sábado, 18 de maio de 2013


Como falar de puberdade na sala de aula?


Nos meus 20 anos como educadora sexual, observei que as principais dúvidas dos adolescentes sobre seus corpos são ligadas às mudanças por que eles passam durante a puberdade. A expectativa em relação a acontecimentos marcantes desta fase como o início da menstruação e a primeira ejaculação somada à incerteza sobre se tudo está ocorrendo na forma e prazo corretos, tira a concentração de muitos alunos nos estudos. Mas isso pode ser amenizado com uma conversa educativa sobre o tema em sala de aula.
A conversa educativa é aquela que promove uma interação entre os alunos e ao mesmo tempo estimula a troca de informações entre eles e o educador para responder suas dúvidas, temores e curiosidades. Para que está iniciativa tenha êxito, o professor deve ter uma abordagem baseada numa metodologia participativa, na qual os alunos são estimulados a pensar e interagir com os colegas no debate sobre o assunto, além de ajudar os mais tímidos a colocar suas dúvidas e questões sem se exporem.
Dentre as atividades possíveis para trabalhar o assunto, sugiro uma dinâmica, talvez já conhecida por muitos de vocês, que foi adaptada por mim, em conjunto com a equipe do Instituto Kaplan, e resultou na criação do Jogo de Corpo (para conhecer o jogo acesse aqui). É um jogo simples, que pode ser feito com poucos recursos, para que a turma fale diretamente sobre suas angústias e dúvidas. Para ver o plano de aula completo, com o passo a passo da dinâmica, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário