Tecnologia ajuda ou atrapalha?
Até que ponto as redes
sociais e a internet potencializam o aprendizado? Leve o debate para a sua
turma com a proposta para produção de texto sobre os benefícios da tecnologia
para os estudos
Discuta com seus alunos o
papel da tecnologia nos estudos. Em muitos casos, ajudam a estudar em grupo e a
tirar dúvidas de forma mais instantânea. Em outros, são principal motivo de
distração e perda de foco. Até que ponto as redes sociais e a internet
potencializam o aprendizado?
Utilize a apresentação
abaixo como ferramenta em sala de aula.
1ª etapa
Leia com seus alunos a
reportagem “A turma está a um clique”, da revista VEJA, de 13 de agosto de
2014. Em seguida, peça para apontarem as evidências apresentadas no texto que
mostrem o panorama do uso das ferramentas virtuais para os estudos,
justificando com trechos do texto. Eles devem ressaltar os seguintes tópicos:
O crescente uso das redes
sociais e mensagens virtuais, em detrimento das reuniões de estudo presenciais:
“73% dos universitários brasileiros usam a rede social e 58% utilizam serviços
de mensagem de texto para estudar. Só 5,6% persistem na presença física dos
colegas”.
Em paralelo, a oferta cada
vez maior de cursos online: “Um dos mais destacados indicadores do fenômeno é a
multiplicação dos cursos online gratuitos de universidades de primeiríssima
linha, que vêm estimulando a formação de classes globais com alunos na casa das
centenas de milhares”.
O aumento do número de
sites e aplicativos para facilitar o aprendizado pelo virtual: “No Brasil, o
Passei Direto (...), fundado há dois anos no Rio de Janeiro, arrebanhou 1
milhão de usuários no primeiro ano e hoje congrega 2 milhões” e “O precursor
foi o Ebah, criado em 2006 (...). Hoje a plataforma tem 3 milhões de usuários e
está presente ainda em Portugal, Angola e Moçambique”.
Pesquisa internacional
aponta que o uso do computador tem relação com o resultado na escola: “Uma
pesquisa realizada com estudantes de 41 nacionalidades pela OCDE (...) mostrou
que os mais bem-sucedidos no colégio são os que têm o hábito de usar o
computador em casa; fazendo isso, eles passaram a dedicar 30% mais tempo aos
estudos”.
2ª etapa
Após a identificação dos
dados sobre o tema, verifique com seus alunos se o que está dito na reportagem
tem relação com o dia a dia deles. Questione se fazem uso das redes sociais e
de sites especializados - como os citados no texto - para estudar. Quais
ferramentas são mais utilizadas? Qual a frequência de uso? Todos utilizam?
Alguém gosta mais de reuniões presenciais? Quais os motivos para as respectivas
preferências? Anote no quadro as respostas, como uma síntese do debate.
3ª etapa
Em seguida, siga na mesma
linha metodológica da primeira etapa e peça para os alunos identificarem no
texto os trechos que apresentam os prós e os contras do uso da internet para
estudo em grupo. Eles devem destacar os seguintes pontos:
Aspectos positivos
“A interatividade virtual
veio facilitar o exercício da atividade intelectual, estimulando habilidades
altamente valorizadas em nosso tempo”
“Dialogando com
desconhecidos e destrinchando uma montanha de informações, o estudante
desenvolve a capacidade de produção em equipe, de liderança e de autonomia”
“no horário que quiserem,
estejam onde estiverem, e ainda por cima com um vastíssimo material à
disposição”
“Transferir o estudo para o
ambiente virtual é uma espécie de socialização do aprendizado”
“posso comparar métodos e
explicações diferentes e chegar rapidamente a conclusões que, sozinho, levaria
muito mais tempo para alcançar”
Aspectos negativos
“Requer, porém, um grande
esforço de concentração para não se desviar do objetivo e tornar a coisa pura
perda de tempo: quem se deixa levar pela tentação de passar uma mensagem ou
postar uma selfie no meio da labuta vai perceber que, no fim, aprendeu muito
pouco”
4ª etapa
Feito o mapeamento dos
pontos argumentativos da questão, pergunte a seus alunos se, em suas experiências,
concordam com o que foi posto. Incentive o debate crítico. Há outros pontos
positivos do uso das tecnologias online para estudar? E negativos? É consenso
na turma? Quem discorda? Por quê? Da mesma forma, faça uma lista no quadro com
os principais argumentos levantados.
Resumindo
Leitura do texto
Identificação dos
principais pontos factuais do tema
Debate sobre a realidade
dos alunos
Identificação dos eixos
argumentativos do texto
Debate argumentativo com a
problematização sobre os possíveis benefícios do uso das tecnologias virtuais
para estudar
Avaliação
Peça a seus alunos para
escrever um texto argumentativo, que responda à pergunta: "O uso de
tecnologias virtuais ajuda ou atrapalha os estudos?".
Oriente os alunos para
utilizarem os dados apresentados no texto e os argumentos levantados pela
classe. Além disso, incentive o uso de outras informações novas. Verifique se a
articulação entre todos os dados está coesa e se o texto tem uma linha
argumentativa coerente.
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/tecnologia-ajuda-ou-atrapalha-795729.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário