segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cáucaso: uma região turbulenta

Discuta com a turma as causas e consequências dos conflitos históricos responsáveis pela instabilidade política na região

Geopolítica do mundo contemporâneo

Objetivos
- Identificar e localizar geograficamente os países que formam a região do Cáucaso.
- Analisar o delicado equilíbrio geopolítico estabelecido na Europa oriental com o desmembramento das repúblicas soviéticas.
- Compreender as origens e o significado dos movimentos separatistas dentro da Federação Russa.

Ano                    Ensino Médio

Tempo estimado      3 aulas

Materiais necessários
- Cópias do texto "Ela não tem medo de Putin", (Veja 2372, 30 de abril de 2014).
- Cópias do texto "Moscou impõe sua pax no Cáucaso", Nelson Bacic Olic (disponível aqui) 
-Computadores com acesso à internet para atividade de pesquisa.
-Mapa histórico da Europa - animação (disponível aqui).
- Mapa dos países da antiga URSS (disponível aqui). 
- Mapa do Cáucaso (disponível aqui). 
- Mapa do Cáucaso do norte (disponível aqui). 
- Mapa linguístico do Cáucaso (disponível aqui). 
- Mapa econômico do Cáucaso (disponível aqui). 
- Clipe da banda Pussy Riot legendado. (acesse aqui).
- Reportagem em vídeo da AFP "Pussy Riot denuncia processo 'stalinista'" (disponível aqui). 

Introdução
O Cáucaso é uma área montanhosa que apresenta grande complexidade étnica, nacional, religiosa e linguística. Seus limites se estendem por uma área composta por conjuntos montanhosos, planaltos e vales fluviais situados entre os mares Negro e Cáspio.
Em sua porção sul, área que os russos chamam de Transcaucásia, está o Cáucaso não-russo. Ali se localizam as repúblicas da Geórgia, da Armênia e do Azerbaijão que, até 1991, eram parte integrante da antiga União Soviética. Com a desintegração da URSS, estas três repúblicas tornaram-se países independentes e hoje fazem parte da CEI (Comunidade de Estados Independentes). Na porção norte do Cáucaso, denominada de Ciscaucasia, encontram-se 8 repúblicas e regiões autônomas que fazem parte da Federação Russa. Dentre elas estão as repúblicas da Chechênia e da Ossétia do Norte.
Com cerca de 25 milhões de pessoas, diversos conflitos e tensões fizeram da região uma das zonas de maior instabilidade geopolítica do globo. Esse espaço extremamente fragmentado física e politicamente é local de enfrentamentos entre diferentes comunidades. Alguns conflitos são fruto de rivalidades muito antigas.

Leia mais

Desenvolvimento
1ª etapa
Introduza o assunto exibindo uma apresentação com imagens de mapas (selecionados na lista de material para alunos).
Apresente primeiro a animação sobre a disputa e conquistas territoriais na Europa. Comente as mudanças constantes e destaque a região do Cáucaso.
Ao apresentar os mapas, chame a atenção os seguintes detalhes: solicite que os alunos descrevam os elementos dos mapas como, título, localização, cores, símbolos, e legendas. Peça para a turma relacionar o contexto do mapa ao contexto dos conflitos étnicos e separatistas conhecidos na região.
Durante a apresentação dos mapas, faça comentários e perguntas que estimule a reflexão dos alunos sobre as origens dos conflitos na região. Destaque a diversidade étnica, a economia baseada na exploração de matérias primas como petróleo, gás natural, carvão e agricultura. Escreva na lousa fazendo um mapa conceitual. Oriente os alunos a tomarem notas sobre a exposição e sobre suas observações pessoais sobre o tema.

2ª etapa
Divida os alunos em trios e distribua o texto "Moscou impõe sua pax no Cáucaso", de Nelson Bacic Olic. Oriente a leitura conjunta e peça que cada grupo prepare uma síntese do texto, com três perguntas e respostas sobre o tema. 
Recolha os trabalhos de síntese de cada grupo e entregue um material informativo, com uma ficha de atividades explicando detalhadamente como a atividade de pesquisa deverá ser desenvolvida: inclua as perguntas problema, os links sugeridos para a busca de informações, a proposta da mesa redonda e suas regras e os critérios da avaliação final. Assim, o professor garante que seus alunos não se percam e cumpram todas as propostas da atividade. 
Apresente os temas para pesquisa e divida os alunos em grupos de acordo com o interesse pelos temas. Atenção à quantidade de alunos em cada grupo, pois dependerá do numero de alunos na classe. 

Conflitos na Geórgia 
Tema A - Ossétia do Norte 
Tema B – Abcásia

Conflitos na Rússia 
Tema C - Ossétia do Sul
Tema D – Chechênia
Tema E – Daguestão
Tema F – Inguchétia

• Conflitos entre Armênia e Azerbaijão
Tema G - Nagorno Karabakh
Tema H - Oposição interna na Rússia a Putin. 

Cada grupo deverá coletar dados sobre cada tema, respondendo as seguintes perguntas problema: quais as origens dos conflitos, quem são os principais personagens envolvidos, quais os interesses econômicos, culturais e sociais e quais as consequências para a população. 

3ª etapa
Devolva os textos sínteses com as perguntas e respostas corrigidas e comentadas.
Divida os alunos em trios e distribua o texto de Veja "Ela não tem medo de Putin, de Nathalia Watkins. Dirija a leitura do texto e peça que os alunos elaborem duas perguntas e respostas e ainda uma síntese sobre o tema. Para aprofundar o entendimento da turma sobre o contexto dos fatos abordados na entrevista, apresente para turma o vídeo da banda Pussy Riot que causou a prisão de suas integrantes.

4ª etapa
Organize a turma para um debate. Cada grupo escolhe um orador que apresentará seu tema na mesa redonda para a sala. Cada orador terá o tempo de 5 minutos para apresentação, portanto é preciso que o grupo selecione os pontos de maior relevância e que respondam as perguntas problema. Essa etapa será dedicada à preparação escrita das informações para apresentação e das perguntas com respostas que serão formuladas pela plateia. Esse material será avaliado, portanto deverá constar uma síntese sobre o tema pesquisado que responda as perguntas problema, as fontes de pesquisa e as perguntas com respostas.

5ª etapa
Devolva os textos sínteses com as perguntas e suas respectivas respostas corrigidas e comentadas. 
Como organizar a mesa redonda: 
O ideal seria fazer essa mesa redonda em uma aula dupla ou convidar outros professores para participarem da atividade solicitando ao coordenador pedagógico um horário especial para o evento. Assim o tempo para exposição poderia ser maior (de até sete minutos no máximo) e o tempo para perguntas e respostas poderia ser ampliado. Esse é o momento que os alunos mais gostam de participar.
Cada orador terá o tempo de 5 minutos para apresentar seu tema. Após as apresentações dos oradores, teremos o tempo para perguntas da plateia que é formada pelos outros alunos dos diferentes grupos. A plateia fica liberada para perguntar e responder. O professor será o mediador da mesa redonda controlando o tempo da exposição dos oradores, das perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Dois a três minutos no máximo para cada pergunta e resposta. 
Explique aos participantes as regras da mesa redonda e os tempos permitidos para as manifestações. Lembre-os que cada um deve ter em mãos suas sínteses e perguntas com respostas para consulta caso haja necessidade. Solicite a ajuda de outro professor, do coordenador pedagógico ou mesmo de um aluno para essa mediação. 
Certifique-se de que todos os alunos estejam com todos os registros e materiais em ordem para eventual consulta durante o debate. Os alunos devem utilizar as sínteses produzidas nas etapas anteriores para fundamentar sua argumentação. Portanto, o envolvimento e participação e todas as atividades de ser levado em consideração para a avaliação.
O professor deve concluir a atividade com considerações finais sobre os temas fazendo um resumo das discussões. Reforce a importância da atividade que é refletir de forma aprofundada sobre o tema e que todos serão beneficiados, pois estão treinando seu poder de argumentação. 

Avaliação 
Ao final do debate recolha todo o material escrito preparado pelos alunos individualmente e em grupos. Esses serão os instrumentos de avaliação: anotações no caderno da primeira etapa, duas sínteses dos textos lidos em trios em sala de aula, coleta de dados (pesquisa) em grupo, síntese da pesquisa e a produção de perguntas e respostas sobre os temas.
A avaliação deve ser clara e objetiva. Especifique quais serão as atividades avaliadas, o peso de cada uma e os elementos que o professor vai observar ao avaliar o trabalho.

Consultoria Adriana Gallão
Especialista em ensino de Geografia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora de Ensino Fundamental e Médio


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-geografia-caucaso-regiao-turbulenta-781690.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário