domingo, 2 de fevereiro de 2014

Quais as causas das doenças relacionadas à visão?

Utilize o exemplo do aplicativo que ajuda no diagnóstico das principais doenças relacionadas à visão para explicar como elas ocorrem e quais os tratamentos possíveis

Objetivos 
Identificar e explicar os principais defeitos da visão, bem como os efeitos das lentes na correção desses defeitos

Conteúdo                  Fisiologia Humana
Anos                   Ensino médio
Tempo estimado             Duas aulas

Material necessário
- Computadores com acesso à internet;
- Cópias da reportagem "O diagnóstico dos aplicativos" (Veja, 9 de outubro de 2013, 2342). Se preferir você pode usar o projetor de imagens para apresentar a reportagem aos estudantes;
- Projetor de imagens.

Introdução
A reportagem "O diagnóstico dos aplicativos" traz entre seus tópicos o exemplo de um aplicativo chamado "Teste de visão de perto". Esse aplicativo, que pode ser baixado para utilização em smartphones, funciona como um "kit portátil" de exame ocular, tornando possível a oftalmologistas de regiões mais remotas poder identificar rapidamente problemas de visão, prescindindo da utilização de equipamento médico específico para esse fim. Aproveite a reportagem e o plano de aula para trabalhar com os alunos os principais tipos de imperfeições visuais: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo, bem como os tipos de lentes que proporcionam as suas correções.
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Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula tendo uma conversa informal com os alunos. Faça uma investigação sobre o que a turma conhece sobre as doenças visuais: Quais tipos existem?, Quais são as causas desencadeadoras? Existe cura ou tratamento? Para estimular a conversa, pergunte a turma se eles conhecem algum aplicativo para Smartphone que consiga detectar problemas visuais. Em seguida, distribua cópias da reportagem de Veja e realize uma leitura dirigida do texto.

Explique que olho humano não é o único responsável pela nossa visão. Ele trabalha junto com o cérebro. A função dos olhos é transformar ondas de luz em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro. Essa função, no entanto, vai além de converter imagem visual em mensagem, uma vez que essa mensagem necessita ser também interpretada. Os olhos têm o poder de transmitir alegrias, tristezas, emoções, sendo chamados por muitos como "janelas da alma".

Projete para a turma a sugestão de imagem abaixo:


Utilize a imagem para explicar as principais divisões da anatomia do olho humano. A camada externa é formada pela córnea e a esclera (parte branca do olho) e tem função protetora. O cristalino é uma lente que, juntamente com a córnea, ajusta o foco de imagens. A pupila é responsável pelo controle da quantidade de luz que entra no olho. A retina tem a função de formar as imagens e a íris é a parte responsável pela coloração do olho.
Chame a atenção da turma para as imperfeições que o olho humano pode apresentar, ocasionando dificuldades em enxergar. São elas: a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, a presbiopia e o estrabismo.

2ª etapa
Divida a turma em 5 grupos, sendo cada um deles responsável por pesquisar e apresentar para turma um dos problemas visuais. Devem estar presentes nessa pesquisa a causa de cada uma dessas disfunções e quais as formas de correção/ tratamento. Na hora da apresentação, você professor, pode ir construindo no quadro na sala, conforme o que os alunos forem apresentando, uma tabela com o resumo de todas as informações presentes na fala dos grupos. Sugestão de tabela a ser construída:


Após as apresentações, peça para que, individualmente, construam mapas conceituais sobre os assuntos trabalhados. 

3ª etapa
Inicie a aula pedindo para que cada aluno apresente o seu mapa conceitual. Depois retome a reportagem com os alunos. Explique que a tecnologia proporciona avanços científicos como mostrados na reportagem, mas também acende um sinal alerta para utilização de aplicativos que são verdadeiras bobagens digitais. Porém, existem aplicativos que são muito utilizados pelos médicos e são ferramentas que aproximam os médicos sempre de informações imprescindíveis. O aplicativo do teste de visão a distância é uma conquista para populações carentes que vivem em locais de difícil acesso. Peça para os alunos escreverem uma redação sobre: O uso de aplicativos em smartphones na Medicina.

Avaliação
Utilize como itens avaliativos a participação dos alunos nas aulas, a pesquisa solicitada, as construções dos mapas conceituais e a escrita da redação.


Consultoria Micheli Bordoli Amestoy
Bióloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria e Pesquisadora do Observatório de Educação-UFSM


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-biologia-quais-causas-doencas-relacionadas-visao-756283.shtml

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