sexta-feira, 11 de julho de 2014

Neoliberalismo rima com distribuição de renda?

Discuta os conceitos norteadores dessa doutrina econômica e as consequências de sua adoção a partir da segunda metade do século 20

Conteúdos
- Crises do capitalismo e formação do neoliberalismo 
- Escola de Chicago (Chicago Boys)
- Globalização econômica
- Políticas econômicas e desigualdade social

Objetivos
- Discutir, de forma dialética, os avanços e crises do capitalismo na primeira metade do século 20 e o advento do neoliberalismo
- Entender o conjunto de conceitos e diretrizes econômicas e políticas que norteiam o neoliberalismo
- Discutir a globalização econômica a partir da segunda metade do século 20
- Discutir propostas para a superação dos atuais desafios sociais, políticos e econômicos

Anos                                        Ensino Médio

Tempo estimado                         Quatro Aulas

Materiais necessários
- Cópias da reportagem "É possível corrigir o rumo" (Veja 2377, de 11 de junho de 2014
- Cópia do documentário "A Corporação" (The Corporation - 2003), de Mark Achbar e Jennifer Abbot
- Projetor de imagens ou televisão para exibição do filme


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Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula expondo para a turma as mudanças políticas e econômicas ocorridas no capitalismo durante o século 20, relacionando a crise de 1929 e a importância da Segunda Guerra e do Plano Marshall para a recuperação econômica dos Estados Unidos. Esse debate é interessante para apresentar a Escola de Chicago e sua importância nas políticas econômicas do EUA durante a Guerra Fria. 
Após expor o quadro histórico após a Segunda Guerra, discuta com os alunos o surgimento do neoliberalismo e suas repercussões políticas e sociais na segunda metade do século 20. Explore questões como o surgimento da Escola de Chicago (Chicago Boys) e sua influência nos governos Reagan e Bush, por exemplo. Eventos políticos como o apoio do governo americano na implantação de ditaduras militares, como no caso do Brasil, a aplicação da teoria do Estado mínimo na Argentina e no Chile, e a política econômica de Margaret Thatcher no governo do Reino Unido são exemplos claros para esse debate. Com base nesses casos, explore conceitos econômicos do neoliberalismo, como o livre mercado, e a crença de que o crescimento econômico é a chave para qualidade de vida e diminuição das desigualdades sociais com base na meritocracia.
Feita a contextualização, apresente a Escola de Chicago e seus principais conceitos: o mercado independente da regulação do Estado, a livre iniciativa comercial baseada concorrência e a meritocracia como padrão de igualdade de oportunidade gerada pelo livre comércio. Após explicar esses conceitos básicos, distribua cópias da reporatagem "É possível corrigir o rumo", coma a entrevista do economista Thomas Piketty. Com base na entrevista, discuta com os alunos os as origens da desigualdade no capitalismo e a solução proposta pelo entrevistado. Discuta a ideia da aplicação de impostos mais altos sobre os ricos como uma contradição em relação às ideias da Escola de Chicago, segundo as quais o Estado deve reduzir ao mínimo seu grau de interferência na economia, além de reduzir os impostos. Pergunte aos alunos o que eles entendem por liberdade. É provável que algumas das respostas associem o conceito de liberdade ao consumo. Ao se deparar com questões desse tipo, questione: liberdade de consumo, puramente, é democracia? 
Com base na frase onde o entrevistado diz: "É crucial que um país tenha empreendedores, ricos, classe média e pobres. Não há nenhum problema nisso", discuta com a turma os conceitos de igualdade e desigualdade associada à ideia de liberdade discutida anteriormente.

2ª etapa
O objetivo é discutir as políticas de livre mercado onde o comércio não é regulado pelo Estado. Para fazer essa discussão, exiba o documentário A corporação, de 2003, e peça aos alunos que façam anotações referentes aos conceitos discutidos de acordo com a exposição no documentário. Peça também que os alunos façam anotações referentes a dúvidas, curiosidades e inquietações em relação às situações retratadas no documentário.

3ª Etapa
Discuta com os alunos as questões suscitadas pelo documentário. Com base nas dúvidas da turma promova o debate instando-os a refletir sobre as contradições, benefícios e malefícios causados pelo neoliberalismo como modelo econômico e político.
Levante a questão dos direitos trabalhistas, tendo em vista a ideia da mínima intervenção do Estado no modo de produção capitalista e sua relação com as desigualdades advindas da busca pelo lucro e da exploração dos bens naturais para desenvolvimento de produtos. Diante desses argumentos, direcione o debate sugerindo que os alunos reflitam, com base na ideia de meritocracia, se o modelo corporativo e suas relações políticas para alteração e criação de leis, que beneficiam as corporações, representam igualdade de oportunidade entre as pessoas, e até que nível essa liberdade pode ser verificada.
Ainda com base no conceito de meritocracia e livre iniciativa, discuta com os alunos até que ponto os aparelhos de organização do Estado, como a policia e as leis federais, servem aos interesses comerciais ou de liberdade e direito dos trabalhadores. Pergunte até que ponto eles entendem que as iniciativas corporativistas representam valores de liberdade e democracia. Diante desse debate, discuta com a turma sobre até que ponto o Estado deve interferir na economia para que sejam garantidos direitos e oportunidades aos cidadãos.

Avaliação
Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e oriente-os a preparar um seminário que discuta os conceitos abordados em sala de aula com base na entrevista e no documentário, levando-os a relacionar essas ideias com medidas que fazem parte de nosso cotidiano politico. Sugira que cada grupo analise programas como o Bolsa Família ou a política de cotas em universidades e concursos públicos, relacionando a proposta do pensamento neoliberal em relação a esses projetos em contraposição à medidas governamentais. Outro grupo pode apresentar um seminário sobre direitos trabalhistas como garantia de direitos básicos em relação aos interesses corporativos. Pergunte para a turma se algum grupo gostaria de apresentar sobre um dos temas abordados, criando assim mais liberdade para que os alunos pesquisem com base em seus interesses e curiosidades.
Avalie se os alunos conseguiram compreender os conceitos abordados e a capacidade crítica de relacionar as ideias ao verificado na realidade política em um contexto globalizado.

Marlon Ribeiro da Silva
Historiador pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)


http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plao-de-aula-historia-neoliberalismo-rima-distribuicao-renda-785583.shtml

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