Esportes
de inverno: estimule a prática mesmo durante o verão
Incentive a turma a pesquisar regras e sugerir
adaptações para jogar curling dentro da escola
Objetivos
Reconhecer a influência
das condições ambientais na prática
esportiva
Identificar as principais características das modalidades esportivas de inverno
Adaptar e vivenciar o curling
Identificar as principais características das modalidades esportivas de inverno
Adaptar e vivenciar o curling
Conteúdos
Características das modalidades esportivas de inverno:
locais de ocorrência, participantes, objetivos, regras, organização e
equipamentos utilizados
Regras, técnicas
e vivência do curling
Utilização do método científico
(experimentação,
registro, análise e
comparação)
Anos Ensino Médio
Anos Ensino Médio
Tempo
estimado Doze aulas
Materiais necessários
Quadro ou cartolina
Computadores com acesso à internet
TV com DVD Player
Histórico e regulamento do curling, disponíveis no site da Confederação
Brasileira de Desportos no Gelo
Cópias da
reportagem "A ciência
que vem do frio" (VEJA 2358, 05 de fevereiro de
2014)
Leia mais
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Explique aos alunos que ao longo desta sequência
didática eles frequentemente trabalharão em grupos de quatro ou cinco pessoas,
sendo que cada grupo deverá registrar todas as etapas em um diário de campo.
Explique o formato do registro: ele deverá conter a data, a atividade sugerida
e as respostas dos membros do grupo.
Peça para a turma listar os esportes de inverno cuja
prática eles já presenciaram. A partir daí, proponha que eles identifiquem as
principais características de cada modalidade, bem como dos seus praticantes.
Convide-os a estabelecer relações entre a ocorrência de um dado esporte, as
condições locais e as técnicas que as pessoas precisam dominar para praticá-lo.
Apresente imagens previamente selecionadas com lugares
ou paisagens pouco comuns na cidade (desertos, florestas, montanhas, lagos,
rios com correnteza, superfícies congeladas, etc...) na qual se situa a escola,
e convide-os a investigar, em grupos, quais esportes podem ser praticados
naqueles ambientes e que espécie de habilidade é exigida dos esportistas.
Durante a socialização dos resultados, registre na lousa ou em cartazes as
informações obtidas sobre modalidade, relacionando-a ao local. Com a visão de
todas as informações, desafie a turma a encontrar as razões que tornam
determinados esportes praticáveis em certas localidades, enquanto outros não. A
ideia é fazer com que os alunos reflitam sobre a relação entre as condições
climáticas e a prática de determinados esportes.
2ª etapa
Selecione apenas as modalidades praticadas no gelo ou
na neve que possam ter surgido. Caso sejam poucas, amplie a relação fornecendo
alguns exemplos. Apresente alguns vídeos retirados da internet (sugestão: salto
com esqui, hóquei no gelo, patinação artística, patinação de velocidade,
snowboard e curling) e oriente os alunos a identificarem a característica comum
à maioria dos esportes praticados na neve ou no gelo.
Questione o grupo sobre a possibilidade de praticá-los
em um país tropical como o nosso. Peça para compararem a patinação no gelo e
sobre rodas ou o snowboard e o skate.
Desafie o grupo a reproduzir o curling na escola,
identificando inicialmente quais seriam as condições necessárias para realizar
a prática, o que precisariam fazer para melhorar tais condições, que tipo de
equipamentos construir, etc... Relacione as sugestões e distribua, em pequenos
grupos, itens para serem pesquisados sobre o esporte (as regras, o local da
escola mais propício para a prática, materiais que possam ser utilizados,
etc...). Uma boa fonte a ser sugerida para os alunos é o site da Confederação
Brasileira de Desportos no Gelo , onde é possível encontrar todas as
regras e os detalhes sobre o curling.
3ª etapa
Solicite aos alunos que pensem que tipos de objetos
podem substituir a pedra do curling (vasilhames, latas ou pedaços pequenos de
madeira com a superfície lisa) e quais substâncias podem auxiliar no
deslizamento (água, cera ou talco). Em seguida, peça que eles tragam os
exemplos pensados para a aula seguinte a fim de empregar o método científico e
testar as diferentes opções de material. Na data e local combinados, organize a
experimentação. Todos devem lançar os materiais que trouxeram no espaço
escolhido fazendo-os deslizar até um determinado ponto. Oriente as formas de
registro das observações. Peça para construírem uma tabela com os dados
coletados: objeto utilizado, superfície do lançamento, número do lançamento,
intensidade utilizada (fraca, média, forte), material utilizado para deslizar,
distância percorrida. Sugira o revezamento dos lançadores e observadores.
Ao final, reúna todas as anotações em um quadro,
cartolina ou arquivo de computador e peça para os alunos analisarem os
resultados.
4ª etapa
Quando houver concordância acerca do melhor local de
prática e melhor objeto, organize uma vivência no formato do campeonato de
curling.
Avaliação
Recolha o diário de campo dos grupos e analise todos
os registros. Procure identificar os aspectos que foram melhor documentados, as
lacunas existentes e, principalmente, o quanto os alunos se aproximaram dos
objetivos propostos. Antes de iniciar a próxima temática, sintetize suas
impressões sobre os documentos e, se necessário, retome o conteúdo de algumas
anotações, reforçando ou alertando para os conhecimentos trabalhados.
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Consultoria Marcos
Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino de Educação Física da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar
Professor de Metodologia do Ensino de Educação Física da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-esportes-inverno-estimule-pratica-mesmo-durante-verao-772278.shtml
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