domingo, 2 de fevereiro de 2014

Como a expectativa de vida influencia na economia?

Discuta as consequências do "envelhecimento" da população sobre o setor de Previdência Social

Objetivos
- Entender a evolução da estrutura etária da população brasileira;
- Identificar as transformações demográficas por meio da leitura de gráficos;
- Entender o que é previdência social e o que significam as mudanças propostas pelo Estado em seu funcionamento

Conteúdos
- Transição demográfica brasileira
- Expectativa de vida e estrutura etária
- Pirâmide etária da população 
- Envelhecimento da população brasileira
- Reorganização ou reforma da previdência social

Tempo estimado                                Duas aulas

Material necessário
- Computador com acesso à internet
- Retroprojetor ou data show
- Cópias da entrevista "Uma retomada movida a gás" (VEJA 2342, 9 de outubro de 2013)
- Cópias do texto "As alternativas para a Previdência Social do Brasil"
- Cópias do artigo "Reforma e contra-reforma da Previdência Social no Brasil de hoje"

Introdução
Entre as principais mudanças populacionais que estamos vivenciando nesse início de século, está o aumento da expectativa de vida entre os chamados países emergentes, como é o caso do Brasil. O aumento da expectativa de vida significa um crescente aumento na proporção de idosos sobre o total da população. Esse fato impõe uma série de desafios ao Estado brasileiro, sobretudo de ordem econômica, especificamente no que tange o sistema de previdência social do país. Trabalhe esse tema com os alunos, focando as questões relacionadas a essa nova realidade demográfica e a como o Estado vem pensando a reorganização de seu sistema de previdência social.

Desenvolvimento
1ª etapa
Comente com os alunos que, nos próximos anos, a população brasileira terá uma proporção de idosos sem precedentes em sua história e que esse tema será abordado nas próximas aulas. Em seguida, mostre os gráficos abaixo e pergunte se eles conseguem imaginar a relação entre eles e o tema que será abordado.
O primeiro trata da expectativa de vida, um dos fatores responsáveis por esse envelhecimento da população. Por conta de mudanças nas condições sociais e econômicas da maioria da população, tem aumentado o número médio de anos que um cidadão brasileiro vive nas últimas décadas.
Aumento da expectativa de vida no Brasil
Quantidade média de anos que um cidadão brasileiro vive

Fonte Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Explique que essa evolução na expectativa de vida deve-se, sobretudo, à passagem de uma população, que até a década de 1960, era predominantemente rural, para uma população de maioria urbana. A vida nas cidades garantiu um acesso a melhores condições médico-sanitárias e de trabalho o que proporcionou uma maior longevidade aos brasileiros.
O segundo gráfico mostra um fenômeno concomitante a esse processo: a diminuição da taxa de fecundidade. E o que isso significa? Esse indicador se refere à média do número de filhos das mulheres em idade reprodutiva. Quando alta, indica que a população do país em questão é jovem e seu declínio, portanto, mostra que a população encontra-se em transição para o envelhecimento.
Taxa de fecundidade da mulher brasileira
Número médio de filhos concebidos por cada mulher brasileira

Fonte Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Essas mudanças no comportamento da população brasileira acarretaram transformações em sua estrutura etária, a distribuição dos habitantes de acordo com sua faixa etária e sexo. Em geral, divide-se a população em três grupos: jovens (entre 0 e 19 anos), adultos (entre 20 e 59 anos) e os idosos (a partir dos 60 anos). Após apresentar essa classificação adotada pelo IBGE, questione os alunos: vocês consideram alguém com 60 anos ou mais idoso? Peça para expliquem seus pontos de vista sobre o que entendem pelos seguintes termos: idoso, velhice, terceira idade, melhor idade e maturidade, como formas de se referir a este estágio de vida.
Mostre que uma forma gráfica eficiente de visualizarmos a estrutura etária de uma população é por meio da chamada pirâmide etária, um gráfico de barras composto que exibe os dados por idade para homens e mulheres. Exiba para turma em um projetor a sequencia de pirâmides etárias a seguir.

Explique para a turma que a na pirâmide etária temos os grupos etários divididos por cores e no interior de cada grupo, barras com sub-faixas etárias. Mostre que podemos dividir a pirâmide em três partes: a base, composta pelo grupo de jovens (0 a 19 anos), o corpo, composto pelo grupo de adultos (20 a 59 anos) e o ápice, composto pelo grupo de idosos (60 anos ou mais). Com base na análise da evolução destas partes das pirâmides etárias, explique para a turma que:
- A base da pirâmide etária brasileira ainda pode ser considera larga, se comparada a de outros países do mundo. Isso mostra que a proporção de jovens e crianças é numerosa em nosso país. Crianças precisam ir a escola ou as creches e também precisam de atendimento médico adequado. Isso quer dizer que o governo precisa criar mais escolas e universidades, e melhorar o atendimento nos postos de saúde. Além disso, existem os jovens, que muitas vezes começam a trabalhar bem cedo para ajudar no sustento da família. Esses jovens precisam de incentivos, para que não deixem que o trabalho prejudique os estudos. No Brasil, atualmente, os setores de saúde e alimentação não recebem a quantidade suficiente de recursos e muitos adolescentes e crianças não frequentam a escola e vivem em condições precárias de saúde e alimentação.
- O corpo, ou seja, a parte intermediária da pirâmide mostra que a população adulta diminui gradativamente, conforme vão aumentando as faixas de idade. A população adulta é essencial para um país, pois é a parte da população economicamente ativa, ou seja, a parte que trabalha e produz riquezas para o país. Com o aumento da população adulta, podemos concluir que será necessária a maior oferta de emprego. 
- O ápice, a parte superior da pirâmide ainda indica uma proporção menor de idosos sobre o total da população brasileira, cerca de 10% da população absoluta (população total) do país. Porém, o aumento na proporção desse grupo etário revela que o país deve melhorar a assistência aos idosos, como programas de saúde, medicamentos, assistência hospitalar, assim como repensar seu plano de aposentadorias.
Divida a turma em pequenos grupos e peça para que os alunos analisem o processo de transformação etária da população brasileira, apresentado por meio da sequencia de pirâmides etárias. Oriente a turma a anotar no caderno o que conseguiram perceber em relação à evolução da participação de cada grupo etário (jovens, adultos e idosos) no total da população brasileira. 

2ª etapa
Resgate a análise da evolução da estrutura etária brasileira, realizada pelos grupos no final da aula anterior. Peça aos alunos para expor as principais mudanças identificadas. Busque destacar que, ainda que a população brasileira tenha como uma característica marcante a grande quantidade de jovens e de adultos, é notório o rápido crescimento da proporção de idosos.
Explique que, segundo alguns especialistas, o aumento na proporção de idosos de um país tem impactos importantes sobre a sua economia. Entre os impactos de maior alcance, está aquele relacionado ao fundo de aposentadoria, ou, como é denominado no Brasil, à Previdência Social. Peça para que leiam, silenciosamente, o texto da entrevista "Uma retomada movida a gás", publicada em Veja.
Em seguida identifique se a turma sabe o que é Previdência Social. Se necessário, reforce o conceito.

*Um pouco de teoria: O que é a Previdência Social?
A Previdência Social, gerida pelo Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), uma autarquia governamental, além de ser um fundo, também é um seguro social controlado cujo objetivo é prover o cidadão trabalhador de condições de subsistência, caso ele esteja impedido de trabalhar. A Previdência Social concede benefícios, ou seja, rendas ao trabalhador ou à sua família em caso de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou velhice.
O recurso necessário para que a Previdência Social possa conceder tais benefícios advém das contribuições feitas pelos trabalhadores autônomos e das empresas. Ou seja, aqueles trabalhadores que estão trabalhando contribuem para um fundo que beneficia aqueles que estão recebendo, isto é, que estão aposentados.
Mostre que o dinheiro para pagar os benefícios aos aposentados depende exclusivamente da relação entre quem está trabalhando e recolhendo aos cofres do INSS sua contribuição, e os que recebem porque já se aposentaram. No caso do aumento da expectativa de vida e de uma ampliação da proporção de idosos e de uma maior longevidade da população, teríamos um "desequilíbrio" entre o valor que entra e o valor que sai das contas do INSS. Por isso, nos últimos anos o governo vem buscando estabelecer novas regras para mudar a fórmula que regula o cálculo da aposentadoria. Uma delas seria usar o fator previdenciário, que leva em conta o valor e o tempo de contribuição, a idade do trabalhador e a expectativa de sobrevida. É o que tem sido chamado de Reforma da Previdência. Peça que eles leiam o texto "As alternativas para a Previdência Social do Brasil."
Exponha para os alunos que, da mesma forma que alguns especialistas apontam a necessidade de levar a cabo a chamada reforma previdenciária, outros economistas e cientistas sociais tecem críticas contundentes ao modelo que o Estado brasileiro deseja adotar. Sugira aos alunos que leiam o artigo "Reforma e contrarreforma da Previdência Social no Brasil de hoje."

Para finalizar a aula, peça para que produzam um texto, apontando, com base nos textos lidos, um rol de argumentos a favor e outro com argumentos contra a chamada Reforma da Previdência Social no Brasil. Peça para que reflitam sobre esse problema, e que proponham no texto, medidas possíveis para resolver essa questão.

Avaliação
Observe a participação dos alunos, averiguando o nível de interesse dos mesmos nas discussões desenvolvidas em cada aula e o espírito colaborativo de cada integrante no desenvolvimento das tarefas em grupo.
Avalie o desempenho da turma, de forma individual e em grupo, nas atividades de análise dos gráficos, realizada na primeira aula. Busque aferir se os alunos conseguiram incorporar as ideias e os conceitos trabalhados na sua exposição e nos artigos lidos propostos na segunda aula, por meio da produção de texto individual final.

Consultoria Levon Boligian
Professor de metodologia do ensino de Geografia e autor de livros didáticos


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-como-expectativa-vida-influencia-economia-756425.shtml

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