A divisão da Coreia pela Guerra Fria
Objetivo(s)
Refletir sobre as causas e
consequências do conflito entre as Coreias
Relacionar a Guerra da
Coreia com a Guerra Fria
Entender a tensão que ainda
existe entre os dois países
Conteúdo(s)
Guerra Fria
Guerra da Coreia
Ano(s) 3º
Tempo estimado 2 aulas
Material necessário
Projetor de imagens para
exibição de slides
Cópias da reportagem
"O focinho do tigre" (VEJA 2395, 15 de outubro de 2014). Disponível
no Acervo Digital de Veja a partir de 17/10/2014
Cópias da reportagem
"Nem tudo é bobagem" (VEJA 2289, 03 de outubro de 2012)
Cópias da reportagem "Tensão marca 59º aniversário do fim da Guerra
da Coreia"
Cópia da reportagem "A divisão da Alemanha"
Cópia da reportagem "Por que a Coréia se dividiu? Há chances de
reunificação?"
Cópia do vídeo "Morte do ditador da Coreia"
Cópia do videoclipe da música "Gangnam style"
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula propondo uma
conversa para a turma, com o objetivo de entender qual é o conhecimento deles
sobre o assunto. Questione se eles sabem que existem duas Coreias no mundo. Por
que isso acontece? Há diferenças entre elas? Quais? Deixe que os alunos se
manifestem com liberdade e intervenha quando necessário. Se mencionarem a
Guerra Fria como um dos fatores, escreva e sublinhe o termo na lousa. Então,
informe à turma que o assunto da aula será a divisão da Coreia em dois
territórios, bem como as implicações desse fato no cotidiano de seus habitantes
e os motivos que levaram isso a acontecer.
Antes de prosseguir com a
questão específica das Coreias, oriente os alunos a fazer uma breve revisão das
principais características da Guerra Fria. Sistematize no quadro negro os
elementos citados, certificando-se de que a polarização do mundo entre
capitalismo e socialismo foi bem compreendida. Feito isso, pergunte aos alunos
como esse conflito ideológico pode ser notado na segunda metade do século XX.
Questione as influências da polarização na cultura, na política e nas relações
dos países protagonistas do conflito com o resto do mundo. Permita o
desenvolvimento de um debate que esclareça a amplitude dessa questão, ou seja,
que apresente exemplos em todo o mundo, inclusive o da Coreia. Anote esses
exemplos na lousa, porque mais tarde eles serão retomados em uma próxima etapa.
2ª etapa
Após a enumeração de alguns
casos de conflitos pertinentes ao contexto da Guerra Fria, é importante que os
alunos compreendam o caso específico da Coreia nesta etapa da aula. Então
oriente a turma a ler individualmente a reportagem "Por que a Coreia se dividiu? Há chances de reunificação?",
publicada na revista Nova Escola. Com base na leitura do texto, peça aos alunos
que identifiquem a posição de cada uma das Coreias dentro do contexto da Guerra
Fria e sistematize no quadro negro essas informações. Certifique-se de que os
alunos entenderam quando e porque começou a Guerra das Coreias e de qual foi o
desfecho do conflito armado. Nesse último ponto, é importante ressaltar que um
tratado de paz nunca foi assinado entre os dois países, apenas um cessar-fogo,
o que, de certa forma, indica que ainda estão em estado de guerra. Para
complementar esta etapa, utilize a comparação entre Coreia do Norte e Coreia do
Sul presente na matéria "Nem tudo é bobagem", disponível no site da
Veja. Destaque que o comunismo norte-coreano não é idêntico ao modelo
soviético. Ao contrário do primeiro, a passagem de poder é hereditária.
Informe, ainda, outras características que marcam o atual comunismo
norte-coreano. A sugestão aqui é que sejam destacados os seguintes pontos:
1) O rígido controle central da informação
2) O isolacionismo
político-econômico
3) As suspeitas de
desenvolvimento de armas nucleares, tidas como a principal ameaça da ditadura
em relação às potências ocidentais.
3ª etapa
Nesta etapa da aula,
estimule os alunos a refletir sobre a atualidade do conflito permanente entre
as duas Coreias. Peça à turma para comentar quais notícias recentes sobre a
Coreia do Norte são conhecidas. Permita que os alunos apresentem suas visões
sobre a noção de mundo. Para que os estudantes entendam a permanente tensão
entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, proponha a leitura da reportagem "Tensão marca 59º aniversário do fim da Guerra da Coreia",
da revista Veja. Essa leitura pode ser feita individualmente, mas antes disso,
oriente aos alunos a evidenciar o modo diverso como cada uma das Coreias se
posiciona sobre a guerra.
Em seguida, para oferecer
um panorama maior sobre o ambiente político e sociocultural na Coreia do Norte,
exiba o vídeo "Morte do ditador da Coreia do Norte",
reportagem produzida pela Globo News. Destaque a permanente tensão na região
por causa do posicionamento norte-coreano e a limitação da liberdade de seus
habitantes.
4ª etapa
Para estabelecer um
paralelo sobre a divisão dos países entre as potências vigentes durante a
Guerra Fria, retome as anotações feitas no quadro no início dessa atividade. Pergunte
aos alunos que outro exemplo de divisão territorial ocorrida durante o período
se assemelha com a história da Coreia. O esperado é que eles citem o caso da
Alemanha, mas caso isso não seja feito, introduza o assunto na classe.
Em seguida, distribuía
cópias da reportagem "A divisão da Alemanha", e peça que eles
façam a leitura individual, tentando reconhecer aspectos semelhantes entre esse
país e a Coréia. Depois da leitura, proponha uma conversa para que eles
exponham o que pensaram. Permita-os que façam suas análises sobre a fronteira
das Coreias e o Muro de Berlim. Estimule uma reflexão sobre os riscos do
fanatismo político e ideológico e sobre autoritarismo, repressão e censura.
Como complemento, leia com
a turma a reportagem "Famílias divididas pela Guerra da Coreia têm reencontro
emocionado", publicada pelo portal G1. Tomando-a como base,
peça para que os alunos façam uma analogia com a divisão da Alemanha e a
construção do Muro de Berlim. Para ajudá-los a visualizar os conflitos surgidos
da divisão de um país, indique como sugestão para casa que eles assistam o
filme "Adeus, Lênin", do diretor Wolfgang Becker. Mas atenção, essa
atividade é opcional!
Em contrapartida, também é
importante contar um pouco da realidade social da Coreia do Sul. Destaque que,
apesar da liberdade e do grande desenvolvimento econômico, que pode ser
observado pelo crescimento de grandes montadoras de automóveis, como a Kia, na
reportagem "O focinho do tigre", o país também apresenta diversos
outros problemas, como os sucessivos golpes de Estado e a desigualdade social
típica de qualquer país capitalista. Além disso, a globalização e a rapidez do
fluxo de informações atinge os países de formas diferentes, sendo muito mais
intensos na Coréia do Sul. Para ilustrar a situação, exiba o videoclipe do hit
"Gangnam Style", do rapper Psy. Explique
que a música ridiculariza o estilo de vida das elites sul-coreanas,
particularmente dos habitantes do bairro de Gangnam, em Seul. É interessante
observar também a influência da cultura ocidental sobre a juventude do país,
ressaltada em elementos que aproximam o personagem do videoclipe de figuras
recorrentes em músicas de rappers norte-americanos.
Avaliação
Divida a turma em três
grupos. O primeiro grupo deverá fazer uma pesquisa sobre as características da
Coreia do Norte e da Alemanha Oriental. O segundo grupo deverá fazer uma
pesquisa sobre as características da Coreia do Sul e da Alemanha Ocidental. O
terceiro grupo deverá apresentar as consequências da unificação da Alemanha
após a queda do Muro de Berlim e analisar quais seriam os benefícios ou
malefícios da unificação da Coreia. Na aula seguinte, cada grupo deve
apresentar oralmente seus resultados. Avalie se a influência do contexto da
Guerra Fria na Guerra das Coreias, apresentada na primeira e na segunda etapas
da aula, e se as consequências da divisão na atualidade, enfatizadas na
terceira etapa, foram bem compreendidas.
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/divisao-da-coreia-pela-guerra-fria
Nenhum comentário:
Postar um comentário