sábado, 18 de maio de 2013

Gravidez na adolescência


Gravidez na adolescência

 

Menina de onze grávida pelo próprio irmão...


Mas o que é adolescência?

É a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a vida adulta.
Caracteriza-se por alterações nos diversos níveis do desenvolvimento: físico, mental e social.

Para
ONU:   15 a 24 anos
         OMS:   10 a 20 anos
         ECA:    12 a 18 anos

O fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas, sobretudo de ordem sociocultural.


Adolescer é...

uma época rica em manifestações  emocionais, caracterizadas pela ambiguidade de papéis, pela mudança de valores e por dificuldades frente à busca de independência pela vida.


Os adolescentes representam de 20 a 30% da população mundial, e no Brasil estima-se que essa proporção já seja de 25%.

Em 1999, do total de 2,6 milhões de partos realizados pelo SUS, 31 mil foram feitos em meninas com idade entre 10 e 14 anos; e 637 mil partos entre 15 e 19 anos, o que corresponde a 28% do total de partos realizados pela rede pública.
 Cerca de 10% das adolescentes, de acordo com uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros em 1996, tinham pelo menos 2 filhos aos 19 anos.
 Entre 1993 e 1999 houve aumento de proximadamente 30% do número de partos feitos no SUS em adolescentes mais jovens, entre 10 a 14 anos.

- Segundo o Ministério da Saúde, mais de 440 mil adolescentes brasileiras, entre 10 e 19 anos tiveram filhos em 2009.

- Em 2011, foram quase 430 mil partos.

- A cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem no Brasil, são filhos de mães adolescentes. Esse índice representa 3x mais meninas com menos de 15 anos grávidas.

O índice de gravidez entre adolescentes cresceu 150% em relação às duas últimas décadas.

No Brasil, 1 de cada 5 jovens entre 15 e 19 anos, já tiveram filho, descontadas aquelas que praticaram aborto.



Gravidez indesejada x Gravidez não planejada


Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, pois uma gravidez indesejada é aquela que acontece por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais.

A realidade que encontramos é que a maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores
individuais ou sociais.

O ambiente familiar tem relação direta com o início da atividade sexual. Experiências sexuais precoces são observadas em adolescentes em cuja família, os irmãos mais velhos já apresentam vida sexual ativa. 

É comum encontrar adolescentes grávidas cujas mães também iniciaram a vida sexual precocemente ou engravidaram durante a sua adolescência.


Vamos pensar como acontece uma gravidez !


Após a 1ª menstruação (menarca), a adolescente já pode engravidar!

Para ocorrer uma gravidez, é preciso ter relações sexuais durante o período fértil, tempo em que o óvulo sai do ovário e vai para a trompa.      

Se acontecer a fecundação, encontro do óvulo com o espermatozoide, depois de uma semana o ovo prende-se na parede do útero para começar o desenvolvimento da gravidez.
   
É a partir desse momento que a mulher começa a ter os primeiros sinais da gravidez: ausência da menstruação, enjoos, sensibilidade nos seios, mudança de humor e outros.

O bebê começa a se desenvolver dentro do útero da mãe.

Depois de nove meses é chegada a hora do parto.


Por que as adolescentes engravidam ?

  • Baixa escolaridade

  • Status de mãe


  • Referência familiar

  • Baixa autoestima

  • Impulso

  • Falta de perspectiva de futuro

  • Falta de orientação sexual

  • Liberdade sexual

  • Falta de cuidados

  • Falha no método contraceptivo

  • Liberdade idealizada

  • Mudança dos comportamentos conservadores

Existem fatores de natureza objetiva e subjetiva que levam à gestação nos anos iniciais da vida reprodutiva, tais como o desconhecimento dos métodos contraceptivos, a dificuldade de acesso do adolescente a tais métodos, a  dificuldade das meninas em negociar o uso do preservativo,  ingenuidade, violência, submissão, desejo de estabelecer  uma relação estável com o parceiro,  forte desejo pela maternidade,      com expectativa de mudança social e de obtenção de autonomia através da maternidade.


Gravidez: responsabilidade feminina?



  • De quem é a “culpa”?

  • Os meninos devem participar desta decisão?

  • Será que eles acreditam que suas vidas irão mudar?

  • Será que os pais o culpam?

  • O que a sociedade espera      deles?

Gincana... Adolescente grávida aos 14 anos

Depoimentos de adolescentes

Depoimento 1
“É realmente difícil... Eu tenho que acordar à noite e levantar cedo para ir à escola.  Minha mãe cuida do bebê durante o dia.  Mas à noite, tenho que fazer minhas lições de casa, alimentar, dar banho, pôr o bebê na cama e me preparar para o dia seguinte.”


Depoimento 2
“Fiquei grávida aos 14 anos e não tinha uma ideia sequer sobre o quê fazer...
Atualmente só se pensa em 2 ou 3 soluções para a gravidez na adolescência, no entanto a maioria esquece de uma outra: a adoção.  Foi a melhor, ainda que a mais difícil decisão de minha vida. Eu vejo tudo o que estou fazendo agora e penso onde estaria se tivesse o bebê comigo.  Eu não estava preparada para cuidar de um bebê. Isto só ocorreria alguns anos mais tarde... E, a coisa mais importante para mim é que o meu bebê tem um pai e uma mãe que se amam.”


Depoimento 3
Trocar fraldas, alimentar o bebê, dar banho e brincar com ele... Isto não é como se você pudesse somente dizer: "Ok, estou cansado de ser pai, eu desisto." A criança ainda está aqui...”


Depoimento 4
“Minha amiga acaba de ser mãe. Ela não tem tempo pra nada. Ela chega na escola parecendo cansada e pra baixo. Ela tem que ir em casa alimentar o bebê .Claro, bebês são uma gracinha, mas eles dão muito trabalho. Sei que agora eu estou tomando muito mais cuidado quando faço sexo.”


Depoimento 5
Eu não quero que alguém passe pelo que estou passando. Tinha 17 anos quando fiquei grávida. Quando tinha 13, ficava até 3 horas da manhã nas festas. Estava fazendo sexo e pensava que nunca ficaria grávida. No mesmo dia em que meu namorado brigou comigo, eu descobri que estava grávida.
Meu filho está se privando de uma série de coisas que teria se tivesse pai e mãe. A gente precisa de uma família. A gente precisa de estabilidade. Eu estaria só, não fosse meu bebê.”


O que deveria ser feito para mudar esta realidade?







Obrigada pela atenção de todos!

Vamos ficar atentos, cuidar do nosso presente e planejar o nosso futuro, para que possamos não nos arrepender depois, e dizer: .... ai ... se eu pudesse voltar atrás.... O tempo não volta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário