domingo, 30 de novembro de 2014

Transporte público em grandes cidades

Objetivo(s)
Conhecer as contradições do ambiente urbano
Entender a importância dos transportes públicos nas grandes cidades 
Refletir sobre a relação entre a paisagem urbana e a formulação de políticas pública
Reconhecer as diferenças e as transformações que determinaram as várias formas de uso e apropriação do espaço urbano 

Conteúdo(s)
Lugares de vivência e cidadania
Mobilidade urbana e fluxos materiais
As cidades globais e o direito à cidade


Ano(s)                                                    1º                    2º                    3º

Tempo estimado                               5 aulas
Material necessário
Cópia do mapa da rede de transporte da cidade
Projetor de imagem para os trabalhos dos estudantes e par que todos assistam ao documentário "Cidades - da aldeia à megalópole", de Nancy LeBrun (https://www.youtube.com/watch?v=9nKDbS_dvBo )
Computadores com acesso à internet ou biblioteca para as pesquisas

Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
A mobilidade urbana é um das questões mais críticas das grandes cidades. No Brasil, o ponto é preocupante, uma vez que os serviços públicos mostram-se escassos, precários e mal dimensionados. As contradições ficam evidentes quando observamos com mais atenção o impulso, o incentivo e o investimento econômico e tecnológico que fomentam o modelo de transporte automotivo individualizado. Na contramão, os espaços para circulação de pessoas e para o transporte público é reduzido. Fica claro, inclusive no comportamento das pessoas no trânsito, o predomínio abusivo do transporte privado e individual, mesmo que sua preponderância não seja saudável nem para as cidades nem para os pulmões de seus habitantes.
Para entender as relações complexas que envolvem a rede de transporte, é preciso ressaltar conhecimentos prévios, problematizar o tema no contexto global-local e, sobretudo, conhecer e refletir sobre lugares de vivencia. 
Inicie conversando com seus alunos. Lembre que a maioria da população mundial e do Brasil vive nos centros urbanos. Destaque os principais aspectos que levaram à concentração populacional nas cidades e como os processos urbanos, sobretudo no Brasil, estabeleceram relações de contradições socioeconômicas e degradação ambiental. Essa premissa estabelecerá fundamentos para abordagem de três eixos centrais no plano de aula: mobilidade urbana, transporte público e direito à cidade. 
Em seguida, encaminhe a leitura das duas reportagem publicadas em VEJA. Explique que os adolescentes devem destacar nos textos aspectos que ilustrem os conteúdos de Geografia. Por exemplo: modo de vida urbano, inversão da proporção na concentração da população rural em população urbana, competitividade do mercado capitalista na era da revolução técnico-científica e informacional, os problemas de acessibilidade e qualidade de vida nas grandes cidades etc. Peça que os alunos troquem suas observações. 
Solicite, para a próxima aula, que os alunos observem com um olhar atento o sistema de transporte que usam no cotidiano. Peça para que eles tragam mapas e guias do sistema de transporte público da cidade.

2ª etapa

Traga os três eixos (mobilidade urbana, transporte público e direito à cidade) para discussão entre os alunos e incentive que eles observem os transportes que usam e o espaço ao redor. A ideia é criar um repertório de questões-problemas e reflexões.
Nessa fase do plano de aula, a fonte de informação primordial é a percepção dos alunos. Observe quais aspectos emergem nos diálogos, e destaque questões como:
·         Qual é o meio de transporte mais utilizado no cotidiano?
·         Quais são as condições de acesso?
·         Quais são as condições dos transportes? Eles estão em bom estado de conservação ou precisam de manutenção/troca? São seguros?
·         Como é a circulação desse transporte?
·         Quanto tempo é gasto entre o ir e vir?
·         Quanto custa para percorrer o trajeto cotidiano?
Esse momento da problematização e reflexão são essenciais, pois contribui para construção de argumentos necessários à formação cidadã. Conforme o aluno questiona sua própria realidade, busca mais conhecimento e cresce o desejo de participação nas decisões de interesse público e coletivo. A cidadania, portanto, é um processo continuo, marcado pela valorização do sujeito diante do mundo e do lugar onde ele vive.

3ª etapa
Distribua cópias do texto "Mobilidade urbana, sustentabilidade, direito a cidade, participação popular e processos democráticos", disponível neste link.  (http://www.confea.org.br/media/confea_mobilidade_urbana_miolo.pdf )
Oriente a leitura do sumário, onde estão elencados os principais pontos a serem discutidos no texto. Nesse momento, é importante que o professor tenha selecionado anteriormente alguns trechos para conversar com seus alunos sobre os seguintes temas: mobilidade urbana, sustentabilidade, direito a cidade, participação popular e processos democráticos.
Se houver projetor de imagens disponível em sua escola, você pode utilizá-lo neste momento. Esse material contém gráficos e imagens interessantes, vale apresentá-los durante sua explicação para estimular o interesse dos alunos na leitura integral do texto. 
Nesta etapa, os alunos estarão pensando no contexto onde vivem. Agora é o momento de conhecerem outras realidades. Mostre que alguns problemas são universais. Para tanto, separe um momento da aula para exibir o documentário "Cidades - de aldeia à megalópole". A exposição tem a intenção de contribuir para uma análise comparativa entre grandes cidades globais e o sistema de transporte urbano. O aluno deverá perceber que em um panorama geral os processos de urbanização são semelhantes, indicam contradições que geram desigualdades e impactos socioambientais. Contudo não são idênticos, o que explicita o quanto é importante a leitura do lugar para encontrar soluções em escala local. Após o filme, inicie um breve debate com a turma problematizando essas questões e ouvindo as opiniões que surgirem.
As reportagens de VEJA lidas no começo da sequência podem ser recuperadas neste momento, já que apresentam o que cidades em vários países do mundo fizeram para melhorar seus sistemas de transporte. 

4ª etapa
Convide a turma a buscar diferenças ou semelhanças entre os exemplos vistos e o município onde vivem. Disponibilize o mapa da cidade e divida a turma em grupos. Permita que os alunos escolham o formato de apresentação dos trabalhos, favorecendo a criatividade e a autonomia. 
Cada um deverá usar o conteúdo estudado para propor soluções para a cidade onde fica a escola. Oriente os alunos a pensar primeiro nos temas que foram discutidos durante a aula, e que tem a ver com as realidades de outros países. Depois, incite-os a pensar nos problemas locais e a identificar outros lugares onde tais problemas também ocorrem. Para isso, eles podem usar o laboratório de informática, a biblioteca ou quaisquer outras fontes de pesquisa. No final, os grupos precisam apresentar propostas concretas de possíveis intervenções urbanas ou de políticas públicas que poderiam ser formuladas para resolver os conflitos vigentes.
Durante a apresentação, conduza a análise coletiva das ideias e formule um quadro com as sugestões da turma. 
Explique para os alunos que esse conjunto de propostas levantadas por eles pode ser encaminhado para a Câmara dos Vereadores. Veja o que eles acham da ideia. Conforme as respostas, organize um encaminhamento para o Poder Legislativo Municipal. 

Avaliação
Use as discussões em sala, as pesquisas e a proposta final para avaliar os estudantes. Observe se cada um entende seu papel como protagonista do espaço geográfico e momento histórico onde se insere. Essa relação é desencadeadora de processos de cidadania, autonomia e liberdade de expressão.
Analise se, ao final, os adolescentes se sentiram efetivamente motivados a assumir uma leitura mais responsável de seus processos de vivências, observando em especial a questão da mobilidade urbana e justiça social. 


http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/transporte-publico-em-grandes-cidades

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