quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pesquise a história do livro e os hábitos de leitura

Convide os alunos a pesquisar as diversas fases da produção de livros nas sociedades: dos manuscritos da Idade Média aos e-books (livros digitais)

Objetivos
- Pesquisar e identificar a trajetória do livro na História
- Estabelecer relações entre obras de arte e o contexto histórico de sua elaboração
- Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

Conteúdo
História do livro e das práticas de leitura

Ano              1º ano do Ensino Médio

Tempo estimado                   5 aulas

Material necessário
- Filme O Nome da Rosa (Jean-Jacques Annaud, 131 min, Warner Home Video, wbfun.com.br). O filme está disponível no Youtube
- Filme Lutero ((Eric Till, 124 min, MGM, mgm.com). O filme também está no Youtube.
- Texto "A história do livro: do papiro ao computador"
- Projetor para exibição dos filmes
- Laboratório de informática com impressora e acesso à internet
- Folhas de papel A3 e canetas para a produção dos textos à mão
- Cópias da matéria "Pedras no caminho" (Veja 2357, 29 de janeiro de 2014)

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Desenvolvimento
1ª etapa 
Distribua para a turma a matéria de Veja "Pedras no caminho". O texto fala sobre as dificuldades da loja virtual Amazon em popularizar o leitor digital Kindle no Brasil. Resuma a reportagem em classe, destacando dois pontos: o que é o Kindle e como ele funciona; a existência de grande quantidade de livros digitais e o número ainda pequeno de e-books disponíveis em português.
Pergunte aos alunos sobre seus hábitos de leitura. Eles conhecem o Kindle ou os e-books? Já leram algum? Preferem ler um livro físico ou digital? Costumam ler livros, notícias e outros textos na internet? Em seguida, questione-os: será que o acesso à leitura foi sempre tão fácil? Eles têm algum conhecimento sobre como era a produção de livros em outros períodos históricos? 

2ª etapa
Ressalte para a turma que o livro e as práticas de leitura são produtos de atividades humanas e não foram sempre tratados da mesma forma. Apresente algumas diferenças das formas de produção e leitura dos livros ao longo da história:
- Projete uma cena do filme O nome da Rosa  no qual os personagens investigam uma série de assassinatos em um monastério medieval. A cena se desenrola entre 31 minutos e 36 minutos e 20 segundos de filme. Ressalte a existência dos monges copistas na Idade Média e a hegemonia da Igreja Católica no controle e armazenamento do conhecimento escrito. Destaque como o acesso aos livros era restrito e lembre que a leitura da Bíblia não era prática comum nesse momento, já que as "sagradas escrituras" eram lidas em latim e somente pelas autoridades religiosas. 
- Projete a cena do filme Lutero  entre 37 minutos e 50 segundos e 39 minutos e 20 segundos. A cena mostra um seguidor de Martinho Lutero levando para imprimir as 95 teses do religioso, afixadas à porta da igreja de Wittenberg. Aborde a revolução provocada pelos tipos móveis no século 15. Ressalte que a possibilidade de produzir, com maior rapidez, diversas cópias de um mesmo texto, colocou fim às práticas copistas e possibilitou uma maior circulação de ideias, inclusive daquelas contrárias ao poder da Igreja Católica. Fale das reformas protestantes e da importância que a existência da imprensa teve para os reformadores. Lembre que as religiões protestantes incentivavam a tradução do texto bíblico para os idiomas nacionais, abrindo a possibilidade de interpretações diversas do livro sagrado do Cristianismo. 
- Fale sobre o aumento da produção de livros nos séculos seguintes e o fortalecimento de uma indústria editorial no século 20. Destaque o cuidado cada vez maior com as edições dos livros e a disseminação de informações não-lineares, através dos jornais e das enciclopédias. Ressalte que a relação estabelecida com o livro no século 20 é a mais conhecida, por exemplo, pelos familiares dos alunos. 

3ª etapa
Divida a turma em 3 grupos. Cada grupo deverá produzir um texto com o tema "A importância do livro e da leitura em nossa vida". No entanto, cada grupo produzirá tal texto de acordo com a produção bibliográfica de um determinado período histórico. 
- O grupo 1 deverá produzir e apresentar seu texto para a turma seguindo a prática dos monges copistas medievais. Os membros deverão copiar, manualmente, o texto e entregar uma cópia para cada colega de turma. Instrua-os a primar por uma caligrafia bela e rebuscada, como faziam os monges.
- O grupo 2 deverá redigir o texto no computador e imprimir um número de cópias correspondente ao número de alunos da turma. Use o laboratório de informática da escola. 
- O grupo 3 deverá redigir o texto no computador e disponibilizá-lo para leitura num blog criado com a ajuda do professor. Novamente, use o laboratório de informática da escola. 

4ª etapa:
Organize a sala num grande círculo e peça que os membros de cada grupo relatem suas experiências de produzir e distribuir os textos. Aproveite para relembrar a matéria da Veja sobre os e-books e o Kindle. Discuta com a turma quais foram as facilidades surgidas ao longo do tempo no acesso aos livros. Os alunos veem alguma vantagem na forma como ocorria a produção de livros na Idade Média? Seria possível comparar a restrição à leitura dos textos religiosos desse período, em latim, à dificuldade de acesso aos e-books no Brasil atual, a maioria disponível apenas em inglês? 

5ª etapa
Monte com a turma uma linha do tempo do livro, destacando as transformações pelas quais a produção de livros passou ao longo da história. A linha do tempo deve abordar as diferentes formas de produção e de acesso aos livros através da história. Utilize como base as discussões e a experiência dos alunos na produção de textos. Relembre os momentos mais marcantes da história do livro lendo o texto "A história do livro: do papiro ao computador". O texto está disponível no site do Ministério Público Federal
Você pode construir a linha do tempo no blog criado pelo grupo 3. O blog pode, inclusive, tornar-se a página oficial da turma. Divulgue a produção para toda a escola - caso a escola possua, por exemplo, uma rádio comandada pelos estudantes, estimule a participação de alguns representantes da turma no espaço. Pode ser um representante de cada grupo, falando um pouco sobre a história do livro e divulgando o blog. 

Avaliação
Avalie a participação do aluno nas seguintes etapas da sequência: 
Ø  Produção textual no interior de cada grupo: leve em conta a qualidade do texto e de sua colocação adequação à forma prevista (texto escrito à mão com letra rebuscada, texto impresso, texto no blog), bem como a divisão de tarefas dentro do grupo durante a realização da atividade;
Ø  Debate acerca da produção textual e história do livro: considere a interação de cada grupo com a turma, e, novamente, a divisão de tarefas no momento de apresentar o material produzido; 
Ø  Produção da linha do tempo do livro: avalie a contribuição de cada aluno com essa tarefa coletiva, as ideias compartilhadas e o esforço por divulgar os resultados para o restante da escola.

Consultoria Wallace Andrioli Guedes
Professor na EM Presidente Tancredo Neves, em Juiz de Fora, a 275 quilômetros de Belo Horizonte


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-pesquise-historia-livro-habitos-leitura-771613.shtml

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