sábado, 1 de novembro de 2014

Tecnologia ajuda a entender a crise da água

Sites e aplicativos interativos são recursos interessantes para discutir o tema com a turma

A crise hídrica que atinge o estado de São Paulo é um dos principais temas do noticiário em 2014. O sistema Cantareira, responsável por abastecer a maior parte da região metropolitana da capital paulista, atingiu o menor nível de sua história e diversas cidades do estado - abastecidas por ele ou por outras fontes - estão realizando racionamentos. Mas o problema não é pontual: diversos lugares do mundo sofrem problemas parecidos. A reportagem especial "Tudo é água" (VEJA 2397, 29 de outubro de 2014) explica a crise vivida no Brasil e mostra como outros lugares do mundo lidam com o problema.
Para discutir o tema em sala de aula, não apenas a reportagem de VEJA, mas também diversos outros recursos digitais podem ser interessantes. Sites, reportagens multimídia e aplicativos online ajudam a esclarecer a situação. Conheça alguns deles.

Reportagens multimídia
Reportagens de diversos veículos explicam variados aspectos da situação com o uso de diferentes recursos. O projeto "2000 e água" usa vídeos, textos e gráficos para esclarecer o problema vivido pelo estado de São Paulo. No especial "A Crise da Água", da Superinteressante, é possível calcular quanta água cada leitor gasta em 24 horas, além de conhecer uma lista de filmes que tratam de temas parecidos. Já o especial "Líquido e incerto", da Folha de S. Paulo, investiga também a seca no Nordeste e as inundações no rio Madeira, no Norte.

Recursos interativos
Algumas plataformas usam a interação a favor do entendimento do assunto. O site "De onde vem a água?" mostra para os moradores da região metropolitana de São Paulo qual sistema abastece suas casas, além da quantidade de água disponível e se ele está ou não ameaçado. O"Mananciais.tk" e o "Nossa água São Paulo" apresentam informações de diversos sistemas. O"Água@SP" é uma galeria de imagens da Represa Jaguari-Jacareí em dois momentos diferentes: 2010 e 2014. O site "Faltou água?" usa informações enviadas por internautas para mostrar um mapa das regiões em que o fornecimento foi interrompido. Mais simples, dois outros endereços oferecem informações importantes sobre o sistema Cantareira: "Choveu na Cantareira?" e "Tem água na Cantareira?"

O tema em sala de aula
Ao tratar em classe sobre o assunto, o professor pode se inspirar em diversas atividades propostas em reportagens já publicadas em NOVA ESCOLA, como uma série de planos de aula adaptáveis sobre água para todas as séries do Ensino Fundamental, o blog sobre Sustentabilidade na escola, no site de GESTÃO ESCOLAR, e uma reportagem sobre um trabalho relacionado a investigações sobre a água.

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/tecnologia-sites-crise-agua-807944.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário