segunda-feira, 2 de junho de 2014

Para onde vai o lixo?

Instigue a turma a refletir sobre a produção e o destino dos resíduos sólidos com base nas experiências pessoais de cada um

Objetivos
Debater o consumo e a produção do lixo
Apresentar os possíveis destinos do lixo (coleta seletiva, lixões, aterros, incineração, reciclagem e reaproveitamento de materiais)
A importância dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar
Entender o conceito de logística reversa

Conteúdos
A importância do consumo consciente e a produção de lixo
A diferença entre lixo e resíduo (aproveitamento de matéria orgânica e destinação e reaproveitamento de materiais)


Tempo estimado                          4 aulas

Material necessário
Cópias da reportagem da BBC "Brasileiro inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo" para leitura compartilhada
Datashow para projetar vídeo e imagens da extração, produção de mercadorias, consumo e a produção de resíduos
Cópias do vídeo "Nosso lixo de cada dia", disponível no Youtube
Cópias do vídeo "Como reciclar seu lixo", disponível no Youtube
Canetas hidrocor, papel Kraft, jornais e revistas
Cascas de frutas, casca de ovos, restos de vegetais, terra e sementes

                                       Leia mais

Introdução
Em nossa sociedade, o consumo é estimulado de diferentes formas. Apelos mercadológicos e propagandas que ditam inclusive a nossa forma de organização social nos induzem ao consumo sem reflexão. No entanto, todos aqueles que consomem, muito ou pouco, participam da inevitável produção de resíduos, comumente chamados de lixo. 
Este plano de aula tem como objetivo destacar questões como os hábitos de consumo podem interferir na vida do planeta, bem como levar os alunos a refletir sobre as ações possíveis para minimizar os danos causados pelo homem. 
É também importante conscientizar os alunos de que o tratamento do lixo é uma decisão individual com impacto no coletivo. Trabalhar com os conceitos dos três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) é uma forma de fazer com que os alunos compreendam de maneira objetiva suas ações e reflitam sobre mudanças possíveis. Bom trabalho!

Desenvolvimento
1ª etapa
O objetivo desta etapa é trabalhar questões ambientais com os alunos dos 7º anos (6ª séries) que residam tanto no âmbito urbano, como no rural. Inicie a aula consultando os alunos sobre o que eles conhecem dos recursos naturais disponíveis: quais recursos utilizam e se há consciência da necessidade de preservá-los. Após essa primeira conversa, identifique o que os alunos costumam consumir, se tais produtos possuem embalagens,  quais tipos de embalagens e que finalidade eles dão para as mesmas. Também é importante identificar se no grupo algum aluno tem o hábito de separar o lixo comum/molhado (sobras de alimentos, material de higiene, etc.) do lixo seco (resíduos - material de possível reutilização e/ou reciclagem).
Para sensibilizar a turma é interessante assistir nesse momento ao vídeo "Nosso lixo de cada dia"disponível no canal Youtube. Reserve um tempo da aula para que os alunos conversem sobre o que consomem e sobre o lixo que produzem, bem como sobre o tempo de decomposição dos materiais na natureza quando seus resíduos não são tratados corretamente.
Como tarefa para casa, oriente a turma a observar e produzir um relatório da sua rotina: o que comem, como se higienizam, os aparelhos que pretendem descartar e o que consideram ser lixo e o que reutilizariam para ser usado como material para atividade na próxima aula
.
2ª etapa
Divida a classe em grupos de 4 ou 5 pessoas. Os alunos deverão compartilhar e organizar os dados da pesquisa que realizaram em casa para verificarem o que há de comum em suas rotinas no que se refere à produção e tratamento de lixo. Peça que registrem tudo no caderno.
Em seguida, inicie um debate para analisar com a turma o que há de comum em seus hábitos e que tipo de consumidor cada aluno é,  além de promover uma reflexão sobre suas ações diante do lixo produzido.
Depois do debate, peça que eles estabeleçam práticas que possam ser adotadas em suas casas e que possam ser passadas adiante, numa corrente do bem em prol do meio ambiente. O professor deve verificar se os alunos sabem o que é reciclagem e reaproveitamento de resíduos também, e deverá conceituar neste momento a diferença entre lixo doméstico e lixo industrial, enfatizando ainda o impacto do lixo eletrônico na natureza. Nesse momento, é ideal que se conceitue o que são os 3Rs para a classe (Reduzir, Reciclar e Reutilizar) e que se exiba o filme "Como reciclar seu lixo" para ilustrar o conteúdo.
Como atividade extra, o professor poderá propor que na aula seguinte os alunos pesquisem o que há em suas casas ou bairro que foi reciclado, reaproveitado ou reutilizado.

3ª etapa
Inicie essa etapa orientando os alunos a se organizarem novamente em grupos para apresentar os dados das observações feitas sobre o reaproveitamento, reciclagem ou reuso de resíduos.
Com base na observação dos alunos, o professor deverá conduzir uma leitura compartilhada da reportagem "Brasileiro inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo". Convide os alunos a refletirem sobre quais ações simples podem ter grande impacto no ambiente. Reduzir o consumo de energia e as bioconstruções são alguns exemplos.
Nesse momento, é de fundamental relevância abordar também o conceito de logística reversa. Explique que se trata de pensar como, com base no consumo consciente, a destinação de resíduos de volta à indústria produtora e/ou beneficiadora poderia diminuir os prejuízos ambientais causados pelo descarte inadequado.
Será interessante analisar também se a coleta seletiva de resíduos existe e funciona corretamente nos bairros onde os alunos residem, ou se há postos de coleta na região. Caso não exista, o professor pode pensar como ação para a aula seguinte a elaboração de um documento ao poder público local no qual seja encaminha a demanda apresentada pelos alunos. Nesse caso, os alunos devem redigir o documento como forma de incentivar o protagonismo social. Oriente-os a trazerem, para a aula seguinte, restos de frutas, cascas de legumes e vegetais, cascas de ovos e terra para a realização de uma atividade prática.

4ª etapa
Informe à turma que será realizada uma atividade prática mencionada na aula anterior. Proponha a organização de uma pequena horta da classe, onde será aplicado o conceito de compostagem como uma maneira ecológica de destinar os resíduos produzidos. Para ensiná-los como funciona a compostagem caseira, exiba o vídeo "Turbine sua horta com humus feito em casa" . Em seguida, organize a turma da maneira como for conveniente e viável de ser realizado na sua escola - provavelmente o ideal é que a atividade seja realizada ao ar livre, em algum ambiente externo da escola. Providencie anteriormente as caixas para realizar a compostagem (elas também podem ser substituídas por garrafas PET). Proponha que, dali em diante, os alunos tragam resíduos periodicamente para a composteira, e explique que assim que tiverem humus suficiente, a classe voltará a fazer uma atividade fora da sala para criar da horta. 
Os alunos poderão ainda elaborar cartazes sobre a importância da reciclagem e da reutilização dos resíduos para exposição na escola como forma de conscientizar os demais alunos/professores e funcionários sobre a importância da ação individual na preservação do meio ambiente.

Avaliação
Avalie a participação nos debates sobre os impactos da ação humana no meio ambiente, bem como o relatório sobre a produção de lixo e possíveis ações para o menor impacto no mesmo. Avalie também a participação na pesquisa e sociabilização dos dados, bem como o teor da carta ao poder público.


Bibliografia
Projeto Araribá (Geografia - 7º Ano). Organizador: Fernando Carlo Vedovate. 3ª Edição, São Paulo (Editora Moderna, 2012)

Consultoria Alessandra Silva de Souza
Geógrafa, professor de Geografia da rede pública e doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP)


http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/onde-vai-lixo-783340.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário