatório de Educação-UFSM
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-biologia-quais-causas-doencas-relacionadas-visao-756283.shtml
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