domingo, 2 de junho de 2013

Luta não é briga
Discuta e pratique com os alunos os diferentes princípios que embasam as lutas e mostre por que a violência não é parte desse universo

Objetivos
- Identificar, demonstrar e explicar as modalidades de luta presentes na comunidade (academias, centros esportivos, clubes etc.)
- Vivenciar as lutas com o maior número de colegas, adaptando-as, se necessário, às condições disponíveis na escola
- Identificar as diferenças de desempenho pessoal nas lutas, compreendendo-as como fruto das características pessoais e/ou da experiência
- Conhecer as especificidades que distinguem as lutas vivenciadas (vestuário, ambiente de prática, organização, equipamentos, graduação etc.), bem como a nomenclatura das técnicas e procedimentos empregados
- Posicionar-se com relação às estratégias pessoais ou coletivas adotadas durante a prática
- Mediante as vivências, observar as características técnicas das lutas (equilíbrio, imobilização, contusão, golpes no chão ou em pé, com o uso de membros superiores/inferiores, formas de finalização etc.)
- Compreender os processos históricos e princípios filosóficos relacionados às modalidades estudadas, diferenciando-as de questões alusivas a brigas e manifestações de violência.

Conteúdos
- Características das lutas e dos praticantes
- Princípios de confronto e oposição, classificação e organização
- História e filosofia da modalidade
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Anos                               - Ensino Médio
Tempo estimado            - Cinco aulas

Materiais necessários
- Folhas de papel pardo ou cartolina
- Livros, revistas e computadores com acesso à internet
- Cenas de filmes que mostrem diferentes tipos de luta

Desenvolvimento
1ª etapa
Convide a turma a compartilhar seu conhecimento sobre diferentes lutas. Registre as informações em uma folha de papel pardo de maneira que possa ser vista por todos. Em seguida, verifique quem já possui experiência ou conhece algum local de prática no entorno da escola. Proponha uma visita em pequenos grupos aos locais mencionados com o objetivo de coletar informações acerca da luta e de seus praticantes. Em conjunto com os alunos, elabore um roteiro para essa visita de observação e estimule-os a filmarem as lutas praticadas nos diferentes ambientes.

2ª etapa

Proponha aos alunos que compartilhem as informações coletadas em dois momentos. Primeiro, façam uma apresentação sobre características do vestuário utilizado em cada lista, ambientes de prática, organização, equipamentos utilizados, tipos de graduação, entre outros. Em uma segunda apresentação, podem ser abordados aspectos técnicos e táticos como equilíbrio, imobilização, contusão, golpes no chão ou em pé - com o uso de membros superiores e inferiores - e formas de finalização da luta. Tome nota desses dados para que também possam ser utilizados em outros momentos da atividade. Analise com os alunos os conteúdos apresentados e selecione, em conjunto com eles, duas ou três modalidades para serem praticadas e estudadas de forma mais aprofundada.

3ª etapa
Proponha diversas vivências das lutas selecionadas, garantindo a alternância das duplas. Questione os alunos sobre a necessidade de adaptar as lutas às condições de prática. Valorize a participação dos alunos que já praticam alguma luta, fazendo perguntas sobre sua experiência e solicitando que apoiem os colegas durante as vivências. Estimule o grupo a comentar as estratégias utilizadas por eles durante a prática bem como as que observaram nos outros colegas.

4ª etapa
Organize com os alunos uma pesquisa - utilizando internet, livros ou revistas - para reunir outras informações a respeito das lutas selecionadas pela turma: história, rituais e princípios filosóficos, além da parte técnica. Conversem sobre a forma como os lutadores são apresentados na mídia. Compare as impressões compartilhadas pelos alunos com as informações obtidas durante a pesquisa. Recorrendo a filmes, textos ou pesquisas preparadas com antecedência, apresente outros elementos que possam descontruir eventuais representações estereotipadas ou distorcidas das lutas e de seus praticantes.

5ª etapa
Retome as vivências e estimule a incorporação das técnicas pesquisadas, propondo a análise da gestualidade empregada pelos colegas, além das dificuldades e facilidades encontradas na aplicação.

6ª etapa
Elabore coletivamente uma carta-convite para que um lutador apresente em sua escola a modalidade que pratica e, depois, seja entrevistado pela turma. De forma coletiva, construa um roteiro de perguntas, atentando para aspectos da prática, dos praticantes e de possíveis representações estereotipadas que envolvem a luta e os lutadores. Ao final da entrevista, prepare com o convidado a apresentação de algumas vivências da luta.

Avaliação
Divididos em grupos, peça aos alunos que relacionem as principais "descobertas" realizadas durante o estudo das lutas, justificando as escolhas feitas. Solicite que façam apresentações orais e debatam as posições que surgirem.

Para saber mais
NEIRA, Marcos Garcia. A reflexão e a prática do ensino – Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.

Marcos Garcia Neira
Professor de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP)

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