Como o corpo reage ao excesso de
exercício?
Objetivo(s)
Identificar
as alterações fisiológicas que ocorrem no corpo humano em decorrência do
esforço físico extremo
Conteúdo(s)
Funções
vitais do organismo humano
Ano(s) 1º 2º
Tempo estimado Quatro aulas
Material necessário
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Cronômetro
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Cópias da reportagem "Ninguém nunca se afogou no próprio suor",
disponível no acervo digital de VEJA
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Cópias da reportagem "Na pele de um gordo", disponível no acervo
digital de VEJA a partir de 26/9/2014
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Medidor de pressão arterial
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Termômetro
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Artigo "Efeitos do Exercício Físico sobre o Trato Gastrointestinal",
assinado por vários autores, disponível na Revista Brasileira de Medicina
do Esporte
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Cópias do relato postado pelo triatleta Marlus no blog Coisas que fiz na vida (veja uma versão modificada
no quadro abaixo)
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Exercícios
físicos de alta intensidade estão na moda. A reportagem "Na pele de um
gordo" (VEJA 2392, 24 de setembro de 2014) conta
a história de um personal trainner americano que engordou quase 40 quilos para,
depois, emagrecer novamente e provar os efeitos de uma rotina intensa de dietas
e exercícios. O tema pode ser discutido em diversas disciplinas e com diversos
objetivos. Há diversos planos de aula que discutem, por exemplo, os padrões de
beleza que moldam o desejo pelo corpo perfeito: "Os padrões de beleza ao longo do tempo", "Obesidade, saúde e padrões de beleza" e "Padrões de beleza na sociedade de consumo"
Nas
aulas de Biologia, uma abordagem possível é sobre as consequências do excesso
de exercício sobre o corpo humano. A mais nova modalidade a ganhar espaço na
mídia é o crossfit, na qual os praticantes procuram chegar à exaustão muscular.
Para isso, praticam exercícios vigorosos em curtíssimo espaço de tempo - de
quatro a 20 minutos. Muitos participantes vomitam ou desmaiam por causa do
esforço.
Este
plano de aula usa o tema dos esportes de alta intensidade para consolidar um
conteúdo do Ensino Fundamental: o funcionamento dos sistemas cardiovascular,
respiratório e muscular. Para isso, propõe uma atividade conjunta com o
professor de Educação Física e chama a turma para mensurar dados biológicos.
Atividades
Comece
formando grupos de mais ou menos 4 pessoas. Distribua cópias do relato de um
atleta sobre sua participação em uma prova da corrida Ironman Brasil, realizado
em 2013 em Florianópolis. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é o Ironman.
Se nenhum aluno souber, explique que o Ironman é uma corrida de 225 km.
Nela, o atleta percorre 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de
corrida. Em seguida, oriente os alunos a ler o texto abaixo:
Ironman
Brasil 2013 - um breve relato
Na natação, após uns 1000 m comecei a sentir dor na lateral direita da
barriga como se fosse aquela dor lateral que nos dá quando estamos correndo a
um ritmo muito forte. Após sair na areia, tomei um gole de água e entrei no
mar para a segunda volta da natação. A dor permaneceu.
Na bike, comecei a pedalar em meu ritmo de prova. Esperava fazer um
pedal para 5 horas e 15 minutos. Porém, como transpiro muito e dei atenção
maior à hidratação, tive que parar duas vezes para urinar. O tempo final da
bike ficou em 5 horas e 20 minutos. Durante todo o percurso, me senti bem,
com uma dor leve no estômago.
Assim que saí para correr, percebi que estava encrencado, pois comecei
a sentir fortes dores abdominais. Como a ideia era terminar a prova abaixo de
11 horas, tive que percorrer os 42 km da maratona em 4 horas e 20 minutos.
Depois de uns 8 km de corrida, parei em um banheiro químico para tentar fazer
algo para ver se aliviava minhas dores. Fiquei sentado no trono por cerca de
dez minutos e nada aconteceu. Resolvi voltar a correr e as dores
permaneceram. Nas subidas, sentia vontade de vomitar. Parei várias vezes para
tentar fazê-lo, mas nada acontecia. No quilômetro 14, a vontade de vomitar
foi só aumentando até que eu não aguentei mais. Incrível como melhorei repentinamente,
porém não conseguia comer mais nada, pois tudo me enjoava. Saí com oito géis
de carboidrato e acabei usando somente três. Isso me fez perder as forças e
ficar na maratona correndo, somente tomando água e um pouco de Coca-Cola.
Logo no início da segunda volta da corrida, parei novamente em um banheiro
químico. Desta vez a diarreia veio, fiquei mais uns oito minutos ali no
banheiro
Meu tempo final ficou em 11:02:29. Por 2 minutos e 29 segundos, não
consegui fazer a prova abaixo de 11 horas. Baixei meu tempo na natação em
oito minutos, baixei meu tempo nas transições, baixei meu tempo na bike em 12
minutos, aumentei meu tempo na corrida em 5 minutos. Mas estou feliz por ter
terminado a prova.
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Após
a leitura do texto, faça alguns questionamentos para a classe.
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Quanto tempo o atleta demorou para finalizar a prova?
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O corpo dele reagiu bem ao esforço da prova?
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Quais sintomas o atleta apresentou?
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Por que o corpo reagiu dessa forma?
-
Como o corpo reage quando submetido a esforço físico extremo?
Oriente
os estudantes a registrar suas hipóteses no caderno. Avise-os que eles
realizarão uma atividade para verificar as hipóteses.
2ª etapa
Convide
os alunos a pesquisar as alterações apresentadas pelo corpo após uma atividade
física extrema. Para isso, será necessário trabalhar de forma interdisciplinar.
Planeje com o professor de Educação Física atividades que coloquem os alunos em
movimento. Ele deve instruir os alunos a aferir os seguintes indicadores
corporais antes e depois da atividade: frequência cardíaca, pressão arterial,
temperatura corporal, frequência da respiração, sudorese e estado da
musculatura. As medições devem ser feitas em um membro de cada grupo com a
ajuda do professor.
Os
alunos podem medir a frequência cardíaca sentindo as pulsações no pescoço ou
punho e marcando tempo com um cronômetro. A unidade de medida deve ser
batimentos por minuto. A pressão arterial pode ser aferida com um medidor. Peça
para o professor de educação física ressaltar que a unidade de medida é milímetros de mercúrio (mmHg). Um termômetro ajuda a medir
a temperatura corporal, dada em graus Celsius (°C).
Já a frequência da respiração é mensurada pela quantidade de vezes que o aluno
inspira em um minuto. Ressalte que a unidade de medida será inspiros por minuto. Os alunos devem avaliar a sudorese
através de um método qualitativo: observar se o colega está muito suado, mais
ou menos suado ou pouco suado. Para avaliar o estado da musculatura, os colegas
devem perguntar aos aluno avaliado se ele está muito cansado, mais ou menos
cansado ou sem cansaço. Oriente os alunos a registrarem os dados da pesquisa em
uma tabela:
Nome do aluno:
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Em repouso
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Após a atividade
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Frequência cardíaca
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Pressão arterial
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Temperatura do corpo
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Frequência da respiração
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Sudorese
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Musculatura
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3ª etapa
De
volta à sala, oriente aos alunos a analisar os dados descrever as principais
alterações ocorridas no corpo após a atividade física. Pergunte por que corpo
sofreu as alterações. Anote as respostas no quadro.
Espera-se
que os alunos relacionem as alterações à necessidade de maior oxigenação para
atender a demanda de energia, à necessidade de controlar a temperatura corporal
e ao excesso de contração muscular. Caso eles não consigam relacionar os
fenômenos, retome conteúdos sobre os sistemas cardiovascular, respiratório e
muscular através de questionamentos. Oriente os alunos registrar as explicações
obtidas.
Pergunte
aos alunos o que acontece quando as pessoas são submetidas a esforços extremos.
Peça para a classe relacionar a pergunta aos sintomas relatados pelo atleta
durante a prova do Ironman. Novamente, anote as explicações.
Em
seguida, distribua o artigo "Efeitos do Exercício Físico sobre o Trato
Gastrointestinal", daRevista Brasileira de Medicina
do Esporte. Explique que ali os alunos poderão encontrar informações
para entender o que aconteceu com o triatleta. Peça que os alunos registrem
suas explicações. Verifique junto com a classe se as hipóteses levantadas foram
aceitas ou refutadas.
Ressalte
que, durante o exercício, o corpo direciona sangue do sistema digestivo para os
músculos e a pele. Aponte, usando o artigo, que o fluxo de sangue no intestino
pode diminuir até 80%, comparado às condições de repouso. Conclua que a
diminuição do fluxo de sangue nos órgãos endoabdominais deve ter gerado as
náuseas, vômitos e diarreia sentidos pelo atleta.
Avaliação
Peça
que os estudantes entreguem um relatório com a pesquisa realizada na aula de
Educação Física. Instrua-os alunos estruturar o trabalho de maneira similar à
científica. O trabalho deve conter os seguintes itens:
Ø
Introdução: inclui o texto sobre o relato do atleta, as perguntas
orientadoras feitas pelo professor e as hipóteses levantadas;
Ø
Metodologia: deve conter a descrição dos procedimentos utilizados para
obter os dados da tabela e relação dos materiais usados na pesquisa;
Ø
Resultado: apresentação da tabela
Ø
Discussão: traz as explicações para os fenômenos observados.
Avalie
se os alunos conseguem identificar as alterações fisiológicas que ocorrem no
corpo em decorrência das atividades físicas e do esforço físico ao extremo.
Observe se os alunos conseguem perceber as interações entre os diferentes
sistemas do corpo.
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/como-o-corpo-reage-ao-excesso-de-exercicio
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