sábado, 26 de julho de 2014

Proposta de texto: deve-se fazer tudo para ser feliz?

O artigo “A arte de ser feliz” da edição de 23 de julho de 2014 da Revista Veja traz o questionamento sobre os limites e as iniciativas do que se pode fazer para conquistar a felicidade. Esse foi o tema da proposta de dissertação na prova de filosofia do vestibular francês deste ano. O artigo traz diversas linhas de discussão sobre o tema e propõe uma reflexão. A sugestão é usar o roteiro abaixo em conjunto com a apresentação de slides que preparamos para sua aula.

Começo de conversa
Leia com a turma o artigo e peça para que os alunos levantem os principais trechos com argumentos do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) em sua conceituação sobre felicidade. No texto, a classe deve identificar os tópicos abaixo:
1)    Estar ciente de que só a dor é verdadeira.
2)    Evitar a inveja: ela tortura quem a nutre e, por esse motivo, causa infelicidade.
3)    Ser fiel a si próprio.

Esclarecendo a discussão

O que é a felicidade?
Debata com a turma os argumentos de Schopenhauer, levantando questionamentos.
-Todos concordam com os três pontos?
-O argumento de que a felicidade é ausência de tristeza ou de inveja é válido?
-De que forma esse tipo de construção pela negativa (“ausência de…”) é interessante para fortalecer a argumentação?

Em seguida, leia e discuta com os alunos as definições e os conceitos de felicidade apresentados a seguir (retirados do plano de aula “Pergunte aos alunos se a felicidade é apenas um estado de espírito”). A ideia, aqui, é levá-los a identificar a ideia central de cada autor.

Epicuro (340-270 a.C.) 
Filósofo da Antiguidade grega, foi um materialista. Para ele, o universo era feito de partículas indivisíveis - os átomos -, incluindo aí corpos e espíritos dos homens e dos deuses. Dessa forma, sua filosofia desemboca numa crítica da intervenção divina nas atividades humanas. Para Epicuro, o bem maior era a busca de prazeres moderados, como a tranqüilidade e a ausência do medo, por meio do conhecimento. Essa filosofia recomendava também a abstenção de excessos como forma de prevenir desilusões posteriores.

Voltaire (1694-1778) 
Pseudônimo literário de François-Marie Arouet. Foi um dos autores mais importantes do chamado iluminismo na França. Escreveu peças teatrais, poesias, contos, romances e ensaios filosóficos. Sua obra mais conhecida é Cândido, de 1759, romance que ridiculariza o preceito de que "tudo é para o melhor neste, o melhor de todos os mundos", numa referência implícita aos horrores da Europa no século XVIII. Em suas polêmicas, Voltaire atacava o otimismo filosófico e religioso.

John Stuart Mill (1806-1873) 
Filósofo inglês e economista político importante para todo o pensamento liberal, abraçou o utilitarismo, corrente fundada por Jeremy Bentham no século XVIII. Um exemplo interessante de sua preocupação com a liberdade é o seu princípio de que as pessoas poderiam se comportar como quisessem, desde que isso não prejudicasse os outros. O utilitarismo pode ser pensado como uma ética que prega mais felicidade para o maior número de pessoas. Para Mill, o correto era seguir as regras (e não somente os atos) que garantiriam a maior felicidade possível.

Jean-Paul Sartre (1905-1980) 
Pensador francês e fundador do chamado existencialismo, ganhou celebridade nos anos 50. Pregava que a experiência humana precede qualquer julgamento moral, divino ou qualquer essência. Ou seja, para ele não havia regras fundamentais, sagradas ou essenciais que pudessem guiar nossas atitudes e nossos valores. Essa filosofia, influenciada por Nietzsche, é criticada por supostamente celebrar o niilismo. Seus defensores argumentam que não se trata disso, mas de construir referências próprias, sem imposições.

Os aspectos da discussão
O que significa ser feliz hoje?
Desafie os grupos a comparar as ideias de Schopenhauer, Sartre, Stuart Mill, Voltaire e Epicuro com os dias de hoje, com base no trecho do artigo a seguir:
“Tema frequente no universo pop, em especial em relação ao amor, a felicidade é um assunto exploradíssimo no mundo da propaganda - de comerciais de supermercado aos de banco, passando pelas inevitáveis cenas familiares dos anúncios de margarina. Em ambos os casos, vende-se a ideia de satisfação permanente, de encantamento suspenso no tempo e no espaço, de euforia de balada. A estratégia é legítima, embora vá de encontro à realidade tão bem expressa pela máxima do moralista François de la Rochefoucauld: ‘Não se é jamais tão infeliz quanto se crê, nem tão infeliz quanto se esperava’.”
Instigue a turma a apontar semelhanças e diferenças entre as concepções filosóficas e a apresentada nas propagandas contemporâneas. Faça uma lista no quadro com as opiniões levantadas pelos estudantes.

O que é ser feliz para você?
Peça aos alunos que respondam à pergunta “o que é ser feliz para você” e, em seguida, que socializem as respostas com a turma e, com base nelas, nas concepções dos filósofos e na relatividade do tempo abordados anteriormente, discuta como há diversas concepções de felicidade.

Resumindo
Nessa indicação de discussão de texto, o roteiro sugerido é partir do tema “Felicidade” por um caminho que envolva:
• Identificação dos argumentos do texto
• Esclarecimento sobre o conceito de felicidade para Schopenhauer
• Leitura sobre o conceito de felicidade para outros filósofos
• Análise comparativa sobre os conceitos de felicidade e o mundo atual
• Reflexão sobre o sentido da felicidade para si e sua relatividade
• Proposta de texto argumentativo sobre os limites da busca da felicidade

Avaliação
Peça aos alunos que escrevam um texto argumentativo que responda à pergunta: “Deve-se fazer de tudo para ser feliz?”.
Ao analisar a redação, considere o que os alunos aprenderam sobre as diferentes noções de felicidade e se exprimem adequadamente por escrito esses conceitos. Avalie também como a turma entende a relação de nossa sociedade com a felicidade e o quanto isso influencia suas ações nos grupos sociais de que participam. Verifique, por fim, a capacidade de articulação das ideias abordadas sob forma de argumentação no texto.

Leia mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário