sábado, 1 de novembro de 2014

A origem do capitalismo

Objetivo(s)
Entender as origens do capitalismo e suas modificações através dos tempos.

Conteúdo(s)
Origens do capitalismo.

Ano(s)                     1º       2º       3º

Tempo estimado     Duas aulas

Material necessário
Cópias da entrevista “Capitalismo é para o povo” (VEJA 2397, 29 de outubro de 2014), disponível no Acervo Digital a partir de 31/10/2014
Cópias da reportagem “A psicologia das bolhas” (VEJA 2157, 22 de março de 2010)

Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Duas entrevistas publicadas em VEJA podem servir como gancho para discutir o significado de capitalismo. Em 2010, o economista Robert Shiller, professor da Universidade de Yale, nos EUA,  disse que Ronald Reagan, presidente norte-americano entre 1981 e 1989, e Margaret Thatcher, primeira ministra britânica entre 1979 e 1990, exageraram ao vender o liberalismo como a solução para todos os problemas atuais e futuros. Já o economista italiano Luigi Zingales, professor da Universidade de Chicago, nos EUA, afirma em entrevista concedida em 2014 que facilitar o funcionamento do mercado não é o mesmo que favorecer grandes empresas.
Aproveite os textos para analisar com seus alunos as origens do capitalismo, suas características e seus dilemas ao longo do tempo.

Atividades
Pergunte aos alunos se eles sabem como e quando surgiu o capitalismo. Ouça as respostas e complemente-as dizendo que as origens desse sistema econômico podem ser localizadas no período da Baixa Idade Média, entre os séculos 12 e 15. A época foi marcada pela decadência do sistema feudal – predominante até então – e o estabelecimento de novas relações comerciais. Ao final da Idade Média, a produção voltada para o mercado começou a ganhar espaço, incentivando as trocas monetárias, a organização empresarial e o espírito de lucro.
Comente com a classe que o sistema capitalista intensificou-se a partir do final do século 16 e durante o século 17, tornando-se predominante depois da Revolução Industrial, no século 18.

2ª etapa
Proponha que a turma construa um painel com os principais fatos históricos da época em que surge o capitalismo, mostrando a influência deles para a consolidação do sistema.
Para isso, divida os alunos em cinco grupos e peça que pesquisem os seguintes fatos históricos: cruzadas; renascimento comercial, urbano e cultural; formação das monarquias nacionais; reformas religiosas do século 16; e expansão comercial e marítima europeia. A pesquisa pode ser feita no laboratório de informática ou na biblioteca. (Caso a escola não disponha desses recursos, peça que os alunos pesquisem em casa e tragam as informações na aula seguinte).
Terminada a pesquisa, peça que os grupos exponham oralmente as informações que encontraram. Anote no quadro os pontos principais apresentados e intervenha questionando quais as possíveis influências de cada tópico na formação do sistema capitalista. Em seguida, peça que os grupos organizem o painel – ele pode ser feito em cartolina ou em um programa de computador – relacionando as informações encontradas e colocando-as em ordem cronológica.

3ª etapa
Peça que os alunos leiam a entrevista de Robert Shiller à VEJA . Comente que, no texto, aparecem alguns nomes essenciais para a compreensão do capitalismo, em especial Adam Smith (1723- 1790) e John Maynard Keynes (1883-1946). Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre esses nomes e levantem as seguintes informações:
- Biografia dos autores
- Contribuição deles para a formação do pensamento capitalista

Na pesquisa sobre a vida e as contribuições de Adam Smith deve aparecer o conceito de mercado e de mão invisível, citados na entrevista. A turma deve perceber que o economista escocês defendia que a busca por lucro era benéfica ao sistema. Ao lutar por interesses próprios, o indivíduo contribuía para prosperidade geral da sociedade.
Em relação à Keynes, eles devem descobrir que, para o autor, a economia é instável e cabe ao estado manter sua estabilidade. O governo, de acordo com essa visão, deve corrigir os rumos da economia de um país, sempre que ela sair dos trilhos.
Para finalizar, peça que os alunos relacionem as visões dos dois teóricos com as origens do capitalismo, mostrando como o discurso deles reflete características do sistema que perdura até hoje.

Avaliação
Verifique se, ao final das duas aulas, os alunos conseguem sintetizar as principais características do capitalismo e entender a contribuição dos dois teóricos para a análise do pensamento capitalista.


Quer saber mais?
Livro
Do Feudalismo ao Capitalismo: Transições, Samuel Sérgio Salinas, Ed. Atual


http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/origem-do-capitalismo

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