Pesquise a história
do livro e os hábitos de leitura
Convide os alunos a pesquisar as diversas fases da produção de
livros nas sociedades: dos manuscritos da Idade Média aos e-books (livros
digitais)
Objetivos
- Pesquisar e identificar a trajetória do livro na História
- Estabelecer relações entre obras de arte e o contexto histórico de sua elaboração
- Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
Conteúdo
História do livro e das práticas de leitura
Ano 1º ano do Ensino Médio
Tempo estimado 5 aulas
Material necessário
- Filme O Nome da Rosa (Jean-Jacques Annaud, 131 min, Warner Home Video, wbfun.com.br). O filme está disponível no Youtube.
- Filme Lutero ((Eric Till, 124 min, MGM, mgm.com). O filme também está no Youtube.
- Texto "A história do livro: do papiro ao computador"
- Projetor para exibição dos filmes
- Laboratório de informática com impressora e acesso à internet
- Folhas de papel A3 e canetas para a produção dos textos à mão
- Cópias da matéria "Pedras no caminho" (Veja 2357, 29 de janeiro de 2014)
- Pesquisar e identificar a trajetória do livro na História
- Estabelecer relações entre obras de arte e o contexto histórico de sua elaboração
- Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
Conteúdo
História do livro e das práticas de leitura
Ano 1º ano do Ensino Médio
Tempo estimado 5 aulas
Material necessário
- Filme O Nome da Rosa (Jean-Jacques Annaud, 131 min, Warner Home Video, wbfun.com.br). O filme está disponível no Youtube.
- Filme Lutero ((Eric Till, 124 min, MGM, mgm.com). O filme também está no Youtube.
- Texto "A história do livro: do papiro ao computador"
- Projetor para exibição dos filmes
- Laboratório de informática com impressora e acesso à internet
- Folhas de papel A3 e canetas para a produção dos textos à mão
- Cópias da matéria "Pedras no caminho" (Veja 2357, 29 de janeiro de 2014)
Leia mais
Distribua para a
turma a matéria de Veja "Pedras no caminho". O texto fala sobre as
dificuldades da loja virtual Amazon em popularizar o leitor digital Kindle no
Brasil. Resuma a reportagem em classe, destacando dois pontos: o que é o Kindle
e como ele funciona; a existência de grande quantidade de livros digitais e o
número ainda pequeno de e-books disponíveis em português.
Pergunte aos alunos sobre seus hábitos de leitura. Eles conhecem o Kindle ou os e-books? Já leram algum? Preferem ler um livro físico ou digital? Costumam ler livros, notícias e outros textos na internet? Em seguida, questione-os: será que o acesso à leitura foi sempre tão fácil? Eles têm algum conhecimento sobre como era a produção de livros em outros períodos históricos?
Pergunte aos alunos sobre seus hábitos de leitura. Eles conhecem o Kindle ou os e-books? Já leram algum? Preferem ler um livro físico ou digital? Costumam ler livros, notícias e outros textos na internet? Em seguida, questione-os: será que o acesso à leitura foi sempre tão fácil? Eles têm algum conhecimento sobre como era a produção de livros em outros períodos históricos?
2ª etapa
Ressalte para a
turma que o livro e as práticas de leitura são produtos de atividades humanas e
não foram sempre tratados da mesma forma. Apresente algumas diferenças das
formas de produção e leitura dos livros ao longo da história:
- Projete uma cena do filme O nome da Rosa no qual os personagens investigam uma série de assassinatos em um monastério medieval. A cena se desenrola entre 31 minutos e 36 minutos e 20 segundos de filme. Ressalte a existência dos monges copistas na Idade Média e a hegemonia da Igreja Católica no controle e armazenamento do conhecimento escrito. Destaque como o acesso aos livros era restrito e lembre que a leitura da Bíblia não era prática comum nesse momento, já que as "sagradas escrituras" eram lidas em latim e somente pelas autoridades religiosas.
- Projete uma cena do filme O nome da Rosa no qual os personagens investigam uma série de assassinatos em um monastério medieval. A cena se desenrola entre 31 minutos e 36 minutos e 20 segundos de filme. Ressalte a existência dos monges copistas na Idade Média e a hegemonia da Igreja Católica no controle e armazenamento do conhecimento escrito. Destaque como o acesso aos livros era restrito e lembre que a leitura da Bíblia não era prática comum nesse momento, já que as "sagradas escrituras" eram lidas em latim e somente pelas autoridades religiosas.
- Projete a cena do
filme Lutero entre 37 minutos e 50 segundos e
39 minutos e 20 segundos. A cena mostra um seguidor de Martinho Lutero levando
para imprimir as 95 teses do religioso, afixadas à porta da igreja de
Wittenberg. Aborde a revolução provocada pelos tipos móveis no século 15.
Ressalte que a possibilidade de produzir, com maior rapidez, diversas cópias de
um mesmo texto, colocou fim às práticas copistas e possibilitou uma maior
circulação de ideias, inclusive daquelas contrárias ao poder da Igreja
Católica. Fale das reformas protestantes e da importância que a existência da
imprensa teve para os reformadores. Lembre que as religiões protestantes
incentivavam a tradução do texto bíblico para os idiomas nacionais, abrindo a
possibilidade de interpretações diversas do livro sagrado do Cristianismo.
- Fale sobre o
aumento da produção de livros nos séculos seguintes e o fortalecimento de uma
indústria editorial no século 20. Destaque o cuidado cada vez maior com as
edições dos livros e a disseminação de informações não-lineares, através dos
jornais e das enciclopédias. Ressalte que a relação estabelecida com o livro no
século 20 é a mais conhecida, por exemplo, pelos familiares dos alunos.
3ª etapa
Divida a turma em 3
grupos. Cada grupo deverá produzir um texto com o tema "A importância do
livro e da leitura em nossa vida". No entanto, cada grupo produzirá tal
texto de acordo com a produção bibliográfica de um determinado período histórico.
- O grupo 1 deverá
produzir e apresentar seu texto para a turma seguindo a prática dos monges
copistas medievais. Os membros deverão copiar, manualmente, o texto e entregar
uma cópia para cada colega de turma. Instrua-os a primar por uma caligrafia
bela e rebuscada, como faziam os monges.
- O grupo 2 deverá redigir o texto no computador e imprimir um número de cópias correspondente ao número de alunos da turma. Use o laboratório de informática da escola.
- O grupo 2 deverá redigir o texto no computador e imprimir um número de cópias correspondente ao número de alunos da turma. Use o laboratório de informática da escola.
- O grupo 3 deverá
redigir o texto no computador e disponibilizá-lo para leitura num blog criado
com a ajuda do professor. Novamente, use o laboratório de informática da
escola.
4ª etapa:
Organize a sala num
grande círculo e peça que os membros de cada grupo relatem suas experiências de
produzir e distribuir os textos. Aproveite para relembrar a matéria da Veja
sobre os e-books e o Kindle. Discuta com a turma quais foram as facilidades
surgidas ao longo do tempo no acesso aos livros. Os alunos veem alguma vantagem
na forma como ocorria a produção de livros na Idade Média? Seria possível
comparar a restrição à leitura dos textos religiosos desse período, em latim, à
dificuldade de acesso aos e-books no Brasil atual, a maioria disponível apenas
em inglês?
5ª etapa
Monte com a turma
uma linha do tempo do livro, destacando as transformações pelas quais a
produção de livros passou ao longo da história. A linha do tempo deve abordar
as diferentes formas de produção e de acesso aos livros através da história.
Utilize como base as discussões e a experiência dos alunos na produção de
textos. Relembre os momentos mais marcantes da história do livro lendo o texto
"A história do livro: do papiro ao computador". O texto está
disponível no site do Ministério Público Federal.
Você pode construir
a linha do tempo no blog criado pelo grupo 3. O blog pode, inclusive, tornar-se
a página oficial da turma. Divulgue a produção para toda a escola - caso a
escola possua, por exemplo, uma rádio comandada pelos estudantes, estimule a
participação de alguns representantes da turma no espaço. Pode ser um
representante de cada grupo, falando um pouco sobre a história do livro e divulgando
o blog.
Avaliação
Avalie a
participação do aluno nas seguintes etapas da sequência:
Ø Produção textual no interior de cada grupo: leve em conta a
qualidade do texto e de sua colocação adequação à forma prevista (texto escrito
à mão com letra rebuscada, texto impresso, texto no blog), bem como a divisão
de tarefas dentro do grupo durante a realização da atividade;
Ø Debate acerca da produção textual e história do livro: considere a
interação de cada grupo com a turma, e, novamente, a divisão de tarefas no
momento de apresentar o material produzido;
Ø Produção da linha do tempo do livro: avalie a contribuição de cada
aluno com essa tarefa coletiva, as ideias compartilhadas e o esforço por
divulgar os resultados para o restante da escola.
Consultoria Wallace Andrioli Guedes
Professor na EM Presidente Tancredo Neves, em Juiz de Fora, a 275 quilômetros de Belo Horizonte
Professor na EM Presidente Tancredo Neves, em Juiz de Fora, a 275 quilômetros de Belo Horizonte
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-pesquise-historia-livro-habitos-leitura-771613.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário