sexta-feira, 11 de julho de 2014

Realização de entrevistas sobre direitos humanos em inglês

Objetivos
·         Apropriar-se do vocabulário específico relativo à temática abordada.
·         Usar a língua de maneira adequada de modo a se fazer entender.
·         Compreender um discurso sobre a temática abordada. 

Conteúdos
· Leitura de notícias e textos informativos. 
· Repertório relacionado ao tema children’s rights e human rights.  
· Anos
7º e 8º.

Tempo estimado                                        Nove aulas.

Material necessário
DataShow ou cópias de material, aparelhos de TV e de DVD.

Desenvolvimento
1ª etapa 
Selecione reportagens que tratem de situações que respeitam ou violam os direitos das crianças ao redor do mundo. Pesquise em sites de notícias em inglês como The GuardianBBCCNNHuffington Post, entre tantos outros disponíveis na internet. O importante é que as notícias tenham sido publicadas originalmente em inglês, sejam recentes e não se refiram apenas a um determinado país para não reforçar estereótipos. Se necessário, encurte as reportagens, mas é importante tentar deixá-las o mais próximas do original possível. 
Sem mencionar os termos children’s rights e human rights, divida os alunos em duplas ou trios e distribua uma notícia para cada grupo. Peça que leiam a reportagem e identifiquem a resposta para as seguintes perguntas: "What happened?", " Where?", "When?", "Who?", "How?" e "Why?". É essencial que os alunos ativem as estratégias de leitura para realizar a tarefa – ou seja, para responder às questões. Eles devem entender o título (headline), "ler" a imagem que acompanha a notícia, identificar as palavras que já conhecem e os termos cognatos, compreender as palavras pelo contexto e usar o dicionário apenas para procurar palavras-chave de que não sabem o sentido. 

Abaixo estão sugestões de reportagens recentes que podem ser usadas:
·      Report: 250 Million School Age Kids Can't Read, sobre analfabetismo
·      Syria War Has Created 1 Million Child Refugees, sobre crianças sírias refugiadas
·      India’s Enduring Problem with Malnutrition, a respeito de crianças mal nutridas na Índia
·      Risk of Obesity Soars with Family Incom, sobre obesidade infantil no Reino Unido
·      How BT Will Bring Internet Access to Children's Villages in Africa, sobre o assunto projeto de inclusão digital na África
·      Cyberbullying 'on Rise' – Childline, sobre cyberbullying

Depois da leitura, peça que os alunos se preparem para apresentar a notícia aos colegas. Eles devem compartilhar oralmente um resumo que contemple as respostas para as "wh questions". Se possível, solicite que façam um PowerPoint com no máximo dois slides para ser usado como apoio visual. 
Os estudantes devem apresentar as reportagens lidas para a classe. No final de cada apresentação, abra espaço para que os colegas façam perguntas ou comentários. O intuito é que, ao ouvir as situações relatadas nas reportagens, os alunos se sintam incomodados e passem a questionar o que é feito a respeito. É natural que, no começo, eles recorram a palavras em português na hora de falar, quando não souberem algum termo. No decorrer da sequência, a tendência é que se apropriem de expressões ditas por colegas, lidas e trabalhadas e as incorporem ao vocabulário. 

2ª etapa 
Comece uma discussão coletiva em inglês questionando os estudantes sobre as notícias, se aquilo que viram acontece apenas naqueles países e o que é feito a respeito. Se, no fim da discussão, ninguém mencionar os direitos humanos ou direitos das crianças, escreva human rights no quadro. Faça uma sondagem sobre o que eles já conhecem sobre o tema e depois projete no DataShow (ou imprima) a explicação sobre o que são os direitos humanos, retirada diretamente do site da Organização das Nações Unidas (ONU)
Leia coletivamente os dois primeiros parágrafos e comente sobre a importância dos direitos humanos, como eles se aplicam a todas as pessoas e que o Estado tem a obrigação de cumpri-los. Chame a atenção de todos para os subtítulos dessa página (Universal and Inalienable, Interdependent and Indivisible, Equal and Non-discriminatory, Both Rights and Obligations). Peça que os alunos compartilhem as suas opiniões, em inglês, sobre o que acham que essas palavras significam naquele contexto e, se necessário, leia trechos do documento para que entendam melhor a que elas se referem. Se possível, explore no mesmo site trechos de artigos da Declaração dos Direitos Humanos
Peça que os alunos façam, em casa, uma pesquisa em inglês e escrevam um parágrafo sobre como e por que os direitos humanos foram criados. 

3ª etapa 
Inicie a aula retomando alguns aspectos importantes abordados na aula anterior. Peça que os alunos socializem o que pesquisaram. Se possível, selecione trechos do longa-metragem Quem Quer Ser um Milionário ou outro filme que retrate situações que violam os direitos das crianças e exiba em sala. Caso isso não seja viável, retome as situações retratadas nas reportagens lidas anteriormente e questione os alunos com perguntas como: "What about children?" e "Who will protect them?". Abra espaço para que os estudantes compartilhem suas opiniões e faça intervenções que os levem a chegar à conclusão sobre a responsabilidade do Estado e a ação das ONGs de fiscalizar e ajudar o Estado a cumprir seu papel. 
Diga à turma que na aula seguinte todos entrevistarão uma pessoa ligada ao tema. Conte um pouco da biografia dela, para que a turma possa se preparar. É importante chamar alguém que tenha contribuições a fazer sobre o tema, como profissionais ligados a entidades ou ONGs que trabalham diretamente com os direitos das crianças, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 
Escreva as seguintes perguntas no quadro: "Why are there specific rights for children?", "Aren’t children protected by the human rights declaration?" e " In your opinion, how are children’s rights different from the universal human rights?". Peça que os alunos registrem as respostas no caderno e depois abra espaço para que socializem as hipóteses. 
Divida a turma em duplas e peça que cada uma crie três perguntas para fazer ao entrevistado sobre os direitos das crianças ou sobre o trabalho realizado por ele. Circule pela sala dando dicas ou tirando dúvidas. Em seguida, peça que as duplas escolham uma das perguntas elaboradas para compartilhar com os colegas e depois fazer ao convidado. Anote as questões no quadro enquanto os alunos as compartilham. Se houver erros gramaticais, pergunte a eles o que precisa ser modificado e por quê. Solicite que a garotada treine todas as perguntas da lista com a dupla. Se houver dúvida em relação à pronúncia, instrua-os a perguntar para a sua dupla ou para a dupla mais próxima. Em último caso, eles podem pedir a sua ajuda. Avise que eles apresentarão aquelas questões ao entrevistado e que deverão tomar notas durante a entrevista, de forma a poder recuperar o conteúdo depois. 

4ª etapa 
Combine anteriormente com o entrevistado para que ele faça uma pequena apresentação sobre o surgimento dos direitos das crianças e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No dia da entrevista, introduza o convidado e peça que ele dê início à apresentação. Depois ou ao longo dela (combine antecipadamente com a sala e com o entrevistado), os alunos devem fazer as perguntas ensaiadas em sala e tomar nota das informações. 

5ª etapa 
Dê início à aula pedindo que os alunos peguem as anotações feitas durante a entrevista. Convide-os a comentar os aspectos que consideraram mais importantes. É essencial garantir que todos contribuam com relatos. Por isso, comece chamando aqueles que normalmente não são os primeiros a participar na aula. Se achar necessário, dê alguns minutos para que a garotada prepare aquilo que gostaria de compartilhar. Caso haja muitos estudantes na sala, divida-os em quartetos. 

Avaliação 
Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas, como discussões e apresentações. Recolha os registros feitos por eles no caderno (resumos, pesquisas, perguntas, anotações e comentários) para analisar e dê uma devolutiva sobre a evolução de cada um.

Consultoria: Verônica Peres
Professora de inglês da Escola da Vila, em São Paulo


http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/realizacao-entrevistas-direitos-humanos-ingles-787300.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário