segunda-feira, 2 de junho de 2014

O discurso ambientalista mudou?
A classe pesquisa a origem dos movimentos que lutam pelo meio ambiente e reflete sobre as diferenças entre sua atuação no passado e no presente

Objetivos
Identificar e caracterizar os principais problemas ambientais contemporâneos  (como efeito estufa, destruição da camada de ozônio, desaparecimento de espécies, etc.)
Problematizar o discurso ambientalista da década de 1960 e identificar as principais mudanças em relação ao que está sendo proposto hoje em dia pelos movimentos sociais que atuam no tema

Conteúdos
Tecnologias para sustentabilidade ambiental
Contradições entre conservação ambiental e interesses econômicos
Ações individuais, coletivas e oficiais que minimizam a interferência humana

Tempo estimado                                        Três aulas 

Material necessário 
Computadores com acesso à internet
Cópias da reportagem "O panda saiu dos holofotes", publicada na revista Veja (VEJA 2374, 21 de maio de 2014)
Projetor de imagens

Desenvolvimento

Introdução 
A reportagem "O panda saiu dos holofotes", publicada em VEJA, traz uma entrevista com Yolanda Kakabadse, ambientalista e presidente do WWF. Aproveite o conteúdo para trabalhar , alguns problemas ambientais contemporâneos e discutir as mudanças entre o discurso ambientalista da década de 1960 e o que se propõe hoje. Mudou muita coisa? Quais os objetivos dos movimentos ambientalistas atualmente?
1ª etapa 
Inicie a aula investigando o que os alunos sabem sobre os problemas ambientais contemporâneos. Faça um bate-papo informal sobre problemas como: efeito estufa, destruição da camada de ozônio, desaparecimento de espécies e aquecimento global, entre outros. Em seguida, divida a classe em quatro grandes grupos e oriente cada um deles a estudar os detalhes e as informações dos quatros seguintes infográficos: "Alerta Global""Como o aquecimento dos polos afeta o clima""As ameaças do aquecimento"  e "O que os ambientalistas veem de errado na água engarrafada". A tarefa a ser executada deve ser a seguinte: com base em pesquisas na internet, cada grupo deverá compreender os detalhes de cada tipo de problema ambiental presente em seu infográfico. Leve a turma ao laboratório de informática e peça que eles organizem as informações pesquisadas em um mapa conceitual. Caso eles tenham dúvidas ou não estejam acostumados a trabalhar essa metodologia, explique sumariamente como são organizados os mapas conceituais e para que eles servem. Uma vez prontos, oriente os grupos a compartilharem entre si seus mapas conceituais e, em seguida, a realizar uma pequena apresentação para a classe explicando os resultados encontrados durante a pesquisa. 

2ª etapa 
Inicie a aula com uma leitura dirigida da reportagem publicada em Veja. Converse com a turma sobre os movimentos ambientalistas como, por exemplo, o Greenpeace e o WWF. Quais os objetivos desses movimentos? Como surgiram e quais as principais reivindicações desses movimentos? O que mudou do discurso da década de 60 para os dias de hoje? Diga à turma que o Greenpeace é uma organização global que objetiva proteger o meio ambiente e inspirar mudanças de atitudes que possam garantir um futuro mais verde e limpo para as futuras gerações. Ele trabalha com campanhas que envolvem as mudanças climáticas, agricultura sustentável, proteção às florestas, entre outros. No Brasil, os principais trabalhos estão relacionados à proteção da Amazônia, do clima e da energia.
Já a WWF é uma organização não governamental (ONG) internacional que trabalha nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental. A WWF se tornou uma rede mundial de defesa ao meio ambiente com representações em diversos países, inclusive o Brasil. Diga à classe que o discurso ambientalista surgiu na década de 60, quando alguns grupos começaram a preocupar-se com as consequências que as ações humanas poderiam causar no meio ambiente. Porém, era um ambientalismo "emocional", defendido por pequenos grupos. A maioria da população acreditava que os recursos naturais eram infinitos. A partir das décadas de 70, 80 e 90, o discurso ambientalista passou a ser mais racional e principalmente a partir da década de 90, os problemas ecológicos foram associados aos problemas socioeconômicos em conferências mundiais. Hoje, é amplamente divulgado nas mídias que os recursos ambientais são finitos e que se o homem não olhar para a natureza como parte dela, as previsões futuras para o planeta são desastrosas. 
Aproveite esse momento para trabalhar com a turma como surgiu um dos conceitos mais discutidos na atualidade - o conceito de desenvolvimento sustentável. Essa ideia é recente? Quando surgiu esse conceito? Quais são os principais atores que defendem essa prática atualmente? Peça que a turma realize uma pesquisa em casa para responder a essas três dúvidas, e traga os resultados para serem partilhados na próxima aula.

3ª etapa
Inicie a aula conversando com a turma sobre a pesquisa solicitada. Deixe que eles apresentem seus resultados e exponham as informações adquiridas. Diga que o conceito de desenvolvimento sustentável começou a ser usado nos anos 80 e que resumidamente quer dizer que, para ser sustentável, o desenvolvimento deve satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer as oportunidades das gerações futuras. Em seguida, divida a turma em dois grandes grupos. Um deles será responsável por defender o tema sustentabilidade, enquanto o outro defenderá o tema do desenvolvimento econômico. Oriente-os para que na discussão apareçam tópicos como: tecnologias para a sustentabilidade ambiental, contradições entre conservação ambiental e interesses econômicos, ações individuais, coletivas e oficiais que minimizam a interferência humana, aumento da frequência de eventos climáticos extremos, elevação do nível do mar, perda da cobertura de gelo, alterações na disponibilidade de recursos hídricos, entre outros. 
Ao final da discussão, peça para que os alunos produzam um artigo de opinião de tamanho entre 20 e 30 linhas, com o tema: "Crescimento econômico e sustentabilidade: essa aliança é possível?". Oriente os alunos para a construção desse texto, onde as fontes para a elaboração do artigo serão os conhecimentos adquiridos e os assuntos discutidos em sala de aula. Explique que o artigo deverá buscar, como eixo condutor, responder a seguinte pergunta: é possível o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento como o Brasil? Permita que eles façam o trabalho em casa, consultando outras fontes caso seja necessário, e peça que eles entreguem na aula seguinte.

Avaliação
Utilize como itens avaliativos a participação dos alunos nas aulas e discussões, a pesquisa realizada por eles, a apresentação e participação na construção dos mapas conceituais, a participação no debate e a criatividade na elaboração do artigo de opinião.

Consultoria Micheli Bordoli Amestoy
Bióloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/discurso-ambientalista-mudou-784026.shtml

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