sábado, 18 de maio de 2013


As mudanças da puberdade


Diferente do que muitos professores imaginam, puberdade e adolescência não são sinônimos. Adolescência é um momento de mudança psíquica e social. Já puberdade são as alterações físicas que transformam o corpo infantil num corpo adulto e que levam meninos e meninas a se interessarem por sexo.
Seu início não tem dia nem hora marcada. A puberdade pode começar tanto aos 8 como aos 15 anos. Cada pessoa tem seu tempo e desenvolve as diversas partes do organismo de forma individual e progressiva. Por isso, é normal dois adolescentes da mesma idade se encontrarem em estágios diferentes da puberdade. Uma menina pode já ter iniciado o crescimento dos seios, enquanto outra, com a mesma idade, ainda pode estar na fase de perceber apenas uma pedrinha dolorida. Isso é absolutamente normal.
As mudanças características deste período são ativadas pela hipófise, glândula localizada no cérebro, responsável pela produção dos hormônios sexuais que colocam em atividade os ovários e os testículos, provocando uma série de mudanças físicas em meninos e meninas. Na mulher, os principais hormônios são o estrógeno e a progesterona, e no homem, a testosterona. O processo de mudanças corporais ocorre gradualmente, passando por três estágios biológicos bem marcados:
Ø     Pré-puberal: momento em que surgem as primeiras modificações corporais: o aumento do tamanho dos seios, nas meninas, e do pênis e testículos, nos meninos, seguido pelos primeiros sinais de aparecimento dos pelos nas axilas e genitais, assim como alterações na altura e no tom de voz.
Ø Puberal: Quando os hormônios sexuais atingem um nível específico, acontece o marco desta fase: a primeira menstruação das garotas, conhecida como menarca, e, para os garotos, a semenarca, a aguardada primeira ejaculação. A partir deste momento a capacidade reprodutiva entra em ação. As meninas amadurecem seus óvulos e os meninos produzem espermatozoides.
Ø Pós-puberal: órgãos sexuais já estão plenamente desenvolvidos e têm o mesmo funcionamento que em um adulto. Este também é o momento de definição dos caracteres sexuais secundários. É quando o corpo do menino toma forma de homem e a na menina desabrocha a mulher. Neste período repleto de transformações, os adolescentes costumam se dar conta também do principal atributo sexual, que é acapacidade orgásmica, isto é, a percepção das sensações eróticas e do prazer proporcionado pelo sexo. Esta descoberta, associada aos estímulos hormonais que estão a pleno vapor acentuam o impulso sexual e favorecem o interesse pelo sexo. Tanto no sentido de conquistar parceiros ficar e namorar como em relação às descobertas das sensações sexuais por meio da masturbação e de carícias.

O que muda no corpo?
A primeira modificação aparente da puberdade, e que também se traduz na maior preocupação dos jovens, é o aumento do tamanho dos seios, para as meninas, e do pênis e dos testículos, para os meninos. Em seguida, ambos crescem em altura, aumentam sua estrutura muscular, alteram o tom da voz e começam a apresentar pelos nas axilas e ao redor dos órgãos sexuais. Nos rapazes surgirão ainda barba e bigode.

Outras características da puberdade que merecem toda atenção são o aparecimento de acne (as famosas espinhas) e de novos odores. Neste período, os hormônios sexuais estimulam o organismo a produzir secreções em maiores quantidades, como o suor, por exemplo. Além disso, ele passa a fabricar ácidos graxos (gordura) que favorecem a formação de uma capa lubrificante na pele e ocasiona o fechamento dos poros, podendo causar inflamação as espinhas. Isto tudo mexe profundamente com a autoestima do jovem, podendo levar a um prejuízo silencioso na aprendizagem.
O professor pode ajudar seus alunos a lidar melhor com esta etapa, informando os porquês destas mudanças e como o cuidado com a higiene é fundamental. Mas lembrem-se: não basta só a conversa, é imprescindível que estas temáticas sejam trabalhadas por meio da metodologia participativa.
Na próxima semana trarei para vocês uma sugestão de como trabalhar o tema da puberdade em sala de aula.

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