domingo, 16 de fevereiro de 2014

Esportes de inverno: estimule a prática mesmo durante o verão

Incentive a turma a pesquisar regras e sugerir adaptações para jogar curling dentro da escola

Objetivos
Reconhecer a influência das condições ambientais na prática esportiva
Identificar as principais características das modalidades esportivas de inverno
    Adaptar e vivenciar o curling 

Conteúdos
Características das modalidades esportivas de inverno: locais de ocorrência, participantes, objetivos, regras, organização e equipamentos utilizados
Regras, técnicas e vivência do curling
Utilização do método científico (experimentação, registro, análise e comparação)

Anos
                                    Ensino Médio
Tempo estimado             Doze aulas

Materiais necessários
Quadro ou cartolina
Computadores com acesso à internet
TV com DVD Player
Histórico e regulamento do curling, disponíveis no site da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo
Cópias da reportagem "A ciência que vem do frio" (VEJA 2358, 05 de fevereiro de 2014)

Leia mais

Desenvolvimento
1ª etapa
Explique aos alunos que ao longo desta sequência didática eles frequentemente trabalharão em grupos de quatro ou cinco pessoas, sendo que cada grupo deverá registrar todas as etapas em um diário de campo. Explique o formato do registro: ele deverá conter a data, a atividade sugerida e as respostas dos membros do grupo.
Peça para a turma listar os esportes de inverno cuja prática eles já presenciaram. A partir daí, proponha que eles identifiquem as principais características de cada modalidade, bem como dos seus praticantes. Convide-os a estabelecer relações entre a ocorrência de um dado esporte, as condições locais e as técnicas que as pessoas precisam dominar para praticá-lo.
Apresente imagens previamente selecionadas com lugares ou paisagens pouco comuns na cidade (desertos, florestas, montanhas, lagos, rios com correnteza, superfícies congeladas, etc...) na qual se situa a escola, e convide-os a investigar, em grupos, quais esportes podem ser praticados naqueles ambientes e que espécie de habilidade é exigida dos esportistas. Durante a socialização dos resultados, registre na lousa ou em cartazes as informações obtidas sobre modalidade, relacionando-a ao local. Com a visão de todas as informações, desafie a turma a encontrar as razões que tornam determinados esportes praticáveis em certas localidades, enquanto outros não. A ideia é fazer com que os alunos reflitam sobre a relação entre as condições climáticas e a prática de determinados esportes. 

2ª etapa
Selecione apenas as modalidades praticadas no gelo ou na neve que possam ter surgido. Caso sejam poucas, amplie a relação fornecendo alguns exemplos. Apresente alguns vídeos retirados da internet (sugestão: salto com esqui, hóquei no gelo, patinação artística, patinação de velocidade, snowboard e curling) e oriente os alunos a identificarem a característica comum à maioria dos esportes praticados na neve ou no gelo. 
Questione o grupo sobre a possibilidade de praticá-los em um país tropical como o nosso. Peça para compararem a patinação no gelo e sobre rodas ou o snowboard e o skate.
Desafie o grupo a reproduzir o curling na escola, identificando inicialmente quais seriam as condições necessárias para realizar a prática, o que precisariam fazer para melhorar tais condições, que tipo de equipamentos construir, etc... Relacione as sugestões e distribua, em pequenos grupos, itens para serem pesquisados sobre o esporte (as regras, o local da escola mais propício para a prática, materiais que possam ser utilizados, etc...). Uma boa fonte a ser sugerida para os alunos é o site da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo , onde é possível encontrar todas as regras e os detalhes sobre o curling. 
3ª etapa
Solicite aos alunos que pensem que tipos de objetos podem substituir a pedra do curling (vasilhames, latas ou pedaços pequenos de madeira com a superfície lisa) e quais substâncias podem auxiliar no deslizamento (água, cera ou talco). Em seguida, peça que eles tragam os exemplos pensados para a aula seguinte a fim de empregar o método científico e testar as diferentes opções de material. Na data e local combinados, organize a experimentação. Todos devem lançar os materiais que trouxeram no espaço escolhido fazendo-os deslizar até um determinado ponto. Oriente as formas de registro das observações. Peça para construírem uma tabela com os dados coletados: objeto utilizado, superfície do lançamento, número do lançamento, intensidade utilizada (fraca, média, forte), material utilizado para deslizar, distância percorrida. Sugira o revezamento dos lançadores e observadores.
Ao final, reúna todas as anotações em um quadro, cartolina ou arquivo de computador e peça para os alunos analisarem os resultados. 
4ª etapa
Quando houver concordância acerca do melhor local de prática e melhor objeto, organize uma vivência no formato do campeonato de curling.

Avaliação
Recolha o diário de campo dos grupos e analise todos os registros. Procure identificar os aspectos que foram melhor documentados, as lacunas existentes e, principalmente, o quanto os alunos se aproximaram dos objetivos propostos. Antes de iniciar a próxima temática, sintetize suas impressões sobre os documentos e, se necessário, retome o conteúdo de algumas anotações, reforçando ou alertando para os conhecimentos trabalhados.

Quer saber mais?


Consultoria Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino de Educação Física da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-esportes-inverno-estimule-pratica-mesmo-durante-verao-772278.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário