O que são contraceptivos hormonais?
Além
da camisinha, quais métodos contraceptivos são seguros para adolescentes? No
post de hoje vamos falar sobre os métodos hormonais!
A
pioneira desses métodos foi a pílula anticoncepcional. Existem muitas polêmicas sobre
sua utilização, principalmente, quando a usuária é uma adolescente: a garota
pode ficar estéril? Usar a pílula engorda? É um remédio perigoso?
A pílula é
um dos medicamentos mais pesquisados da história da Medicina. As pioneiras,
comercializadas em maio de 1960, nos Estados Unidos, tinham uma dosagem
hormonal muito alta e causavam diversos efeitos desagradáveis. Os níveis de
estrogênio, especialmente, eram bastante elevados: em torno de 200 microgramas
ou mais. Com o tempo, os cientistas conseguiram reduzir as taxas de
hormônios, sem comprometer a eficácia do método. Resultado: as pílulas de
última geração chegam a ter menos de 20 microgramas de estrogênio com uma
margem de segurança de 99,9%.
A
ideia de que a pílula engorda não é verdadeira, apesar de bastante difundida.
Ela pode contribuir para o aumento na retenção de líquidos no corpo e
dar a falsa impressão de engorda. Atualmente, existem no mercado dezenas de
anticoncepcionais hormonais, com grande variedade de dosagens e combinações
hormonais. Independentemente da escolha do método hormonal, não há nenhuma
dificuldade para uma gravidez futura. Após a interrupção, a
fertilidade é facilmente revertida.
No
entanto, como estamos falando de medicamentos, eles também tem contraindicações.
Os métodos hormonais estão relacionados, principalmente, ao risco de
complicações vasculares, como a trombose e AVC (acidente vascular cerebral).
Daí a importância de consultar um ginecologista antes de fazer a sua escolha. A
indicação de um método contraceptivo pode variar de mulher para mulher, pois
cada uma tem um histórico familiar e pessoal diferente.
Os
métodos hormonais
Ao
longo de minha experiência, percebi que a maior dificuldade das jovens em usar
corretamente os métodos hormonais é o desconhecimento de seu mecanismo de ação
Na conversa com os alunos sobre o tema, a dica é priorizar a compreensão
do seu funcionamento. . No caso dos hormonais, é preciso deixar claro que a
principal função contraceptiva dele é impedir a ovulação.
Você
pode explicar que isso acontece porque o contraceptivo hormonal “engana o
cérebro”. Esses compostos são substitutos sintéticos ou bioidênticos dos
hormônios que regulam o ciclo menstrual feminino, o estrogênio e a
progesterona. A presença desses “covers” na circulação faz o
cérebro acreditar que não há necessidade de mandar os ovários produzirem
hormônios. E, sem essas substâncias naturais, o óvulo não amadurece, portanto,
não há ovulação.
Desta
forma, enquanto a garota usar algum método hormonal, não haverá óvulo nas
trompas para os espermatozoides fecundarem.
Sugestão
de trabalho com os alunos
Abra
a conversa dizendo que A gravidez faz parte da natureza humana, não é “milagre!”.
A partir da primeira ovulação, qualquer garota corre o risco de engravidar numa
relação sexual, ou num “namoro” mais íntimo em que o garoto ejacule próximo à
entrada da vagina, se ela estiver no período fértil. Mas ninguém deve e nem
precisa correr este risco na adolescência! Afinal, essa é uma fase de
descobertas, brincadeiras, festas, mas também de um grande desenvolvimento
escolar e de preparação para realizar o sonho profissional. Portanto, nesse
momento não cabem a maternidade e a paternidade!
1ª etapa
Aqueça
os alunos para falar sobre os contraceptivos hormonais apresentando informações
sobre seu funcionamento e utilização, conforme a tabela abaixo.
Método
|
Uso
|
Pílula
|
Ingestão de um comprimido por dia, todos os dias, até finalizar uma
cartela. Quando iniciar a ingestão e o período de pausa entre as cartelas,
dependerá do tipo de pílula recomendada pelo médico.
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Injetável
|
Consiste em tomar uma injeção muscular uma vez por mês ou a cada 3
meses, de acordo com a indicação médica.
|
Adesivo hormonal
|
O adesivo, que contém hormônios, deverá ser colado na pele, em
qualquer local do corpo, menos nos seios ou próximo a eles. É trocado
semanalmente e necessita de pausa de uma semana após três semanas de uso.
|
Anel vaginal
|
É um anel plástico, flexível, que é encaixado no colo do útero, de
onde libera uma pequena dose de hormônio. A colocação é caseira e o anel
deverá permanecer no local por 21 dias. Após esse período, deve-se fazer uma
pausa de 7 dias e um novo anel será utilizado.
|
Implante
|
O implante é inserido debaixo da pele, na região do braço, por um
médico. Durante três anos, vai liberar diariamente na corrente sanguínea as
doses necessárias de hormônios para evitar a gravidez.
|
DIU Hormonal
|
É um pequeno cilindro com hormônios que, ao ser colocado no útero,
passa a liberar hormônios, gradativamente. A colocação é feita em consultório
médico. A durabilidade deste método é de 5 anos e, durante o seu uso, a
garota não menstrua.
|
2ª etapa
Divida
seus alunos em 6 grupos, dê a eles uma numeração de 1 a 6, dispondo-os de forma
circular.
Entregue
a cada um deles um tipo de método hormonal. Em seguida, peça para que
eles conversem entre si sobre o que sabem a respeito do contraceptivo que ficou
ao encargo deles e construam 2 perguntas que gostariam que fosse esclarecidas
nessa aula.
3ª etapa
Proponha
uma versão adaptada da conhecida brincadeira “Verdade ou consequência?”. Use
uma garrafa e coloque no centro da roda, entre todos os grupos. Depois ao sinal
do professor, o grupo 1 deve girar a garrafa, e ao grupo para o qual o bico da
garrafa apontar é perguntado: verdade ou consequência?
Caso
o grupo escolha verdade eles devem responder a pergunta do
grupo 1. Cada resposta correta vale 2 pontos para o grupo que respondeu.
Caso
o grupo escolha consequência. O grupo não ganha nem perde pontos. A
pergunta é passada para o grupo seguinte, na direção horaria. O grupo que
acertar ganha 2 pontos. Isso inclui o grupo que fez a pergunta.
Se
nenhum grupo conseguir responder o professor responde para eles. Aí, é a vez do
próximo grupo girar a garrafa e assim sucessivamente, até que todos os grupos
tenham conseguido fazer pelo menos 1 pergunta.
4a etapa
Faça
um compartilhar pedindo para que contem o que aprenderam no jogo. Para
finalizar, reforce que o método principal na vida dos adolescentes é o preservativo.
Ele é único método que dá, ao menino, autonomia e controle para decidir quando
ter um filho. Além disso, ainda protege o casal das DST/Aids.
Hoje
a recomendação pelo Ministério da Saúde é que se aposte nessa parceria: a
camisinha como método de prevenção à gravidez e às DST/Aids e o método
hormonal como um reforço contraceptivo.
http://revistaescola.abril.com.br/blogs/educacao-sexual/2014/10/02/contraceptivos-hormonais/
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