quarta-feira, 8 de maio de 2013


Os blocos supranacionais vão acabar?
Um dos principais produtos da globalização, os blocos econômicos foram colocados em xeque pela crise econômica iniciada em 2008. Discuta com os alunos o nascimento destas organizações, suas características e os problemas enfrentados



Objetivos
Ø Entender a formação dos blocos supranacionais no contexto da globalização.
Ø Conhecer as características que definem os blocos econômicos e discutir sua participação nos contextos político e econômico internacionais.

Conteúdos
Ø A conjuntura geopolítica internacional que levou à formação dos blocos supranacionais.
Ø As características dos principais blocos econômicos: as semelhanças e diferenças entre eles.

Tempo estimado          Três aulas

Anos                          Ensino Médio

Material necessário
Ø Cópia da entrevista "Não temos medo de competir" (Veja 2320 , 08 de maio de 2013) 
Ø Recortes de jornais e revistas com reportagens sobre os blocos
Ø Cartolina, cola e canetinhas coloridas.


Introdu
ção
Vivemos um período de integração entre os países sem precedentes na história. A globalização das trocas econômicas, políticas e culturais, consolidou um cenário de crescente interdependência entre os países. A formação de blocos econômicos, a construção de acordos aduaneiros e de livre comércio e a estruturação de instâncias supranacionais são as formas culminantes deste processo.
O nascimento da Organização das Nações Unidas (ONU) foi o marco político inicial para a consolidação de um sistema planetário. Após o término da Segunda Grande Guerra Mundial, a noção de direito produzida pela Carta das Nações Unidas inaugurou uma nova escala da produção jurídica: a escala global.
Desde a sua fundação, a ONU se dedica a garantir a cooperação entre os países e a segurança mundial, mas também, a partir de outras organizações, desenvolve projetos na área da Educação, saúde, combate à pobreza e ações humanitárias.
Use a entrevista do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, a Veja para analisar e comentar a situação atual dos diferentes blocos - a crise vivida pela União Europeia (UE) e a paralisação das negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), por exemplo - sua queda em importância no cenário mundial e o esforço dos governos na construção acordos bilaterais em áreas estratégicas com nações parceiras.

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Desenvolvimento
1ª etapa
Para entender o que são os blocos econômicos supranacionais e refletir sobre sua atualidade na dinâmica política e econômica internacional, inicie o tema com uma aula expositiva. Para isso, verifique que conhecimento os alunos já tem sobre o tema e anote as respostas no quadro.
Explique aos estudantes a importância do nascimento da ONU para a configuração de uma nova estrutura entre os países, permitindo o surgimento de um sistema global. Os blocos econômicos regionais nascem no contexto histórico da globalização, iniciado no pós-guerra. Com o entendimento da necessidade de cooperação mútua para o desenvolvimento de suas economias, alguns países buscaram fortalecer a integração com vizinhos visando adquirir maior capacidade de negociação em relações comerciais com outras nações.
No âmbito dos Estados nacionais, os blocos econômicos são um tipo de resposta dos países a esse imperativo da competitividade, agora em escala global. Ajude-os a compreender que, até meados do século 20, as relações entre os países não era assim integrada.
Ofereça aos estudantes essa perspectiva histórica como forma didática de reconhecerem que os blocos econômicos não poderiam ter surgido no passado, mas são manifestações dos tempos da globalização. Privilegiar esse ângulo histórico de análise nos permite problematizar as questões do presente, sem se deixar levar pelo fato de que se há crise no interior de um bloco econômico, não quer dizer que estão todos em crise ou que se trata de uma forma organizacional que tende a desaparecer.
Reflita com os estudantes a configuração interna dos blocos econômicos e pontue as diferenças entre eles. Enquanto alguns chegam a constituir instâncias próprias de governo, com leis comuns a todo o bloco, como a União Europeia, a grande maioria das instituições deste tipo, como o Mercosul, o Nafta, a Apec, restringem-se a acordos para intensificar as relações econômicas entre seus membros.
Estimule o debate entre os estudantes sobre a situação atual dos principais blocos, buscando identificar os problemas enfrentados e mostrar como situações ocorridas em algum ponto do globo podem repercutir em todo o mundo de diferentes formas.

2
ª etapa
Convide os alunos a pesquisar diariamente, durante uma semana, em jornais, revistas e sites, a maior quantidade possível de notícias cujos acontecimentos estejam de alguma forma relacionados aos blocos supranacionais. Ao final da semana, cada aluno deve selecionar as duas reportagens que consideraram mais interessantes.
Faça uma breve revisão do conceito de bloco econômico com os alunos e peça que eles, em grupos de três, decidam com quais notícias fazer um painel. Instigue os alunos a decidirem fazendo-lhes perguntas sobre o tema. Por exemplo: Quais notícias foram importantes nessa semana com relação aos blocos econômicos? Como apareceram os blocos econômicos nos temas noticiados? Que características definem os blocos econômicos e podemos observá-las nas notícias? Podemos dizer que algum bloco está em crise? Peça para os alunos produzirem cartazes com as notícias selecionadas, que devem ficar fixados nas paredes da sala ou do corredor até a aula seguinte.

3
ª etapa
Agora que os alunos já tiveram contato com o assunto por meio da explicação do professor, do acompanhamento do noticiário sobre o tema e da curadoria em cartazes das reportagens mais relevantes, peça para os alunos formarem uma roda e promova um debate com a turma. Deixe todos apresentarem suas ideias e opiniões e estimule os mais calados a participar.
Instigue os alunos a dar opiniões sobre temas como a crise da União Europeia, a relação desigual entre o México e Estados Unidos, a polêmica entrada Venezuela como integrante do Mercosul, ou a diversidade cultural dos países membros da Apec. Tente fazê-los perceber os diferentes argumentos, muitas vezes antagônicos, para cada questão e mostre que não há resposta pronta para essas questões. O importante é o debate de ideias para o aperfeiçoamento de governos e instituições.
Ao final do debate, verifique a assimilação de alguns pontos da aprendizagem. O ponto do entendimento final é que a globalização tornou todos os países do mundo interdependentes. Um problema que ocorra em qualquer ponto do globo gera repercussões, com diferentes níveis de intensidade, em todos os países.

Avalia
ção
Observe o interesse e participação dos alunos nas atividades e discussões em sala de aula e por meio do painel feito em grupo. Avalie se os estudantes compreenderam os princípios que sustentam a definição de blocos econômicos e apreenderam alguns debates atuais sobre o tema.

Geógrafa, mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, e autora de livros didáticos

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