sexta-feira, 11 de julho de 2014

As regras do boxe

Observando diferentes modalidades da luta, a turma conhece suas principais características e põe em prática o que aprendeu

Objetivos
·                       Identificar e compreender as principais técnicas de ataque e defesa do boxe
·                       Conhecer as especificidades que distinguem a luta (vestuário, ambiente de prática, organização e equipamentos)
·                       Mediante a vivência, observar as características técnicas da luta (toque e esquiva)
·                       Compreender a importância da adoção de procedimentos de segurança durante a prática
·                       Confrontar diferentes discursos sobre o boxe
·                       Reconhecer as diferenças entre o boxe masculino e o feminino, e entre o profissional e o amador

Conteúdos
Técnicas, regras e características do boxe e dos boxeadores
Procedimentos de segurança

Anos                                Ensino Médio

Tempo estimado                        12 aulas

Material necessário
·                       Cópias de vídeos que apresentem lutas de boxe (Sugestões: trecho do filme "Rocky", trecho da luta de Muhammad Ali contra George Foreman e trecho da luta de Rosilete dos Santos contra Maria Jose Nunes disponíveis no YouTube)
·                       Quadro negro
·                       Cartolina ou papel pardo
·                       Computadores ou acesso à sala de informática
·                       Datashow ou TV com DVD Player
·                       Prendedores de roupa
·                       Colchonetes

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Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula convidando a turma a relatar o que sabe sobre o boxe. Registre as informações em uma folha de papel pardo à vista de todos. Procure identificar nas falas dos alunos quais foram as fontes que permitiram a eles acessar os dados mencionados. Coletivamente, construa um quadro contendo a categorização do que foi mencionado. A ideia é que o quadro contenha as seguintes informações: técnicas, história, nomes de boxeadores, organização, funcionamento e fontes. Sobre esse último aspecto, é de se esperar que a representação da modalidade tenha sido acessada mediante a produção midiática e reside aí uma questão relevante para a continuidade do trabalho.

2ª etapa
Apresente diferentes vídeos com lutas de boxe, como trechos de um filme comercial, uma luta profissional masculina, uma luta feminina, uma luta realizada em Jogos Olímpicos. Depois de assistirem juntos, solicite à turma que identifique semelhanças e diferenças em relação ao tempo dos rounds, técnicas empregadas, espetacularização, regras, finalização, duração, vestimentas e equipamentos de proteção. Insira as observações no quadro elaborado no momento anterior e solicite comparações com as representações iniciais. 

3ª etapa
Proponha aos alunos um momento de vivência: cada um deverá prender na sua camiseta, nas regiões dos ombros ou abdômen, 6 prendedores de roupa. Posicionados em duplas, frente a frente, o objetivo da atividade consiste em tentar retirar o prendedor da roupa do adversário. Para evitar que isso aconteça, cada qual poderá impedir a tentativa do colega com os antebraços, retornando à frente do peito, na posição de guarda. Realize diversas "lutas", garantindo que as duplas sejam modificadas. Durante a vivência, observe o desempenho dos alunos. Será importante para solicitar, se necessário, que demonstrem em "câmera lenta" as diferentes técnicas que empregaram. Finalizada a atividade, peça que comparem a própria gestualidade durante a vivência com aquela identificada nos vídeos. Procure enfatizar a relevância da esquiva e do bloqueio (quando o boxeador aproxima os dois braços na frente do rosto de modo a impedir o ataque do adversário).

4ª etapa
Debata com a turma a forma como o boxe e os lutadores são apresentados na mídia. Confronte as impressões compartilhadas com as informações presentes no quadro organizado na 1ª etapa a respeito das técnicas que caracterizam essa prática corporal, da nomenclatura adequada e sobre os praticantes de boxe. Enfatize os elementos que possam desestabilizar eventuais representações estereotipadas constatadas inicialmente.

5ª etapa
Informe à classe que as vivências serão retomadas e estimule a incorporação das técnicas pesquisadas. Desta vez, distribua um colchonete para cada dupla, solicitando que o mesmo seja dobrado e mantido com firmeza à frente do corpo, a certa distância do rosto e do peito. A intenção é golpear o material com os punhos fechados, executando o gesto técnico de extensão do braço (cruzado e direto), enquanto o outro permanece na posição de guarda. Caso seja necessário, a sugestão é que o professor utilize alguns dos diversos tutoriais disponíveis no YouTube para que os alunos visualizem as técnicas em câmera lenta. Num primeiro momento, o aluno que segura o colchonete deverá permanecer parado. No momento seguinte, poderá movimentar-se em círculos ao redor do colega que executa os golpes. Caso algum aluno da turma tenha frequentado aulas de qualquer luta que empregue técnicas semelhantes, também poderá fazer a demonstração. Finalizada a atividade, converse com a turma sobre os efeitos nas mãos do impacto repetitivo dos socos. Aproveite para mencionar as imagens que assistiram nos momentos anteriores e destacar a razão do equipamento de proteção: bandagens, luvas, protetores bucais, capacetes e coquilha (protetor genital). Registre as observações dos alunos no quadro construído na primeira etapa.

6ª etapa
As vivências do momento anterior também permitiram aos alunos identificar diferenças entre os golpes aplicados pelos colegas, principalmente no que diz respeito à força empregada. Certamente, enquanto assistirem aos vídeos, os alunos perceberam que os participantes de uma mesma luta possuem dimensões corporais semelhantes. Apresente as categorias masculinas e femininas (facilmente localizadas na internet) como referência e peça para a turma construir categorias adequadas às características do grupo, sendo possível, inclusive, misturar meninos e meninas. Feito isso, retome a vivência dos golpes, mas, desta vez, metade da turma deverá executar, enquanto a outra, observará os colegas. Após um prazo previamente estipulado, os executantes deverão trocar de lugar com os observadores. Finalizada a atividade, peça-lhes para compartilhar quais são as observações realizadas, com destaque para as diferenças constatadas entre os golpes aplicados pelos componentes das várias categorias. Converse com o grupo sobre os resultados. Para além dos equipamentos de proteção, é primordial que seja respeitado certo equilíbrio entre os participantes.

Avaliação
Apresente aos alunos o quadro composto com todos os registros. Solicite que identifiquem as modificações que possivelmente tenham ocorrido nas suas representações iniciais e as conclusões a que chegam ao final da sequência, bem como as permanências. Em seguida, proponha que a turma apresente as razões que possam explicar tanto a manutenção e a transformação dos posicionamentos preexistentes ao trabalho desenvolvido.

Quer saber mais?
Marcos Garcia Neira. A reflexão e a prática do ensino - Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.


Consultoria Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino de Educação Física da Universidade de São Paulo e coordenador do
 Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/regras-boxe-785603.shtml


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